Práticas para melhorar seu e-commerce

Práticas para melhorar seu e-commerce

O hábito de realizar compras online vem experimentando uma curva crescente nos últimos anos, o que contribui para aumentar a concorrência e tornar o consumidor cada vez mais exigente. Nesse cenário, só há uma alternativa para donos de lojas virtuais: melhorar seu e-commerce.

Práticas para melhorar seu e-commerce
7 dicas para melhorar seu e-commerce 

Para melhorar seu e-commerce é preciso pensar no usuário e como tornar sua experiência de compra a melhor possível.

Focar na satisfação do público é muito importante, especialmente quando se trata de um canal online, no qual o usuário consegue avaliar seu produto e compartilhar reclamações com facilidade.

Um review negativo pode prejudicar bastante seu negócio e fazer com que você perca clientes, uma vez que, ao visualizar o produto somente pela internet, o comprador dá muito mais importância para a opinião alheia.

Então, fique atento a algumas práticas simples que podem melhorar seu e-commerce e fazer toda a diferença no resultado de vendas.

Escolha uma boa plataforma

O primeiro passo para melhorar seu e-commerce é investir em uma plataforma de hospedagem robusta. Isso faz com que sua loja virtual carregue rapidamente, o que agiliza a navegação. Além disso, a plataforma deve contar com todas as funcionalidades que o usuário necessita para achar o produto que procura de forma rápida e efetuar a compra com o menor número possível de cliques. 

É muito importante que o software apresente interface intuitiva, seja fácil de navegar e seja responsivo, permitindo sua utilização em diferentes dispositivos e possibilitando o mobile commerce.

Capriche nas imagens

Uma das maiores desvantagens da compra feita através da internet é não poder tocar, provar e ter uma noção real do produto. Por esse motivo é imprescindível que uma loja virtual invista na qualidade das fotos, especialmente se estiver vendendo artigos de vestuário ou decoração, por exemplo. 

O ideal é contratar profissionais especializados para produzir fotos em boa resolução e ainda fazer um tratamento nas imagens, oferecendo ao consumidor a maior riqueza de ângulos e detalhes do produto possível.

Seja claro na descrição dos produtos

Na compra online, o consumidor precisa se sentir seguro sobre o que vê, já que não pode tocar ou analisar o produto pessoalmente. Por isso, imagem e descrição devem ganhar cuidado redobrado.

Se você quer melhorar seu e-commerce, receber menos reclamações e fidelizar clientes, apresente uma descrição clara e objetiva do produto, informando suas principais características, como cor e medidas. Tudo isso passa mais segurança ao cliente, otimiza o SEO do seu site e evita devoluções.

Disponibilize canais de atendimento

Nenhum cliente gosta de ser mal atendido, ou pior, não ser atendido. Ter dúvidas sobre um produto ou sobre sua entrega são dois dos principais motivos que levam o consumidor a entrar em contato com a empresa, e a frustração de não receber uma resposta é grande.

Para evitar esse problema, a melhor solução é oferecer canais de atendimento variados e eficazes, como chat online e WhatsApp. A agilidade na resposta também é muito importante, o ideal é que não demore mais que um dia.

Facilite o processo de check-out

O abandono do carrinho de compras prejudica sua receita, e processos mal elaborados de pagamento são uma das maiores razões para que isso aconteça. 

Para melhorar seu e-commerce é preciso simplificar a experiência de checkout. Reduza o número de formulários que os clientes precisam preencher e ofereça opções de pagamento online variadas e seguras. Quanto mais rápido o usuário conseguir efetuar a compra, menos chance tem de desistir.

Tenha uma boa política de frete

O consumidor sabe que haverá um valor de entrega da mercadoria, o que ele não espera é que haja problemas com esse processo, como danos ao produto, atraso na entrega, falta de informação por parte da empresa, entre outros.

Disponibilizar um serviço de entrega eficaz e seguro, que faça a cotação do frete na hora, seja transparente com o cliente e disponibilize um código de rastreio para que ele possa acompanhar o transporte da encomenda em tempo real, são benefícios que agregam valor ao produto e agradam o consumidor.

Invista em logística

Esse é um dos maiores desafios de uma loja virtual. Garantir que todo o processo de compra online seja perfeito, desde o check-out no site, atendimento do pedido, picking e packing e transporte até o endereço do cliente, exige experiência, infraestrutura e tecnologia.

A melhor opção nesses casos é não depender exclusivamente dos Correios, e dar mais atenção a transportadoras e empresas de logística 3PL que trabalham com foco nesse tipo de atividade, oferecendo toda a expertise que você precisa para melhorar seu e-commerce.

Faça sua loja virtual se destacar da concorrência

Vantagens do rastreamento em tempo real para e-commerce

Aliando essas dicas práticas com um produto de qualidade, você consegue melhorar seu e-commerce e fazer com que ele se destaque entre a concorrência. Porém, preste atenção ao processo de entrega!

Lembre-se que a entrega da mercadoria e as condições em que ela chega à casa do cliente é o único contato que sua loja vai ter com ele, por isso seu last mile delivery deve ser impecável.

Para isso, o indicado é fechar parceria com uma transportadora experiente, como a Flash Courier, que garante a entrega de encomendas no menor prazo e com toda segurança e atenção ao consumidor.

Especializada em entrega rápida para e-commerce, a Flash Courier atua há mais de vinte anos com serviços de logística, coleta e entrega de encomendas no mercado nacional e internacional.

Com o objetivo de atender empresas de todos os portes e segmentos, disponibilizamos serviços diferenciados que se enquadram às necessidades de cada companhia. 

Para saber mais, visite nosso site e confira todas as vantagens que oferecemos aos nossos parceiros.

 

 

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