Vender online: 5 etapas para construir um site de e-commerce

Vender online: 5 etapas para construir um site de e-commerce

Construir um site de comércio eletrônico é a maneira mais rápida de começar a vender online e acelerar seus negócios. 

Conscientização da marca, geração de leads, retenção de clientes, vendas e uma casa digital para chamar de sua – tudo começa com um site.

Vender online: 5 etapas para construir um site de e-commerce

Passo a passo para construir um site e vender online

Segundo pesquisa da Serasa Experian, durante a pandemia, 73,4% das micro, pequenas e médias empresas venderam ou passaram a vender online.

Os dados também revelam que os entrevistados buscam alternativas de vendas em sites próprios e em marketplaces.

Questionados sobre em quais aspectos o ambiente online ajudou nas vendas, a maioria (51,0%) sinalizou que atingir públicos diferentes foi a principal, seguida por ter mais exposição (44,8%), atingir novas regiões (34,5%) e atingir o mesmo público, mas em maior quantidade (29,7%).

“O brasileiro é naturalmente um apaixonado por tecnologia, mas vimos que muitas pequenas empresas precisaram incorporar totalmente o ambiente digital em pouco tempo. No início, essa adoção pode ter sido feita de forma improvisada, mas os negócios têm necessidades distintas e muitos conseguiram encontrar as ferramentas que melhor funcionassem para seu produto, público e região. Hoje, o mercado também já entendeu essa necessidade das empresas de menor porte e oferece soluções direcionadas para este segmento, o que vai facilitar cada vez mais a adesão e digitalização”, afirma Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian.

Construir um site de e-commerce e vender online está cada vez mais fácil com as novas tecnologias. 

Interessado? Siga as etapas abaixo para criar seu próprio site e começar a vender online.

1. Escolha um construtor de sites

A maneira mais rápida de criar um site de negócios é com um construtor de sites, ou seja, uma plataforma para e-commerce. Essa ferramenta facilita sua vida e permite que você comece a trabalhar rapidamente, com pouco esforço ou habilidade de codificação. 

Um bom construtor de sites de comércio eletrônico oferece várias vantagens, como:

  • Fornece modelos para acelerar a criação de seu site;
  • Permite que você personalize modelos;
  • Permite que você economize tempo e dinheiro dispensando a contratação de um web designer ou desenvolvedor web;
  • Oferece uma biblioteca de imagens e vídeos;
  • Disponibiliza ferramentas de design para que você faça alterações no layout do seu site facilmente;
  • Facilita a otimização do seu site para mecanismos de pesquisa.

Às vezes, você pode precisar de mais opções de personalização para a sua loja virtual. Uma boa plataforma para e-commerce também lhe dará acesso aos arquivos HTML ou CSS. Dessa forma, você pode editar o código e assumir o controle total da sua página, se necessário.

2. Escolha um layout

Agora que você já escolheu a melhor plataforma para o seu negócio, hora de definir o layout do seu site. Seu construtor de sites provavelmente oferecerá temas ou modelos que você pode instalar em sua loja. Use esses modelos como ponto de partida.

Os temas são normalmente divididos em categorias. Alguns podem ser melhores para grandes catálogos de produtos. Outros são feitos para empresas de serviços e certos setores, como restaurantes ou saúde e beleza.

Considere os seguintes pontos ao escolher o tema perfeito: 

  • Todos os temas vêm com recursos integrados. Considere o que você precisa com base nos objetivos do seu site. Por exemplo, se o seu objetivo for facilitar a localização de produtos, procure um tema com uma barra de pesquisa de preenchimento automático. Se você quiser destacar notícias e depoimentos, considere um que tenha uma seção de mídia.
  • Não escolha temas com base em cores ou fontes. Você pode personalizar esses detalhes mais tarde. 
  • Teste diferentes opções antes de se comprometer com alguma. Se você decidir que não gosta do design responsivo de um tema em dispositivos móveis, pode instalar um novo sem recriar todas as suas páginas da web.

Se precisar de ajuda para projetar sua loja ou precisar de mais personalização, você sempre pode contratar um especialista em web design. 

3. Adicione páginas relevantes

Para montar uma loja virtual e vender online, é preciso criar páginas de produtos. Se você tem um restaurante, vai querer uma página para seu menu e pratos especiais, por exemplo.

Porém, o site da sua empresa precisa fazer mais do que apenas vender seu produto. Ele precisa construir a confiança dos visitantes e ajudá-los a entender seu negócio. 

As páginas padrão que você deve incluir em seu site são:

  • Página inicial: Esta é a entrada para o seu site. Ela comunicará quem você é e o que você fornece. Use a página inicial para causar uma boa impressão nos visitantes e orientá-los quanto às ações em seu site.
  • Páginas de produtos ou serviços: Crie páginas que explicam suas ofertas e fazem os clientes comprarem. O ideal é criar páginas separadas para cada produto ou serviço fornecido. 
  • Página de contato: Isso dá aos compradores uma maneira de entrar em contato se tiverem dúvidas. Você pode incluir maneiras diferentes de obter suporte e atendimento, como chat, e-mail, telefone e FAQ.  
  • Páginas de política: Não importa o modelo de negócios que você tenha, existem certas políticas legais que você precisa seguir. Por exemplo, você precisará de uma política de devolução e uma política de envio

Procure criar também páginas que construam a confiança dos clientes, como postagens de blogs ou guias do comprador, e mostrar sua oferta da melhor maneira. 

4. Habilite um sistema de pagamento

O objetivo final de construir seu site do zero é vender online. Você deseja tornar mais fácil para os visitantes comprarem por meio do seu site. Para isso, você precisa facilitar o check-out e disponibilizar um sistema de pagamento online.

Você pode (e deve!) oferecer opções de pagamento variadas, como débito, crédito, boleto, pix, PayPal, Pagseguro, etc.

Não esqueça de deixar evidente selos de segurança, mostrando que seu site é bem protegido contra golpes e fraudes.

5. Visualize, teste e publique 

A criação de um site profissional para sua empresa é o começo, não o fim. Teste seu e-commerce. Execute uma verificação rápida da experiência do usuário e certifique-se de que seus produtos e serviços sejam apresentados da melhor maneira. 

Verifique se não há links ou imagens quebradas. Envie seu site para colegas, amigos e familiares testarem, para garantir que ele carregue rápido e corretamente e seja compatível com dispositivos móveis. 

Dê uma última olhada para ter certeza de que está tudo certo e, em seguida, clique em Publicar.

Revisite seu negócio regularmente para continuar adicionando conteúdo e mantê-lo atualizado com a identidade de sua marca, novos produtos e anúncios e qualquer outro pequeno ajuste que você achar necessário. 

Próximo passo: faça o produto chegar ao cliente 

Varejo online: Importância das transportadoras nas vendas de fim de ano

Agora que você colocou seu negócio no mundo virtual e começou a vender online, é hora de garantir que sua operação logística de atendimento e entrega de pedidos seja perfeita.

Para isso, especialmente se você está iniciando neste ramo, nada melhor do que contar com um Operador Logístico Terceirizado (3PL).

Especializada em atendimento de pedidos, armazenagem, embalagem e transporte de encomendas, empresas de logística contam com toda a experiência e tecnologia que seu e-commerce precisa.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier trabalha com entrega expressa, possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é uma 3PL que atende todo território nacional. 

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta a melhor operação logística para o seu e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *