10 maneiras que um 3PL pode ajudar seu e-commerce a economizar 

10 maneiras que um 3PL pode ajudar seu e-commerce a economizar 

Não é nenhum segredo que um dos aspectos que demanda maior investimento na administração de um e-commerce é o atendimento de pedidos. 

Uma estratégia que você pode adotar para garantir que está maximizando seu orçamento, é terceirizar seu atendimento a um 3PL (Operador Logístico Terceirizado). 

10 maneiras que um 3PL pode ajudar seu e-commerce a economizar 

Como um 3PL pode otimizar o atendimento de pedidos no comércio eletrônico

Empresas 3PL têm como foco o gerenciamento da logística de remessa, armazenamento, picking e packing, inventário e gerenciamento de carga.

Parceiro ideal para e-commerces de todos os portes, veja 10 maneiras pelas quais trabalhar com um 3PL pode ajudá-lo a economizar dinheiro.

1. Redução de investimento 

Embora, no início, possa fazer sentido operar seu próprio estoque e gerenciar você mesmo o atendimento de pedidos, em última análise, essa tarefa pode acabar se tornando cara e complexa. 

Com qualquer crescimento, você inevitavelmente incorrerá em custos maiores de segurança, mão de obra, aluguel de espaço, materiais, entre outras coisas. 

Assim, se torna mais econômico colocar o capital que você gastaria em todos esses fatores em um serviço 3PL, que se responsabiliza por exercer essas funções de forma eficiente.

2. Frete

Um 3PL completo, como a Flash Courier, oferece serviço de remessa para todo o território nacional, possibilitando maior área de alcance para o seu e-commerce.  

Especializada no transporte de carga fracionada,  são enviados milhares de produtos de várias empresas por dia, o que favorece uma entrega mais rápida e econômica para o seu e-commerce.

Apenas uma pequena economia por pacote pode parecer insignificante, no entanto, à medida que o seu negócio cresce, a diferença começa a ser significativa para os seus resultados financeiros.

3. Flexibilidade sazonal

É provável que você experimente picos nas vendas várias vezes ao ano, seja devido à sazonalidade, como as vendas de natal, ou promoções especiais. 

Com esses picos, surge a necessidade de uma equipe extra para dar conta do aumento de demanda operacional

Um bom parceiro logístico terá os meios para atender às necessidades exclusivas de sua empresa, e você não terá que absorver a margem adicional de custos. 

4. Experiência

Provavelmente você não iniciou seu e-commerce com a ideia de gerenciar o atendimento de pedidos e a logística. Você começou porque era apaixonado por uma ideia, produto ou resolveu ter seu próprio negócio. 

Ter um especialista em sua equipe que entende bem sobre processos logísticos é provavelmente o maior valor agregado à terceirização desses serviços

Com a experiência adquirida no setor, empresas 3PLs estão totalmente equipadas e preparadas para lidar com isso da maneira mais enxuta e econômica possível.

5. Segurança do armazém

Existem vários padrões de conformidade de saúde e segurança que precisam ser atendidos ao operar um armazém

Isso inclui fatores como treinamento, certificações e verificações de equipamentos que devem ser mantidos atualizados, o que requer um custo extra, além de um tempo considerável.

Terceirizar o atendimento de pedidos dá a você acesso a infraestrutura de armazenamento, segurança e capacidade de manter todos os fluxos de trabalho, enquanto se dedica a gerenciar o crescimento do seu negócio.

6. Satisfação do cliente

Se você estiver enfrentando problemas de atendimento, remessa e tarefas de operações logísticas diárias, ficará incrivelmente limitado. Isso pode levar a um aumento de erros e acabar custando consumidores fiéis e lucros regulares à sua empresa. 

Prestar um bom serviço é fundamental quando se trata de reter clientes existentes e aumentar sua base de leads. Ao contar com um 3PL, você evita entregas perdidas ou atrasadas, pedidos incorretos, etiquetagem confusa e muito mais.

Reduzindo esses problemas, sua empresa garante a satisfação do cliente, o que significa novas compras e mais dinheiro em caixa.

7. Equipamento

Existem muitos custos quando se trata de executar uma operação logística no e-commerce, e um dos maiores são todos os equipamentos necessários.

De paletes à empilhadeiras, de correias transportadoras a leitores de código de barras, esses custos podem aumentar rapidamente. Muitos desses itens não envolvem apenas o valor inicial de compra, mas também a despesa contínua de serviço e manutenção. 

Um 3PL já terá todo o equipamento necessário para que você não precise se preocupar em fazer esse investimento, que é bastante dispendioso.

8. TI 

O atendimento de pedidos requer o uso de software e hardware para garantir que cada etapa do processo funcione de maneira uniforme e eficiente. 

Ao fechar parceria com um provedor logístico, você não precisa se preocupar com a compra de hardware físico, servidores ou assinaturas de software. Um 3PL também terá um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) e um sistema de gerenciamento de estoque (IMS) em vigor. 

Além do custo inicial de todos os componentes de TI necessários, você também teria que treinar funcionários sobre como operar seus sistemas, bem como adquirir as atualizações necessárias que acontecem quando seu software se torna obsoleto. 

9. Custo de oportunidade

Quando você está gastando seu tempo lidando com o atendimento de pedidos, você está se afastando de outras responsabilidades comerciais importantes. 

Ser capaz de delegar a um 3PL permite que você concentre seu tempo e energia no que você faz melhor.

A fim de promover todos os aspectos do seu negócio, você precisa se concentrar em tarefas operacionais mais tradicionais para garantir que seja capaz de crescer e se tornar um e-commerce de sucesso.

10. Localização

Empresários que lidam sozinhos com a remessa de pedidos, geralmente enviam apenas de um local. 

Dependendo de onde seus clientes estão, centros de distribuição limitados podem aumentar o tempo que leva para seus produtos serem entregues, o que por sua vez aumenta o custo de envio.

Como 3PLs operam vários centros de distribuição em locais estratégicos, seu maior alcance e possibilidade de frete compartilhado podem reduzir suas despesas gerais de envio.

Feche parceria com um 3PL experiente

Opções de frete para comércio eletrônico

O atendimento de pedidos pode ser uma tarefa demorada e cara se você decidir fazê-lo sozinho. No entanto, se você escolher o 3PL certo para fazer parceria, pode acabar economizando dinheiro de várias maneiras. 

Especializada em e-commerce, a Flash Courier é um 3PL que conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier oferece soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta o melhor serviço de logística para e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *