Vender para o exterior: 5 dicas para expandir seu negócio

Vender para o exterior: 5 dicas para expandir seu negócio

Como vender para o exterior é dúvida comum entre donos de e-commerce. Apesar de exigir alguns cuidados extras, os números mostram que expandir seu negócio para mercados estrangeiros vale a pena. Confira!

Vender para o exterior: 5 dicas para expandir seu negócio

Como vender para o exterior e expandir seu negócio

Se você tiver alguma dúvida de que vender internacionalmente é uma boa oportunidade para o seu negócio, basta olhar para os números: de acordo com uma pesquisa da Forrester Research, o comércio eletrônico internacional B2C deve mais do que dobrar, atingindo U$ 629 bilhões em 2022. 

Já o mercado brasileiro tem explorado cada vez mais os sites e aplicativos de compras online, sejam eles nacionais ou internacionais. E, apesar de compras vindas de outros países chegarem em massa no Brasil, o movimento contrário também está em crescimento. De acordo com o relatório Webshoppers 39, da E-bit|Nielsen, as lojas online do Brasil geraram R$ 7,7 bilhões em pedidos internacionais no ano de 2019.

Com a disponibilidade cada vez maior da Internet, os compradores em mercados em desenvolvimento – e até mesmo estabelecidos – terão melhor acesso a empresas que vendem produtos online em todo o mundo.

Porém, antes de começar a vender para o exterior, você deve fazer um planejamento e prestar atenção em alguns fatores práticos. Confira cinco dicas para entrar no mercado internacional.

1. Encontre seus mercados-alvo

Como qualquer novo empreendimento, é preciso fazer sua lição de casa. O primeiro passo é saber quem são seus clientes internacionais, o que compram e como fazem compras.

Analise os principais países que têm forte demanda por seu produto e sua especialidade de nicho. Existe demanda ou lacuna no mercado? Existem feriados específicos durante os quais seu produto pode ser popular? 

Enquanto faz essa pesquisa, tente aprender o máximo que puder sobre os padrões de gastos dos consumidores e de quais países eles costumam comprar.

2. Pense nas formas de pagamento

Em seguida, comece a pensar em como você efetuará a cobrança e quais métodos de pagamento seus compradores preferem usar.

  • Pesquise os métodos de pagamento preferidos dos compradores locais, eles variam significativamente dependendo do país. Tenha em mente que a maioria das pessoas prefere pagar na moeda local. Alguns provedores de pagamento permitem que você venda produtos em várias moedas diferentes. Mas, se você não puder oferecer essa opção, certifique-se de apresentar a conversão de moeda para que os clientes possam ver quanto estão pagando.
  • Escolha um provedor de pagamento com boa reputação no quesito segurança. Procure um provedor de pagamento com uma sólida reputação global. O PayPal, por exemplo, está consistentemente classificado entre os principais métodos de pagamento escolhidos pelos compradores para pagamentos internacionais por oferecer segurança. Para quem quer vender para o exterior, a plataforma dá acesso a métodos de financiamento locais, sem o incômodo de ter que abrir várias contas de comerciante fora do país. 

3. Preste muita atenção aos regulamentos

Obviamente, vender para o exterior traz um novo conjunto de regras. Depois de decidir onde venderá, reserve tempo para examinar as regras e regulamentações específicas desse país. 

Algumas áreas principais a serem consideradas são as seguintes:

  • Impostos: Descubra se as taxas e impostos afetarão os preços dos itens que você planeja vender nos mercados-alvo. Certifique-se de compreender as regras que se aplicam aos seus produtos para que você possa informar seus clientes sobre quaisquer despesas extras.
  • Alfândega: Todas as suas remessas internacionais terão que passar pela alfândega, a agência que regula as remessas que entram em um país ou região. Cada pacote precisará de um formulário alfandegário na parte externa.
  • Acordos de livre comércio: Esses acordos são uma boa notícia para os vendedores internacionais porque ajudam a reduzir ou eliminar as tarifas de alguns produtos. Embora tirar proveito desses acordos signifique mais trabalho de manutenção de registros para você, a economia vale o esforço extra.

4. Pense no envio e nas devoluções

As melhores práticas que você já aplica ao envio de encomendas são ainda mais importantes ao vender para o exterior.

Defina expectativas de entrega claras. O envio internacional demora mais e custa mais caro, por isso é vital manter seus clientes informados durante todo o processo de remessa. Forneça estimativas de entrega precisas com base no país e deixe o custo de envio claro desde o início da compra.

Estabeleça uma política de devolução e, ao elaborá-la, considere:

  • Quaisquer requisitos detalhados pelas leis locais do consumidor
  • Estipulações de reembolso
  • Limite de tempo para devoluções
  • Reabastecimento, entrega de devolução e outras taxas.

5. Planeje sua entrada no mercado.

Ao vender produtos online, você tem várias opções para entrar no mercado internacional, incluindo:

  • Começar pequeno em um mercado online existente. Sites estabelecidos como o eBay geralmente oferecem melhor alcance com custos mais baixos. Eles permitem que você teste a demanda por seus produtos antes de comprometer uma grande quantia para redesenvolver seu site. 
  • Otimizar seu site atual. Uma opção um pouco mais avançada é otimizar seu site atual para vender para o exterior. Você pode começar simplesmente mostrando que aceita pedidos internacionais com informações sobre os países atendidos e os custos de envio. Depois de adquirir mais experiência, você pode listar seus produtos em moedas locais e, eventualmente, traduzir seu site para outros idiomas.
  • Criar um site personalizado para determinados mercados. A opção mais avançada é construir um site projetado para atrair clientes específicos no exterior. Isso pode significar um alto investimento em nomes de domínio locais. Os produtos e estratégias que funcionam no Brasil podem não funcionar necessariamente em outros países, portanto, um site direcionado oferece total flexibilidade para testar a melhor apresentação de seus itens. 

Se você seguir esse caminho, lembre-se de testar a experiência do usuário para garantir que elementos como tradução de texto, conversão de moeda e cálculo de frete funcionem corretamente. 

Seus futuros clientes estão esperando

O que e-commerces devem esperar do Dia do Consumidor

Vender para o exterior é uma aventura altamente recomendável para o seu e-commerce, pois dá a sua loja a chance de expor seus produtos a novos países, culturas e, o mais importante, a novos clientes. 

Especializada no transporte de mercadorias, a Flash Courier atua há mais de vinte anos com serviços de logística, coleta e entrega de encomendas no mercado nacional e internacional.

Focada no transporte de carga fracionada e entrega expressa, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos). 

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e confira todas as vantagens que oferecemos aos nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *