Live commerce: o futuro das compras online chegou

Live commerce: o futuro das compras online chegou

Live commerce é uma tendência que está ganhando o mundo do comércio eletrônico, principalmente no ramo da moda.

Essa nova forma de fazer compras online já é extremamente popular na Ásia e está começando a fazer sucesso no Brasil. 

Live commerce: o futuro das compras online chegou

O que é Live Commerce?

O comércio ao vivo é uma forma de vender online, onde os clientes fazem compras durante eventos de vídeo transmitidos ao vivo.

Durante o live commerce, consumidores podem interagir, comentar e até mesmo fazer perguntas diretamente ao apresentador. Enquanto a transmissão ocorre, links na tela permitem que o cliente compre o produto de seu interesse.

A experiência de comércio ao vivo foi projetada para imitar a experiência de fazer compras em uma loja. Enquanto o apresentador mostra o produto, ele também dá detalhes sobre o modo de uso, composição, etc.

O objetivo do live commerce é combinar os melhores aspectos da compra em loja física com a facilidade, conveniência e velocidade da compra online.

Popularidade do live commerce no mundo

Com a pandemia do Covid-19, o live commerce ultrapassou as barreiras do mundo da moda e alcançou mercados diversos, como cosméticos, decoração e até automóveis.

Esse modelo de negócio foi importado da China, onde movimentou cerca de US$ 200 bilhões em 2020. A estimativa da Research and Markets é de que a indústria global do “e-commerce social” fature US$ 600 bilhões até 2027.

China

O live commerce já era famoso na China antes da pandemia, mas é inegável que sofreu um boom assim que a quarentena começou. De acordo com o governo chinês, mais de 10 milhões de streams foram hospedados nos primeiros seis meses de 2020.

O Taobao Live, do Alibaba, detém a maior parte das transmissões ao vivo, com cerca de 80% da audiência. Outros grandes players chineses de tecnologia e comércio eletrônico, como Baidu e JD.com, também entraram em ação. 

Douyin, a versão chinesa do Tik Tok e seu concorrente Kuaishou em parceria com JD.com, têm transmissões ao vivo e possibilitam as compras ​​dentro dos aplicativos, assim como a plataforma líder de moda, MOGU.

Os influenciadores, conhecidos como Líderes de Opinião Chave, têm sido fundamentais nesse esforço. A maior influenciadora da China, Viya, foi capaz de gerar o equivalente a US $ 51 milhões em um único dia. 

Estados Unidos

Os varejistas online dos EUA não estão parados. A Amazon lançou recentemente o Amazon Live, que está transmitindo ao vivo demonstrações de produtos exibidas por influenciadores. 

Também em ascensão nesta cena está o TalkShopLive, que viu suas vendas aumentaram sete vezes de 2018 a 2019. Outra plataforma, a CommentSold, teve um salto nas vendas de $ 326 milhões para $ 1 bilhão de dólares.

O Instagram introduziu o Live Shopping no segundo semestre de 2020. Walmart, Google’s Shoploop e Shopify se juntaram à festa, dando aos usuários a chance de comprar itens apresentados em transmissões ao vivo por meio de uma UX perfeita. 

Brasil

No Brasil, a pandemia também teve grande impacto na popularização do live commerce.

A plataforma Mimo, por exemplo, surgiu em meio ao isolamento social. A ideia, segundo a presidente Monique Lima, amadureceu quando ela percebeu os desafios da irmã, dona de uma loja de sapatos. “Sem fazer qualquer mídia tivemos 300 pessoas na primeira live e 600 na segunda, com grande engajamento”, diz a ex-publicitária que fundou a empresa com Etienne Du Jardin.

Em poucos meses a plataforma atraiu marcas como Ri Happy e Dolce & Gabbana.  No momento, negocia uma live para uma marca de carros. 

“Entendemos que é possível vender tudo por live”, diz Monique. Segundo ela, o consumidor passou a valorizar a entrega do produto em casa. Ao mesmo tempo, quer a relação pessoal, e a live equaciona essa conta.

O Grupo Soma, dono de marcas como Animale e Farm, lançou seu live commerce há um ano, quando suas lojas estavam fechadas. Desde então já fez cerca de 50 lives. O grupo conseguiu deixar de lado o QR-Code, tradicional nesse tipo de venda, para que o cliente possa arrastar os produtos vistos na live para o carrinho e concluir a compra.

Benefícios do streaming para o comércio eletrônico

Os benefícios do live commerce para o comércio eletrônico são imensos. Confira alguns!

Reduz os custos de distribuição

O comércio ao vivo reduz os custos quando os produtos são vendidos diretamente aos consumidores de um depósito, em vez de serem despachados de locais físicos. Isso favorece a logística, uma vez que cria uma ordem de operações e processos mais ágil, desde o recebimento do pedido até o picking e packing, possibilitando que os consumidores recebam seu pedido o mais rápido possível.

Melhora a experiência do cliente

O influenciador atua como um representante de atendimento ao cliente. Esses profissionais demonstram recursos, discutem como o produto funciona em suas vidas diárias e respondem aos pontos problemáticos dos clientes. Eles também podem comparar e contrastar produtos diferentes e falar sobre os prós e os contras de cada um. O influenciador como embaixador da marca interage diretamente com os clientes, promovendo um atendimento mais atraente e com maior poder de convencimento.

Gera lealdade à marca

O influenciador como embaixador da marca ajuda a fomentar a fidelidade a longo prazo, à medida que os clientes se conectam cada vez mais com a pessoa que vende os produtos. O valor do cliente aumenta para os varejistas à medida que as pessoas criam um relacionamento pessoal com o embaixador.

O futuro do live commerce

O futuro do live commerce

O live commerce está destinado a se tornar cada vez mais popular, sendo uma estratégia de marketing e vendas bastante promissora.

O setor de comércio ao vivo baseado em influenciadores provavelmente terá tanto sucesso no Brasil quanto na América do Norte e na Ásia.

“A verdade é que as pessoas já entenderam que dá pra comprar de tudo na Internet. A partir de agora, o relacionamento deve ser a base mais importante do negócio. E é aí que entra o live commerce para trazer o calor do vendedor para a minha venda”, afirma Ilca Sierra, CXMO da Via Marketplace.

Tendência que veio para ficar, e-commerces dos mais variados segmentos podem aproveitar esse recurso para vender mais, fortalecendo sua parceria com transportadoras para agilizar as entregas e provar de vez ao consumidor as vantagens de comprar online.

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