Estratégias para usar cupons de desconto no e-commerce

Estratégias para usar cupons de desconto no e-commerce

Cupons de desconto são uma estratégia de marketing bastante usada no e-commerce para aumentar as taxas de conversão e a fidelidade do cliente.

No entanto, fica a dúvida: como os varejistas podem oferecer descontos e ainda cumprir as metas de receita e lucro? Vamos descobrir.

Estratégias para usar cupons de desconto no e-commerce

O que são cupons de desconto?

O cupom de desconto é um código especial disponibilizado por lojas para dar um desconto extra ao consumidor durante uma compra online.

Além de incentivar a compra, os cupons de desconto também costumam ser uma excelente maneira de aumentar o mailing da empresa, conseguir mais seguidores nas redes sociais e incentivar a compra por dispositivos móveis, por meio do aplicativo da loja virtual

Cada vez mais, os consumidores esperam receber cupons junto com mensagens promocionais e de produtos. Os varejistas que não os oferecem correm o risco de ser esquecidos ou perder para um concorrente. Veja as estatísticas abaixo:

  • 90% dos consumidores usam cupons: É um sentimento positivo e tranquilizador (mesmo que não seja tão lucrativo para o cliente) concluir uma transação com algum desconto ou incentivo aplicado.
  • Resgates de cupons digitais devem ultrapassar US $ 90 bilhões até 2022: Atualmente, há um esforço considerável para tornar o resgate de cupons de desconto mais fácil e rápido. Oferecer aos consumidores uma excelente experiência do usuário é fundamental para os varejistas. 
  • 63% dos compradores afirmam que desejam que os cupons estejam mais disponíveis: Os varejistas que oferecem cupons regularmente veem as vendas recorrentes aumentarem.
  • E-mails com cupons têm um aumento de 48% na receita por e-mail:Isso não é surpresa – o e-mail se tornou um meio altamente eficaz de fornecer conteúdo personalizado em tempo hábil. As estratégias de marketing que incorporam até mesmo um nível básico de personalização, como conteúdo ou sugestões de produtos com base na navegação anterior ou no histórico de compras, costumam ter um desempenho muito melhor do que mensagens mais genéricas. Vincular um cupom a essa oferta pode aumentar sua eficácia significativamente se o destinatário, a oferta, o momento e o mix de produtos estiverem certos.

Tipos de cupons de desconto

Embora existam muitos tipos de cupons de desconto, que podem ser aplicados de várias maneiras, listamos alguns dos mais populares usados atualmente.

Cupons para download

Esses tipos de cupons são acessíveis aos consumidores de vários locais diferentes. Os clientes baixam cupons do site de uma empresa, diretamente de um e-mail ou das redes sociais. Na maioria das vezes, esses cupons também podem ser acessados ​​em dispositivos móveis.

Cupons para dispositivos móveis

As plataformas de comércio eletrônico que integraram aplicativos móveis em suas operações oferecem cupons somente para uso via app, com  objetivo de impulsionar as vendas neste canal.

Códigos promocionais

A crescente popularidade do comércio eletrônico contribuiu muito para o surgimento dos códigos promocionais. Essa forma de desconto é mais rápida do que baixar um cupom e é mais fácil para o cliente usar no ponto de venda.

Esses códigos consistem em uma combinação de números e letras exclusivos da marca e costumam ser aplicados durante o processo de checkout. Eles podem ser de uso único, personalizados para um indivíduo ou um código genérico que pode ser compartilhado.

Descontos automáticos

Os descontos aplicados automaticamente na finalização da compra estão ganhando popularidade porque o consumidor não precisa realizar nenhuma ação extra na hora do checkout. Essa estratégia ajuda a diminuir a taxa de abandono do carrinho de compras e a taxa de rotatividade.

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Quando usados ​​com inteligência, os cupons de desconto podem gerar uma quantidade considerável de receita com apenas uma pequena alocação de dinheiro em marketing. Um custo, mas com grande retorno. 

Veja algumas maneiras de usar essa estratégia e garantir os lucros:

1. Livre-se de itens de movimentação lenta

Alguns itens simplesmente não vendem tão bem quanto outros. A melhor maneira de limpar o estoque? Ofereça um desconto em produtos “parados”. Às vezes, um desconto percentual mínimo, como 15% , ajuda os itens a voar para fora das prateleiras.

Não esqueça de levar em consideração o seu lucro bruto. Você pode descobrir que um desconto de 15% funciona tão bem quanto os 25% que você estava disposto a oferecer primeiro.

2. Construa sua lista de e-mail

Dados de contato são muito valiosos, especialmente se forem de clientes em potencial. Muitas lojas de comércio eletrônico oferecem um pequeno desconto se você se inscrever em sua lista de e-mail

Um desconto de 10% já é um incentivo valioso e pode aumentar substancialmente seu mailing, o que com certeza ajuda a gerar vendas.

3. Incentive os clientes a gastar mais

Adicionar limites de gastos é uma excelente maneira de aumentar os valores médios dos pedidos. Por exemplo, não é difícil incorporar mensagens como “Faltam apenas R$ 20  para você ganhar 20% de desconto em todo o seu pedido!”. Isso dá ao consumidor um motivo para comprar mais.

Usar um cupom ou desconto aplicado automaticamente aqui é a melhor estratégia para agradar o comprador.

4. Meça a eficácia do canal

Os cupons de desconto também podem ser usados ​​como um teste da eficácia de canais para sua estratégia de marketing.

Se você colocar um código de 10% de desconto no Facebook, Instagram e enviar via e-mail, poderá ver qual canal tem o melhor desempenho. Isso fornece ótimos insights sobre onde você deve concentrar seu investimento em marketing.

5. Impulsione seu programa de indicações

A maioria dos programas de referência funciona essencialmente com cupons de desconto. 

O cliente existente apresenta um novo cliente potencial à loja e oferece um cupom para ele usar. Depois que o comprador indicado faz um pedido, o cliente original recebe um cupom de desconto que pode ser aplicado no próximo pedido.

6. Adicione uma restrição de tempo

“Finalize a compra até às 12h do dia 31 de dezembro para obter 20% de desconto!”

O fator de urgência – ou FOMO (Fear Of Missing Out) – é um tremendo impulsionador de venda. Estabelecer um prazo leva muitos clientes a finalizar a compra. Certifique-se de tornar sua janela de oportunidade realista, mas não tão distante de modo que ela possa perder eficácia.

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