6 etapas para melhorar o controle de pedidos online no comércio eletrônico

6 etapas para melhorar o controle de pedidos online no comércio eletrônico

Realizar o controle de pedidos online com eficiência é um desafio para qualquer e-commerce.

Seja para PMEs ou para comércios eletrônicos consolidados, que recebem um alto número de pedidos diariamente, executar esse processo sem erros exige uma operação logística bem alinhada.

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Controle de pedidos online: como aprimorar a logística no e-commerce 

Para começar, vamos a um resumo das etapas que compreendem o atendimento e controle de pedidos online.

De modo geral, esse processo logístico acontece da seguinte forma:

  1. Receber pedido online;
  2. Processar pedido no sistema administrativo (exemplo: um ERP);
  3. Notificar o cliente que o pedido foi recebido;
  4. Enviar solicitação de pedido ao estoque; 
  5. Separar o pedido;
  6. Embalar o pedido;
  7. Enviar o pedido;
  8. Notificar o cliente que o pedido foi enviado;
  9. Entregar o pedido.

Se tudo correr bem, a compra chega no prazo, sem danos e inclui o(s) item(s) correto(s). 

A dúvida é: como garantir que todo esse processo, que envolve várias etapas e pessoas, funcione com agilidade e sem erros?

Para ajudar com essa questão, confira a seguir 6 etapas para executar o controle de pedidos online com eficácia. 

1. Exija integração perfeita

Provavelmente, os produtos a venda na sua loja virtual são provenientes de vários distribuidores, estão armazenados em depósitos próprios dos fornecedores e são  enviados diretamente para os seus clientes.

Se esse for o caso da sua empresa, é fundamental manter uma comunicação contínua e atualizada com seus fornecedores por meio de um sistema de gerenciamento de pedidos (OMS).

Esses sistemas trabalham de forma integrada, permitindo que você controle todo o processo de remessa e consiga prover o melhor atendimento ao seu cliente

2. Garanta a visibilidade de pedidos de ponta a ponta

Você está vinculado em tempo real aos seus fornecedores, através do seu OMS. Agora, para o perfeito controle de pedidos online, você precisa ter certeza de que pode ver tudo que acontece em toda a sua cadeia de suprimentos.

Em linguagem simples, isso significa que você e seus fornecedores devem poder acessar o mesmo catálogo, inventário e processos de atendimento de pedidos, para ver exatamente quais itens estão disponíveis, suas quantidades e localizações

Essa clareza é conhecida como visibilidade de ponta a ponta e é um aspecto importante para garantir a satisfação do cliente e o cumprimento preciso do pedido.

3. Escolha o remetente certo

Agora que o seu controle de pedidos online está organizado e as operações de back-end estão funcionando sem problemas, é hora de analisar o grande responsável pela velocidade do atendimento de pedidos no comércio eletrônico: a transportadora.

Essa é uma escolha muito importante, pois se o seu remetente apresenta um desempenho insatisfatório, seus clientes vão reclamar com você e é a reputação da sua empresa que sofre. Faça uma pesquisa entre fornecedores 3PL e analise os serviços que oferecem. 

Fique atento a questões importantes ao envio de encomendas, como rastreamento preciso e em tempo real, entrega expressa, calculadora de frete, entre outros. 

4. Priorize a entrega rápida

Os compradores online de hoje esperam que seus pedidos sejam entregues rapidamente. 

Há duas maneiras do seu e-commerce atender a esse desejo:

  1. Escolha transportadoras que ofereçam serviço de entrega expressa;
  2. Armazene seus produtos em diferentes centros de distribuição, localizados em pontos estratégicos da sua área de entrega e, portanto, próximos aos seus clientes, para garantir o transporte rápido e mais econômico.

Por fim, certifique-se de empregar algoritmos de remessa inteligentes, que ajudarão a identificar o método ideal de entrega para otimizar o controle de pedidos online e sua gestão de e-commerce de forma geral.

5. Comunique-se com o seu cliente

Durante todo esse processo, você deve estar em estreita comunicação com o seu cliente. 

Feche parceria com uma transportadora que disponibilize código de rastreio para acompanhamento em tempo real da entrega. Isso tranquiliza o cliente e permite que ele se programe para receber o pedido.

Priorizar uma comunicação atualizada sobre o status da compra, desde o pedido recebido e em andamento, até o pedido enviado e a remessa entregue, é fundamental para um e-commerce de sucesso.

6. Aceite devoluções com tranquilidade

Os retornos acontecem. Faz parte de todos os negócios, mas nem todas as empresas têm uma boa atitude. Seja a exceção. Fique calmo.

E sempre, sempre seja eficiente. Tente trabalhar apenas com fornecedores que aceitam devoluções e podem processar reembolsos e substituições. 

Seja claro sobre sua política de devolução, ela também faz parte do controle de pedidos online. Por isso, desenvolva processos suaves para lidar com devoluções, gerenciar logística reversa e emitir reembolsos.

Conte com um Operador Logístico Terceirizado (3PL)

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Tente pensar no processo de controle de pedidos online como sinônimo de satisfação do cliente: como varejista, é seu trabalho manter os consumidores se sentindo bem, em todas as etapas do processo de compra.

Para auxiliar com a logística em todas essas etapas, você pode contar com um Operador Logístico Terceirizado (3PL), como a Flash Courier.

Quando um e-commerce opta por contratar um 3PL, todas as atividades associadas à logística, como embalagem e envio de pedidos, fica aos cuidados de uma equipe especializada em executar  serviços dentro deste segmento.

Essa parceria economiza seu tempo e dinheiro, garante acesso a ferramentas-chave que, de outra forma, seriam caras ou difíceis de obter e tira algumas das cargas de trabalho do seu comércio eletrônico. 

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é um 3PL que atende todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções, e garanta o melhor serviço de logística para e-commerce.

 

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