Picking e Packing: como melhorar o atendimento de pedidos online

Picking e Packing: como melhorar o atendimento de pedidos online

Há muito mais no atendimento de pedidos no comércio eletrônico do que apenas escolher produtos numa prateleira e enviar. O picking e packing, ou seja, a seleção e embalagem de uma mercadoria, requer método e precisão.

Um bom gerenciamento de estoque e o software certo o ajudarão a enviar pedidos com o máximo de velocidade e eficiência.

Picking e Packing: como melhorar o atendimento de pedidos  

O que é Picking e Packing?

Não importa o tamanho do seu e-commerce, se você trabalha com o envio de produtos, precisa entender sobre picking e packing.

Este serviço de escolha e embalagem de itens é comumente realizado por um provedor 3PL, mas, quem está começando e ainda tem um pequeno volume de vendas, pode optar por gerenciar o atendimento de pedidos por conta própria.

Em ambos os casos, o processo básico de picking e packing é o mesmo, consistindo em 4 etapas principais:

  • Recebimento do pedido: Seus canais de vendas de comércio eletrônico são integrados aos sistemas de depósito. Quando um de seus clientes faz um pedido, o software no depósito de distribuição gera uma guia de remessa.
  • Seleção de pedidos: Um funcionário do depósito pega a guia de remessa e seleciona os itens correspondentes ao pedido nas prateleiras do depósito. Este é o cerne do serviço pick and pack. Sua estratégia de armazenamento de estoque e seus métodos de escolha e embalagem são fundamentais aqui. Eles determinarão a eficiência desta etapa do processo. Métodos diferentes funcionarão melhor para empresas diferentes, dependendo do volume de vendas.
  • Embalagem: O pedido vai para uma estação de empacotamento, onde é embalado de forma segura, lacrado e etiquetado para envio.
  • Envio de pedidos: Os pedidos são classificados na plataforma de carga. Eles estão prontos para serem retirados e enviados pela sua transportadora.

O atendimento de pedidos pode parecer simples. No entanto, existe uma ciência complexa por trás dos métodos realmente eficientes de picking e packing. Realizar esse processo sem erros e no menor tempo possível exige tecnologia e preparo.

Quando você está iniciando seu e-commerce e começa a coletar, embalar e enviar seus produtos, é normal que faça isso do mesmo jeito que organiza as coisas na sua rotina diária. Por exemplo, você pode organizar seu inventário da mesma forma que organiza seu armário, colocando todas as calças e todas as camisas juntas, separadas por cores. 

Você também pode empacotar seus pedidos do mesmo modo que montaria um pacote para enviar a um amigo, reunindo todos os itens a serem despachados e embalando um de cada vez.

A princípio, isso pode funcionar para o seu negócio de comércio eletrônico. À medida que sua empresa cresce, no entanto, você precisará adotar estratégias mais ágeis. 

Mesmo se você trabalhar com um estoque na sua garagem, melhores métodos de coleta e embalagem podem reduzir erros e devoluções, o que significa economia de tempo, dinheiro e atendimento de reclamações. 

É hora de terceirizar suas operações de Picking e Packing?

Se o seu e-commerce cresceu além de sua capacidade de atendimento, você pode terceirizar seus serviços de picking e packing para um provedor 3PL. 

Provedores de logística terceirizados, como a Flash Courier, são empresas especializadas em logística de remessa, armazenamento, picking e packing e gerenciamento de carga. Em outras palavras, você pode terceirizar total ou parcialmente essas atividades para uma 3PL.

Ao ter acesso a esses serviços e usar um armazém de distribuição, você obtém o benefício de uma equipe profissional. 

O atendimento do seu pedido se beneficiará dos métodos de picking e packing mais modernos, o que aumenta a precisão da operação e reduz custos de envio. 

Veja algumas das vantagens que uma 3PL pode oferecer ao processo de picking e packing do seu e-commerce:

  • Implementar software de gerenciamento de armazém personalizado e atualizá-lo continuamente. Esta é a melhor maneira de oferecer as melhores e mais recentes soluções de atendimento de pedidos. 
  • Usar código de barras para ler cada pedido e cada produto várias vezes. Criar verificações no sistema. Isso evita que os selecionadores coloquem um produto no pedido errado e verifiquem cada pedido novamente durante a embalagem.
  • Calcular as dimensões exatas da caixa para cada pedido para que sejam enviados em embalagens de tamanho perfeito, o que aumenta a segurança e reduz custos.

Se o seu negócio está em uma fase de rápido crescimento, a terceirização pode poupar-lhe dores de cabeça futuras. 

Caso sua necessidade de serviços de coleta e embalagem ultrapassem sua capacidade de envio de pedidos, isso pode desacelerar sua expansão. 

Um depósito de distribuição de terceiros pode liberar seu espaço e recursos de capital. Isso dá ao seu negócio mais oportunidade de crescer. 

Invista no melhor para o seu e-commerce

10 maneiras que um 3PL pode ajudar seu e-commerce a economizar 

A maioria das empresas de comércio eletrônico começa pequena. Por isso, faz sentido, a princípio, fornecer seus próprios serviços de picking e packing. 

No entanto, conforme o volume de pedidos aumenta, um software de escolha e embalagem pode ajudá-lo a dimensionar sua capacidade enquanto se mantém enxuto. Além disso, lidar com essa operação tem o benefício de ensiná-lo sobre os métodos de picking e packing. 

Esse conhecimento o colocará em uma posição melhor para encontrar o provedor de serviços certo para você, quando estiver pronto para terceirizar seu atendimento.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier trabalha com entrega expressa, possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é uma 3PL que atende todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções e garanta a melhor operação logística para o seu e-commerce.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *