Expansão Flash Courier: grupo investe em tecnologia para alavancar operações

Expansão Flash Courier: grupo investe em tecnologia para alavancar operações

Desde sua criação, a Flash Courier investe na inovação através de tecnologias que lhe permite estar à frente do mercado.

Nos últimos anos, em parceria com a empresa Moove+ e como parte do grupo MOVE3, foram realizados grandes investimentos em estruturas operacionais e administrativas. 

Expansão Flash Courier: grupo investe em tecnologia para alavancar operações

Principais investimentos em tecnologia de automação

Para Danilo Silva, Gestor de Operações da Moove+, as principais mudanças foram a implantação de novos sites descentralizados para operações, esteiras automáticas, sorters para diferentes tipos e tamanhos de mercadorias e lockers para possibilitar que as encomendas estejam disponíveis para o público que não permanece em sua residência.

“A Flash Courier possui tecnologia de última geração em toda cadeia logística operacional. O início de nossa logística começa no momento que nossos clientes enviam os arquivos de postagem dos objetos, ou seja, neste momento o sistema faz o processo do arquivo e insere um número de rastreio para cada objeto”, comenta Ednaldo Gomes, Gerente de Operações da Flash Courier.

As empresas do grupo contam com tecnologias que ainda são novidade no mercado brasileiro, como roteirização de mercadorias por meio de AGVs (veículos guiados automatizados) integrados à Sorters. 

“Por termos equipe interna de desenvolvimento e melhoria contínua do nosso sistema, conseguimos colocar rapidamente em funcionamento todo esse aparato de equipamentos e termos sucesso no atendimento das demandas”, acrescenta Danilo.

O projeto dos AGVs integrados à Sorters, consiste em uma profunda estratégia de expansão, inovação e automação logística da empresa. Uma vez ativada, essa tecnologia transformará a operação da Flash em uma das mais automatizadas e robustas da América Latina, representando uma disrupção significativa para o setor como um todo.

“Esse projeto sem dúvida fará uma revolução no setor operacional da Flash Courier. Nosso objetivo é processar 17 mil objetos por hora nesse equipamento, ou seja vamos adicionar a produção uma capacidade de mais de 400 mil objetos dia, isso mostra quanto o projeto é importante para nosso negócio e quanto a Flash Courier acredita que a tecnologia é um dos maiores pilares da logística”, pontua Ednaldo.

Os AGVs trazem otimização no tempo de produção, possibilitando a indução de mercadorias de diferentes clientes, tamanhos, prazos e potencializando a quantidade de roteiros e separações.

Grupo MOVE3 se consolida como logitech

O grupo MOVE3, controlador da Flash Courier, passa por uma reestruturação interna visando ocupar ainda mais o espaço de referência como logitech.

Com uma média de mais de 8,5 milhões de entregas mensais, o grupo pretende alcançar a marca de 10 milhões ainda no terceiro trimestre deste ano.

“Nosso diferencial é prestar todos os serviços logísticos, do início ao fim da cadeia de operações. Ao unificar o grupo, podemos suprir toda a necessidade de nossos clientes em um só lugar”, diz o CEO Guilherme Juliani.

Com seu principal Hub localizado em São Bernardo do Campo, o grupo conta ainda com filiais de armazenagem conhecidas como Dark Store em oito estados e Centros de personalização de cartões no Paraná, São Paulo e Pernambuco. 

Todo  esse investimento em infraestrutura permitiu ao grupo crescer mais de 600% ao ano nos últimos 5 anos com uma estrutura de capital próprio e crescimento das margens e EBITDA que chegam a 18% nos últimos 12 meses.

Devido ao crescimento exponencial do volume de entregas, o MOVE3 vem investindo pesadamente em tecnologia operacional.

Em 2020, foi desenvolvido um projeto visando sustentar a expansão da empresa por meio da reforma de um dos galpões em São Bernardo e da aquisição de equipamentos. Ao todo, a tecnologia e o projeto demandaram um investimento de R$ 25 milhões.

Expansão Flash Courier e Moove+

Com crescimento acelerado e alto investimento em tecnologia, confira algumas novidades do projeto de expansão da Flash Courier e Moove+:

Nova esteira 

Em fase final de implementação, a nova esteira Cross Belt contará com 900 saídas e mais de 210 AGVs para agilizar o processo de roteirização. O tempo utilizado hoje para roteirizar 6 mil pacotes, em breve será o suficiente para roteirizar 17 mil. 

Com tudo correndo bem, a previsão é que o novo galpão com a esteira e AGVs já esteja pronto para operação no início de julho. 

Machine Learning 

Recentemente, foi implementada uma nova tecnologia chamada Machine Learning. Ela permite identificar logo na matriz possíveis rotas que as encomendas irão seguir antes mesmo de chegarem nas franquias. 

Essa tecnologia ensina o computador a trabalhar com as informações já existentes de rotas realizadas, tudo isso baseando-se em CEP. A partir disso, é possível analisar previamente o modo de trabalhar dos franqueados e assim otimizar os processos de entrega. 

Novas franquias inauguradas no Nordeste 

No final do mês de maio, foram inauguradas mais 3 franquias na região do Nordeste. Esse número adicionou à cartela de CEPs atendidos, mais de 43 cidades no Ceará, e 96 em Pernambuco. 

Aos poucos, estão sendo implementadas novas unidades operacionais em regiões com grande demanda. 

Ship from Store

O serviço de Ship from Store é a modalidade de entrega que transforma lojas em pequenos centros de distribuição dos produtos comprados online. Grande aliado do e-commerce, esse serviço permite que o entregador mais próximo busque o produto na loja e leve até o cliente no mesmo dia.

Isso garante não só a satisfação dos consumidores, como também mais eficiência, já que permite evitar muitos insucessos nas entregas ao diminuir o percurso entre o produto e o destinatário.

Ampliação da frota de pilotos sustentáveis

eco-flash-courier

As entregas feitas com a bicicleta elétrica foram implementadas para reduzir o impacto ambiental que a queima de combustível causa na atmosfera.

A Flash busca adaptar suas operações e implantar novos meios de realizar os trabalhos de entrega e coleta de encomendas.

E tem muito mais está vindo por aí!

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, frota própria e soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas soluções e garanta o melhor serviço de entrega ao seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *