Ship from Store: benefícios e desafios para o comércio eletrônico

Ship from Store: benefícios e desafios para o comércio eletrônico

Na busca por oferecer mais facilidade aos clientes e agilidade na entrega, o ship from store (enviar da loja) surge como uma inovação do comércio eletrônico.

Ship from Store: benefícios e desafios para o e-commerce

O que é Ship from Store e qual a sua importância para o varejo

Ship from Store é um processo de atendimento de pedidos online no qual se usa o estoque da loja física mais próxima ao cliente.

Ao transformar as lojas físicas em mini centros de distribuição (especialmente em áreas de alta densidade), os varejistas podem atender a mais pedidos e habilitar a opção de entrega no mesmo dia.

Essa modalidade de envio ganhou destaque devido a pandemia do covid-19, que forçou o fechamento de grande parte do comércio e impulsionou as vendas online. 

Mesmo com o crescimento do e-commerce, o ship from store deu uma vantagem competitiva aos varejistas que dispunham também de lojas físicas e, dessa forma, puderam acelerar a entrega. 

Enviar da loja é talvez o auge da mentalidade omnichannel. Muitos varejistas têm debatido o que o verdadeiro omnichannel significa para suas marcas, mas poucos realmente agiram combinando canais de vendas online e offline para criar a melhor experiência para seus clientes. 

Neste artigo, vamos explorar alguns dos benefícios do ship from store, bem como alguns desafios associados a essa nova abordagem da cadeia de suprimentos de varejo.

5 benefícios de oferecer Ship from Store

Entre as principais vantagens desse modelo de entrega, podemos citar:

1. Entrega rápida 

Com as lojas frequentemente próximas a centros populacionais, transportadoras podem acelerar o processo de envio exponencialmente. 

Especialmente nas áreas urbanas, a entrega no mesmo dia é altamente atingível, o que significa mais agilidade nas operações, satisfação do cliente e consequente aumento no número de vendas.

2. Melhor aproveitamento de estoque

É muito comum alguns produtos venderem bem em uma loja e permanecerem praticamente intocados na outra. 

Normalmente, esse estoque ‘inativo’ será realocado para lojas com melhor potencial de vendas, ou entrará em oferta. Ter o estoque combinado de todas as lojas disponíveis para os consumidores online reduz essa necessidade de realocação ou descontos, gerando mais economia para o varejista.

3. Cultura omnichannel

Funcionários habituados à lojas físicas, demoraram um pouco para se acostumar com o e-commerce. Ao fazer com que seus funcionários atendam aos pedidos online, você pode acelerar esse processo. 

O comércio eletrônico conecta o vendedor aos consumidores online e abre caminho para uma mentalidade verdadeiramente omnichannel.

4. Múltiplos depósitos

O comércio online ainda não parou de crescer. Longe disso. As previsões para 2020 são de que o comércio eletrônico irá representar cerca de um terço de todas as vendas no varejo. Isso significa que você, mais cedo ou mais tarde, precisará aumentar seu espaço de estoque.

Ao adotar o ship from store, parte de seu volume online fica armazenado nas suas lojas, aliviando a pressão na sua infraestrutura de warehouse.

5. Maior capacidade de atender a demanda online 

Com a maioria das lojas apresentando aumento no número de pedidos online, principalmente agora que a Black Friday e as festas de fim de ano se aproximam, o envio da loja oferece a oportunidade de atender melhor a demanda em momentos de alto movimento.

Com até metade das vendas anuais online sendo feitas em uma janela de dois meses, seus armazéns geralmente funcionam com capacidade máxima e ser flexível pode revelar-se vital.

5 desafios de oferecer Ship from Store

Entre as principais dificuldades que esse modelo de entrega apresenta, podemos citar:

1. Criação de uma ‘visão única do estoque’

O maior desafio na implementação de uma estratégia ship from store é criar uma “visão única do estoque”. Em outras palavras: informações de estoque atualizadas em cada local de varejo, sobre cada produto. 

A criação dessa visão geral envolve a vinculação de todos os seus bancos de dados de inventário, bem como atualização em tempo real. Por exemplo, todas as vendas precisam ser registradas imediatamente para que não hajam pedidos de produtos já esgotados.

2. Infraestrutura na loja

O atendimento bem sucedido na loja requer uma certa infraestrutura, tanto física quanto digital. Em primeiro lugar, cada loja precisa de acesso ao sistema de gerenciamento de pedido para ver se algum pedido está alocado a ela. 

Depois de aceitos, os funcionários precisam ser treinados para selecionar os pedidos no estoque, embalar para transporte, imprimir etiquetas de remessa e providenciar a coleta. Isso requer um software de gerenciamento de entrega conectado a uma impressora de etiquetas e materiais de embalagem sólidos.

3. Treinamento de funcionários 

Coleta e embalagem de pedidos online é diferente de vender na loja. Embora não seja nenhuma ciência de foguetes, os funcionários ainda devem ser devidamente treinados. 

Isso inclui um protocolo para separação, verificação dupla do conteúdo do pedido e embalagem correta dos pedidos para envio.

4. Parceria com transportadoras

Para enviar da loja, você precisa de uma transportadora para retirar seus pedidos. Na maioria dos casos, você pode contar com sua (s) operadora (s) regular (es) para fazer isso. 

Esteja ciente de que coletas em vários locais, em vez de apenas em seu depósito centralizado, podem impactar as taxas de envio. Por este motivo, pode-se também ter como objetivo uma abordagem localizada, em que as lojas atendem aos pedidos online para a cidade / região em que estão localizadas. 

5. Compensação de equipe

Muitos varejistas lutam para compensar as pessoas certas pelas vendas feitas online. Especialmente quando uma estrutura de franquia está envolvida ou o varejo online e offline são entidades separadas dentro da empresa. Portanto, antes de implementar uma estratégia de ship from store, pense em como suas lojas individuais se beneficiam do atendimento de pedidos online. 

Talvez até reavalie os bônus que você dá à sua equipe de vendas. Da mesma forma, determine se você deseja que as lojas também compartilhem os custos do conceito de envio da loja.

Entrega rápida no e-commerce

Transporte de Carga Fracionada

O ship from store oferece grandes vantagens para varejistas e clientes. Ao enviar pedidos diretamente das lojas, comerciantes podem disponibilizar a entrega no mesmo dia em grande escala, dando a eles uma vantagem única sobre os concorrentes e usando verdadeiramente suas lojas físicas como parte de sua estratégia omnichannel. 

No entanto, a Ship From Store deve continuar dividindo espaço com o modelo tradicional. As lojas locais dos varejistas possuem um estoque pequeno e uma menor variedade de produtos disponíveis, um centro de distribuição sempre será específico e importante, ou seja, o SFS é um modelo que veio para ficar, mas que sempre irá complementar o tradicional.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier é uma transportadora com foco na entrega rápida, que conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier oferece soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, atendendo todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta o melhor serviço de entrega para o seu e-commerce.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *