Entrega de encomendas: como agilizar o envio no e-commerce

Entrega de encomendas: como agilizar o envio no e-commerce

Quando se administra um e-commerce, uma coisa que absolutamente precisa dar certo é a entrega de encomendas. As expectativas do consumidor online mudaram muito com o passar dos anos, com a maioria esperando um serviço de envio cada vez mais rápido.

Entrega de encomendas: como agilizar o envio no e-commerce
Por que a entrega de encomendas é tão importante?

A entrega de encomendas costumava levar de 7 a 10 dias úteis, com poucas opções disponíveis para os clientes. No entanto, à medida que a tecnologia evoluiu, também evoluiu o número de métodos de envio.

Atualmente, os consumidores costumam ter muitas alternativas quando se trata de receber os produtos que compram online, como entrega no mesmo dia, entrega expressa, etc. Empresas que deixam de abrir seu leque de opções acabam ficando atrás da concorrência e podem perder muitos clientes em potencial.

A entrega e, principalmente a entrega de última milha, também é o único contato real que um cliente tem com a loja virtual. Por isso, se houver algum problema nessa etapa, é improvável que ele faça uma boa avaliação da loja e repita a compra.

Entrega no mesmo dia

Originalmente adotada pela Amazon e outros grandes varejistas online, oferecer essa opção a jato de entrega de encomendas tornou-se uma necessidade para grande parte do setor. 

Segundo dados da pesquisa feita pela Global Consumer Insights Survey, 41% dos consumidores estão dispostos a pagar uma taxa maior pela entrega no mesmo dia, enquanto quase um quarto (24%) dos compradores disseram que pagariam mais para receber os pacotes no prazo de uma ou duas horas após a compra.

Apesar dessa ser uma opção de entrega difícil de se oferecer em um país com dimensões continentais como o Brasil, segundo estatísticas levantadas pela Temando, consumidores já se sentem bastante satisfeitos quando recebem opções variadas de frete. Veja os dados a seguir:

  • 43% dos varejistas descobriram que oferecer melhores opções de remessa gera mais receita.
  • 33% dos varejistas corporativos reduziram a taxa de abandono do carrinho ao oferecer mais opções de remessa, enquanto 50% dos varejistas de médio porte experimentaram um aumento nas vendas.
  • 27% dos pequenos varejistas reduziram custos de envio e 47% dos micro varejistas melhoraram o atendimento ao cliente com novas opções de remessa.

Pelos números acima, pode-se concluir que, mesmo que a entrega no mesmo dia não seja possível para todas as regiões, oferecer mais opções de envio contribui com a satisfação do cliente e, consequentemente, com o aumento das vendas.

Cientes dessa realidade, muitos e-commerces começaram a fechar parcerias com transportadoras que oferecem serviço de entrega rápida, como a Flash Courier.

A Flash estabelece o prazo de entrega de encomendas de 1 a 4 dias úteis após a compra, ou apenas 1 dia para entregas nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Dicas para agilizar a entrega de encomendas

Com o avanço da tecnologia seus compradores já sabem o que é um tempo de espera aceitável para uma entrega, por isso seu negócio precisa estar em linha com essas expectativas.

A entrega de encomendas depende do tipo ou categoria dos produtos enviados, da localização do armazém de distribuição em relação ao destinatário, e da precisão do seu parceiro de remessa

Ter estoque em vários centros de distribuição favorece a entrega rápida, uma vez que os pedidos são despachados de locais mais próximo aos clientes.

Você ainda pode melhorar o tempo de entrega optando pela opção de transporte de carga fracionada, na qual mercadorias de características similares, mas de diferentes vendedores, são enviadas juntos, de maneira a dividir o custo do frete e aumentar a agilidade de entrega.

Esse modo de envio é ideal para e-commerces que vendem produtos de tamanho reduzido e não têm um grande volume de remessa diária para encher um veículo de frete.

Vantagens de fechar parceria com um 3PL 

Muitos comerciantes têm dificuldade quando se trata de selecionar e embalar o pedido (picking and packing), portanto, eles recorrem a operadores logísticos terceirizados (3PL), para cuidar do atendimento de pedidos.

Fechar parceria com uma empresa 3PL dá às pequenas e médias empresas de comércio eletrônico acesso a uma rede de centros de distribuição e tecnologia integrada. O varejista notifica seu parceiro 3PL sobre os detalhes do pedido e uma equipe treinada seleciona, embala e envia o produto ao local indicado.

Por exemplo, existem 3 locais: A, B, C. Você recebeu um pedido do local A, você está atualmente no local B, mas, se você tem parceria com um 3PL, há uma grande chance de que ele tenha outras centenas de pedidos que devem ser entregues no local A. Portanto, seu custo total de transporte será baixo e com entrega rápida garantida, comparando com o auto envio.

A tecnologia é a parte central do cumprimento do pedido. Ao contratar um operador logístico experiente, você automatiza tarefas como gerenciamento de estoque, cadastro de pedidos, rastreamento em tempo real, acompanhamento de envio, e muito mais.

Entrega rápida de encomendas é com a Flash!

Importância da armazenagem na logística do comércio online 

Entrega rápida de encomendas é claramente o nome do jogo. Os consumidores querem poder pedir algo e obter o produto rapidamente. Portanto, para ficar à frente da concorrência, foque no frete!

A promessa de entrega expressa impulsiona não apenas as vendas, mas também a imagem da sua marca. 

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a transportadora conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e garanta o melhor serviço de entrega de encomendas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *