Varejo Online: Importância das transportadoras nas vendas de fim de ano

Varejo Online: Importância das transportadoras nas vendas de fim de ano

É a alta temporada para o varejo online e, embora esta época do ano possa ser sempre desafiadora, 2020 será especialmente exigente.

Varejo online: Importância das transportadoras nas vendas de fim de ano

Previsões para as vendas de fim de ano no varejo online

Os gastos do consumidor por meio de canais digitais continuaram a aumentar significativamente esse ano, mesmo com a pandemia do covid-19 e com as lojas físicas começando a reabrir alguns meses atrás. 

Uma pesquisa realizada pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI) revela que o distanciamento social impulsionou o e-commerce na América Latina: 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia, enquanto 7% compraram online pela primeira vez. 

Os dados também mostram que esses números estão longe de parar de crescer. Segundo a AMI, a pandemia e a quarentena estimularam a inclusão digital e, até o final do ano, 50 milhões de usuários terão comprado online pela primeira vez.

Essa nova realidade teve grande impacto nas instituições financeiras. Mais de 40 milhões de pessoas foram bancarizadas nos últimos meses, impulsionando ainda mais o crescimento do varejo online.

Cartões de débito, crédito e boletos aparecem como o método de pagamento preferencial dos consumidores brasileiros, tanto em sites quanto aplicativos. 

“O Brasil, assim como o restante da América Latina, está em um ponto de virada para a digitalização da economia e do varejo, no qual opções de pagamento seguras e convenientes se tornaram uma prioridade”, afirmou Ana Paula Lapa, vice-presidente de Produtos & Inovação da Mastercard Brasil.

A Black Friday 2020 também fez sua parte. As vendas do e-commerce cresceram 38% no mês passado na comparação com 2019, e atingiram R$ 12,4 bilhões. 

É a maior expansão para novembro desde 2013, informou na quinta-feira (3) a Ebit|Nielsen. Praticamente a metade deste faturamento foi alcançado nos cinco dias de promoções da Black Friday. Entre 26 e 30 de novembro, o comércio eletrônico vendeu R$ 6 bilhões, alta de 26,4%, o maior crescimento desde 2014.

Tudo isso comprova que o e-commerce se tornou a forma mais relevante de comprar e, os bancos online, a maneira mais fácil de manusear dinheiro.

Com base nas tendências atuais, acredita-se que esses níveis recordes de envolvimento digital continuarão até o final do ano, com o comércio eletrônico sendo responsável por uma boa porcentagem das vendas globais.

Diante dessas previsões animadoras, donos de e-commerce precisam estar com suas operações redondas neste período de festas, para entrar em 2021 com saldo positivo e numa situação bastante tranquilizadora.

Diversificando as opções de entrega 

Muitas empresas têm se preparado para a temporada de férias, em parte, garantindo que suas operações de atendimento de pedidos e entrega sejam impecáveis.

Empreendedores do varejo online estão fornecendo aos seus clientes uma experiência de remessa confiável e conveniente, empregando opções de frete diversificadas, com suporte de transportadora nacional e regional.

Trabalhar com uma combinação de operadoras diferentes é uma jogada inteligente para quem busca satisfazer e encantar seus clientes com mais flexibilidade de entrega. 

É aqui que as transportadoras regionais ou com centros de distribuição espalhados em locais estratégicos podem ser um grande trunfo para os remetentes de e-commerce.

Centros de distribuição – o trunfo da logística

Transportadoras que contam com diversos depósitos de armazenagem situados em diferentes locais no país, podem oferecer uma variedade de benefícios para o varejo online, tais como:

  • Soluções mais flexíveis e econômicas
  • Diminuição da taxa e prazos de entregas
  • Opções de entrega rápida confiável
  • Personalização do atendimento ao cliente
  • Potencial para serviços locais especializados

As transportadoras regionais podem carecer da cobertura massiva e dos vários níveis de serviço que as maiores transportadoras oferecem, mas compensam com serviços rápidos a preços competitivos. 

O serviço de entrega no mesmo dia de uma transportadora regional pode ser uma alternativa viável que permite que uma empresa atenda às expectativas do cliente e venda mais, por exemplo.

Para resumir, pequenas e médias empresas que incluem transportadoras regionais em sua estratégia de transporte podem: 

  • Diminuir a dependência das principais transportadoras 
  • Oferecer um serviço de entrega local confiável 
  • Expandir suas opções de envio com entrega no mesmo dia ou no dia seguinte para clientes qualificados
  • Entregar um atendimento de qualidade ao cliente

Escalone sua remessa de fim de ano com a Flash Courier

6 dicas para melhorar a operação do seu e-commerce na Black Friday 2019

Decidir trabalhar com uma transportadora regional ou nacional se resume a conhecer seus clientes – especificamente, onde eles estão e quais são suas preferências de entrega. 

Comece analisando seus dados de envio para determinar os principais destinos de remessa, divididos por estado e área metropolitana. Saber todas essas informações é útil ao comparar as taxas de envio regionais e decidir se a transportadora atenderá às suas expectativas. 

Os comerciantes de varejo online que procuram estender um excelente serviço ao cliente por meio de remessas, devem considerar a adição de transportadoras regionais para aprimorar suas opções de entrega

Aproveitando a experiência local dessas operadoras especializadas, você terá mais flexibilidade e opções para satisfazer e encantar seus clientes nesta temporada de férias – o que, no final, se refletirá positivamente em seus negócios em 2021.

A melhor solução é fechar parceria com transportadoras que atendem um maior número de regiões e ofereçam o serviço de entrega rápida.

A Flash Courier, por exemplo, atende todo o território nacional e, no caso da contratação da entrega expressa, estabelece o prazo de 1 a 4 dias úteis após a compra, ou apenas 1 dia para entregas nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

A empresa também prioriza a comunicação entre clientes e fornecedores, possibilitando a consulta do status de entrega e a previsão de chegada em tempo real.

Especializada em entrega expressa para e-commerce, a Flash Courier possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas soluções e garanta o melhor serviço de entrega para os seus clientes.

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