Computação em nuvem: 6 vantagens para o seu e-commerce

Computação em nuvem: 6 vantagens para o seu e-commerce

Muitas empresas adotaram a computação em nuvem nos últimos anos, como forma de garantir agilidade operacional e redução de custos.

Acompanhe esse post e entenda mais sobre como funciona a computação em nuvem ou computação sob demanda, e quais as vantagens que oferece para o seu e-commerce.

Computação em nuvem: 6 razões pelas quais seu e-commerce precisa migrar para a nuvem

O que é e quais as vantagens da computação em nuvem

Computação em nuvem refere-se a um sistema de uso de serviços de computador pela Internet.

Basicamente, ela permite que sua empresa utilize um software como um serviço (SaaS), ou seja, pague uma quantia (geralmente mensal) para utilizar um software desenvolvido por terceiros, que responde às necessidades do seu negócio. Isso possibilita que você comece a usar uma plataforma de e-commerce, por exemplo, imediatamente, sem precisar se preocupar com desenvolvimento, manutenção e instalação.

Muitas empresas gastam grandes quantias de dinheiro desenvolvendo e instalando softwares para melhorar suas operações. Esses softwares, além de dispendiosos, só podem ser acessados nas máquinas em que estão instalados.

A computação em nuvem oferece vantagens empresariais modernas, incluindo permitir que vários usuários visualizem dados em tempo real e compartilhem informações sem esforço, de qualquer lugar, a qualquer momento. O software em nuvem e os aplicativos SaaS (plataformas de software como serviço) tornam o trabalho em equipe sincronizado mais fácil e acessível do que nunca. 

Se você ainda não tem certeza se essa é uma boa ideia para o seu e-commerce, confira as seis vantagens que listamos abaixo:

1. Custos reduzidos

Estabelecer e operar um data center é caro. Você precisa comprar o equipamento certo e contratar técnicos para instalar e gerenciar o centro. Ao mudar para a computação em nuvem, você pagará apenas pelos serviços adquiridos

Os provedores cobram os serviços de computação em nuvem com base nos recursos, armazenamento, número de usuários, tempo e espaço de memória, entre outros fatores. Assim, você pode escolher um pacote adequado ao seu orçamento e reduzir custos, o que é ideal para PMEs.

2. Flexibilidade

Um dos principais benefícios da computação em nuvem é a mobilidade. O serviço oferece a você e sua equipe a flexibilidade de trabalhar em qualquer local. 

Você pode reduzir o número de estações de trabalho físicas e permitir que alguns funcionários trabalhem em casa, compartilhando informações e novos dados simultaneamente, o que é ideal para lojas online, uma vez que precisam sincronizar vendas e disponibilidade de estoque.

A computação em nuvem também permite que você monitore suas operações de forma eficaz. Você só precisa de uma conexão rápida com a Internet para obter atualizações em tempo real de tudo que acontece no seu e-commerce.

3. Escalabilidade

A maneira tradicional de planejar o crescimento inesperado é comprar e manter servidores, armazenamento e licenças adicionais. Pode levar anos antes de você realmente usar os recursos de reserva. Já com a computação em nuvem é fácil escalar os serviços, o que no e-commerce pode ser essencial, principalmente em datas de maior movimento, que geram um aumento considerável de demanda para os servidores e infraestrutura de TI.

Na Black Friday 2020, por exemplo, as empresas aumentaram em 100% os recursos em nuvem para os clientes. Assim, mesmo com o pico de requisições por minuto chegando a 3,9 milhões, não houve falhas ou interrupções nos sistemas, problemas que poderiam comprometer o desempenho dos lojistas no melhor evento para vender do ano.

Em datas como essas ou em ações promocionais e ofertas, é importante fazer um plano de contingência com antecedência para evitar que sua loja fique indisponível. Com a computação em nuvem você pode obter espaço de armazenamento adicional ou recursos novos sempre que precisar. Seu provedor simplesmente atualizará seu pacote em minutos.

4. Não há necessidade de um plano de backup

O sistema de computação tradicional exige planos de backup, especialmente para armazenamento de dados. Um descuido pode levar à perda permanente de dados da sua loja virtual.

Quando se trata de um SaaS, no entanto, seus dados estarão sempre disponíveis, desde que os usuários tenham uma conexão com a internet. Algumas empresas usam serviços de computação em nuvem como backup e um plano de recuperação de desastres.

5. Segurança de dados

Às vezes, armazenar dados na nuvem é mais seguro do que armazená-los em servidores físicos e data centers. Uma violação de segurança em suas instalações pode comprometer a segurança dos dados se laptops ou computadores forem roubados. 

Se você tiver dados na nuvem, poderá excluir qualquer informação confidencial remotamente ou movê-la para uma conta diferente. Romper as medidas de segurança em plataformas de nuvem é difícil. Portanto, você tem a garantia da segurança dos dados

6. Melhor colaboração

Empresários estão sempre procurando maneiras de impulsionar o desempenho individual e da equipe. A computação em nuvem está entre as maneiras mais eficazes de conseguir isso.

Os funcionários podem facilmente compartilhar dados e colaborar para concluir projetos, mesmo em locais diferentes. Os trabalhadores de campo podem compartilhar dados e atualizações em tempo real com os que estão no escritório. Além disso, a computação em nuvem elimina tarefas redundantes ou repetitivas, como a reinserção de dados.

Crescimento do e-commerce e necessidade de otimizar operações

6 dicas para melhorar a operação do seu e-commerce na Black Friday 2019

De acordo com estudo recente da NuvemCommerce,  no mundo, o faturamento do comércio eletrônico bateu os US$ 4,28 trilhões em 2020, representando aumento de 27,6%. No Brasil, o crescimento foi disparado, chegando a 47%. Por conta do isolamento social, 46% dos brasileiros aumentaram o número de compras online e 7% realizaram a primeira experiência.

Com tamanho sucesso, pouco se fala sobre quem sustenta todas essas operações nos bastidores: a infraestrutura de TI, sobretudo os softwares de gestão na nuvem. 

A hospedagem dos e-commerces na nuvem é essencial para garantir lojas processando pedidos e pagamentos sem parar, sem erros e com altos níveis de eficiência. 

Com a computação em nuvem você pode melhorar o nível de performance da sua loja, aumentar a produtividade e reduzir custos. Compare diferentes provedores de serviços para escolher o certo para o seu negócio. 

Com sua loja virtual funcionando perfeitamente, a demanda por pedidos deve aumentar e o cuidado com a entrega deve seguir o mesmo padrão de qualidade.

Para garantir a segurança e agilidade no transporte de encomendas, a melhor solução é contar com uma transportadora experiente, como a Flash Courier.

Especializada no transporte de mercadorias, a Flash Courier atua há mais de 20 anos com serviços de logística, coleta e entrega de encomendas no mercado nacional e internacional.

Focada no transporte de carga fracionada e entrega expressa, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos). 

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e confira todas as vantagens que oferecemos aos nossos parceiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *