CRM para e-commerce: como aumentar as vendas da sua loja online

CRM para e-commerce: como aumentar as vendas da sua loja online

No mundo de hoje, ter um bom relacionamento com o cliente é a base para a criação de um negócio forte e duradouro. Um software de CRM para e-commerce ajuda a promover essa relação, sendo parte fundamental da estratégia de vendas no varejo online. 

CRM para e-commerce: como aumentar as vendas da sua loja online

4 dicas de CRM para e-commerce

CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que ajuda no gerenciamento de relacionamentos com clientes e na coleta de dados sobre eles. Por meio desse software, lojas virtuais podem automatizar procedimentos, gerenciar contatos e monitorar o comportamento do cliente durante toda a jornada de compra, auxiliando-o a avançar no funil de vendas.

O CRM para e-commerce também funciona como uma ótima fonte de informações sobre sua empresa. Ele permite que você veja se a sua estratégia de negócio está dando resultados, determinando quais são seus pontos fortes e fracos.

No Brasil, somente em 2020 surgiram mais de 150 mil  lojas online. Com a chegada de novos consumidores, graças à expansão do setor de logística, usar um software de CRM será crucial para a manutenção desses negócios.

Ter uma plataforma que apresente relatórios atualizados sobre o perfil de cada lead que interaja com o seu site é vital para as estratégias de atendimento, vendas e marketing. 

Veja quatro maneiras de usar o CRM para e-commerce para vender mais.

1. Gerenciamento do funil de vendas

Uma das tarefas básicas do e-commerce é criar e gerenciar um funil de vendas, e é isso que um bom software de CRM pode ajudá-lo a fazer. 

O gerenciamento adequado do funil ajuda a prever vendas, evitar erros, aplicar métricas de maneira adequada e revisar facilmente os processos que fazem parte da jornada do cliente. De acordo com o Hubspot, “as empresas que dominam o gerenciamento do funil de vendas têm um crescimento de receita 28% maior”.

Abaixo listamos cinco dos melhores softwares de CRM para e-commerce do momento: 

  • Pipedrive
  • Salesforce
  • RD Station 
  • Hubspot
  • Zoho

Ter o software de CRM certo é uma maneira fantástica de superar seus concorrentes de maneira inteligente, conhecer seus clientes e suas necessidades.

2. Smarketing

O sistema de CRM para e-commerce é utilizado para que equipes de marketing, atendimento e vendas lembrem de cada detalhe importante no atendimento aos clientes. Através destes softwares, sua equipe pode ter acesso às informações de seus leads e utilizá-las para aumentar sua taxa de conversão.

Nesse contexto, é muito inteligente usar smarketing (sales + marketing). O que é smarketing? É unir as equipes de marketing e vendas com o objetivo de criar uma melhor estratégia de aquisição e retenção de clientes.

Quais são os perfis dos clientes? Quem faz compras na sua loja? Quais os itens mais vendidos? A equipe de marketing deve receber todas as informações referentes às vendas e hábitos de compra do seu público-alvo. Isso não apenas melhora a colaboração entre os dois times, mas também é útil para direcionar os clientes a canais de comunicação mais eficazes.

Além do mais, em marketing, tudo acontece agora. Todas as campanhas e atividades são baseadas em informações atuais. Quando as informações no banco de dados mudam, também mudam as campanhas. Isso ajuda o seu negócio a alcançar mais clientes em potencial, além de servir como fonte de ideias para um novo produto ou serviço.

Às vezes, pode ser difícil ver o limite claro entre as ações de marketing e vendas. No entanto, esses dois departamentos definitivamente devem trabalhar juntos para aumentar as vendas na sua loja online

3. Retenção

De acordo com o Invesp, é sete vezes mais caro adquirir um novo cliente do que reter um já existente. É por isso que focar na retenção de clientes é uma jogada inteligente. 

Consumidores leais são aqueles que geram mais receita. Eles gostaram do seu produto, estão satisfeitos com o seu atendimento e querem continuar fazendo negócio com você. Então, o que você deve fazer para manter uma alta retenção de clientes? Oferecer uma excelente experiência de consumo.

Sua equipe deve avaliar constantemente as necessidades dos clientes, monitorar seu histórico de compras e tirar conclusões com base nessas pesquisas.

Conhecer e atender essas necessidades é a melhor forma de aumentar a retenção, além de contribuir para atrair novos compradores, uma vez que clientes satisfeitos têm mais probabilidade de recomendá-lo a amigos e familiares. 

Use o CRM para e-commerce para conseguir esses dados e oferecer o melhor atendimento e experiência de compra que o consumidor poderia ter. 

4. Integração

Utilizar um CRM para e-commerce é uma das maneiras inteligentes de aumentar as vendas na sua loja online. Mas não se trata da única ferramenta que pode ajudá-lo a fazer isso. 

Existem milhares de aplicativos feitos para aprimorar o desempenho do comércio eletrônico. Envio de e-mail marketing, suporte ao cliente, contabilidade, gerenciamento de equipe e fluxo de trabalho, são apenas alguns dos muitos que estão disponíveis. 

Para maximizar o desempenho do seu e-commerce, você pode promover 3 tipos de integrações entre softwares:

  • Nativas – são construídas no software CRM
  • Integrações de terceiros – criadas por empresas independentes
  • Integrações personalizadas – desenvolvidas usando APIs

Se você integrar seu aplicativo CRM com outras ferramentas, ele se tornará uma potência de produtividade e sucesso. Sua equipe evitará papelada extra e será capaz de automatizar completamente a maioria dos processos.

Ofereça o melhor serviço ao seu cliente

5 maneiras de otimizar a experiência de pós-compra online

O consumidor online é exigente, e trabalhar com comércio eletrônico não é uma tarefa simples. Qualquer erro no atendimento, entrega, pagamento ou em outras etapas da relação com a loja virtual pode significar um cliente perdido. O CRM para e-commerce ajuda a tornar todo esse processo funcional e pensado para cada caso.

A automação de processos e uso de sistemas integrados evita erros humanos comuns e garante uma operação de atendimento mais ágil, o que é extremamente importante, principalmente quando se trata da entrega de pedidos.

Ao fechar parceria com um operador logístico (3PL) experiente como a Flash Courier, você tem acesso não apenas ao serviço de frete, mas há várias ferramentas que facilitam a sua vida e a do cliente, tais como: 

  • cálculo de frete online;
  • picking e packing;
  • gestão de despacho;
  • rastreamento de entregas.

Disponibilizando esses recursos aos e-commerces parceiros,  a transportadora possibilita que eles forneçam a conveniência e o suporte que os clientes exigem.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier trabalha com entrega expressa, possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional. 

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta a melhor operação logística para o seu e-commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *