O que é logística de gestão de fretes?

O que é logística de gestão de fretes?

A logística de gestão de fretes engloba a tecnologia, experiência e recursos utilizados para facilitar a organização entre remetentes e transportadoras, garantindo que os produtos sejam entregues dentro do orçamento e prazo.

gestao-de-frete-flash-courier

Gestão de fretes: o que é e como funciona sua logística

A logística de gestão de fretes compreende os principais mecanismos e infraestrutura responsáveis pelo envio de mercadorias.

Embora essencialmente invisível para o público em geral, esse trabalho garante que todas as partes envolvidas no processo (desde a loja até a transportadora) trabalhem em perfeita sincronia.

Para entender a importância da logística para o seu e-commerce, veja a seguir uma análise dos principais componentes da gestão de fretes, incluindo: comunicação, fluxo de mercadorias, rastreamento, armazenamento, distribuição e seguro.

Comunicação

A logística colabora com vários departamentos dentro de uma organização, como operações, produção, marketing, entre outros.

Essas interações influenciam nas decisões relacionadas a finanças, transporte, armazenamento, compras e gerenciamento de estoque.

Quando o departamento logístico organiza a comunicação entre cada área, ocorre a otimização de recursos e consequente redução de custos, uma vez que todos são direcionados para o mesmo objetivo e ações desnecessárias são evitadas.

Sem uma estrutura centralizada de comunicação, as empresas arriscam mensagens mal compreendidas ou perdidas e, consequentemente, toda a rede descrita acima pode ser prejudicada.

Fluxo de mercadorias

Na gestão de fretes, o controle do fluxo de mercadorias é responsável por definir desde o posicionamento do centro de distribuição até a escolha de parceiros.

Para determinar como irá girar o fluxo de mercadorias do seu e-commerce, será necessário analisar tanto seus fornecedores como clientes.

  • Fornecedores: onde estão situados seus principais fornecedores? Qual o impacto do frete da aquisição de produtos na margem de lucro do seu negócio? Existem outros fornecedores mais próximos  que conseguem manter o mesmo padrão de qualidade das mercadorias?
  • Clientes: quais são os principais destinos das suas mercadorias? A sua loja online vende para todo país? Essa informação é fundamental para comparar tabelas de fretes e entender se os preços oferecidos são realmente competitivos, considerando a proporção de envios que a sua loja faz para diferentes localidades.

Por exemplo, se o seu e-commerce vende para todo o território nacional, mas a maioria dos seus compradores se distribuem entre as regiões Sul e Sudeste, é mais conveniente procurar uma transportadora que ofereça uma tabela competitiva nessas regiões.

Claro que, se você se propõem a enviar produtos para todo canto do país, o ideal é contar como uma transportadora como a Flash, que atende todo o território nacional.

Caso contrário, você terá que fazer orçamento com diferentes empresas e seus custos e trabalho de logística de gestão de fretes podem aumentar consideravelmente.  

Rastreamento

O rastreamento de encomendas é ponto fundamental em uma gestão de fretes eficiente.

Transportadoras especializadas, como a Flash Courier, normalmente dispõem de softwares que fazem esse monitoramento, oferecendo esse serviço para seus clientes.

O rastreio de remessas tornam a jornada de qualquer frete completamente transparente. Isso ajuda a logística do e-commerce a:

  • Economizar dinheiro;
  • Desenvolver procedimentos mais eficientes;
  • Melhorar o atendimento ao cliente.

Um software de gestão de fretes também apresenta dados importantes sobre o desempenho da transportadora e os custos de transporte.

Além disso, o programa detecta quaisquer contratempos que possam adiar a entrega, facilitando a notificação imediata de clientes que possam ser afetados pelo atraso.

Armazenagem e Distribuição

O frete é inestimável tanto para compradores quanto para vendedores, portanto, procedimentos consistentes de armazenamento e distribuição ajudam seu e-commerce a ganhar confiança e fortalecer seu relacionamento com parceiros.

Serviços de armazenagem e distribuição incluem:

  • Embalagem: parceiros logísticos (como transportadoras) auxiliam no correto empacotamento de cargas, para garantir o transporte seguro dos produtos.
  • Etiquetagem: etiqueta com informações sobre o produto, como a data de vencimento, a data de fabricação, o peso ou o número de série, por exemplo. Colocação de etiquetas no nível dos olhos, impressão em cores facilmente legíveis e sinalização adequada para mapeamento de locais precisos no estoque.
  • “Kitting”: processo no qual itens individualmente separados, mas relacionados, são agrupados, empacotados e fornecidos juntos como uma unidade. Isso permite que os varejistas vendam produtos diferentes como parte de um kit.
  • Inspeção visual: compradores e vendedores podem verificar se a carga foi arrumada adequadamente, se a frota responsável pelo transporte está em boas condições, se o tipo de embalagem é correto, se a nota fiscal foi anexada na parte externa da embalagem, entre outros.

Todos esses serviços são oferecidos por transportadoras experientes como a Flash Courier, o que facilita bastante o trabalho de gestão de fretes por parte da empresa remetente.

Seguros

A área final de conhecimento sobre logística de gestão de fretes é o Seguro.

De acordo com especialistas do setor, o roubo de carga é um negócio de US $30 bilhões por ano.

Enquanto esta é certamente a ameaça mais assustadora para o seu frete, está longe de ser o único tipo de imprevisto que pode acontecer com a sua remessa.

Outros fatores que podem causar perdas ou danos são:

  • Longas viagens;
  • Deslocamento da carga;
  • Manuseio inadequado;
  • Mau tempo.

Assim, proteger sua carga desde o ponto de partida até a entrega final é de suma importância.

Transportadoras costumam fornecer, além de uma variedade de opções de seguro, um serviço especializado capaz de prever e evitar a maioria desses incidentes.

Ao cotar o serviço de frete, verifique se a transportadora escolhida oferece um plano que atenda às necessidades da sua loja e tipo de produto.

Gestão de fretes: porque contratar uma transportadora experiente

Cálculo de frete para e-commerce

Como podemos perceber, a logística de gestão de fretes é um trabalho essencial para o bom funcionamento de um e-commerce, mas, ao mesmo tempo, engloba vários processos que podem ser bastante desafiadores, ainda mais para empresas iniciantes.

O ideal nesses casos, é contar com os serviços de uma transportadora que ofereça essa expertise e disponha dos serviços e tecnologias que a sua loja virtual precisa. Assim, você conta com toda a experiência e segurança necessária para organizar seu serviço de frete e entregar o melhor resultado ao seu cliente.

Lembre-se que o sucesso do seu e-commerce e a satisfação do consumidor depende da chegada rápida e no prazo do produto ao destinatário.

Uma transportadora confiável pode ajudar a construir uma reputação positiva para a sua loja virtual, o que aumenta suas chances de negócios e número de vendas.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier conta com toda experiência, tecnologia e organização que a sua empresa precisa.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa, a Flash Courier conta com controle de estoque, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos) para garantir a viabilidade e perfeito funcionamento de suas operações.

Com sistema próprio de cotação de frete online, o cliente faz o cálculo imediato e sabe quanto ele vai pagar, quais são suas opções de envio e o prazo para receber o produto.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de transporte de encomendas para o seu cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *