Tecnologias que todo site de comércio eletrônico precisa ter

Tecnologias que todo site de comércio eletrônico precisa ter

É difícil achar uma faceta dentro da indústria que não tenha sido tocada pela tecnologia, e o setor de comércio eletrônico não é exceção.

Tecnologias como big data e aprendizado de máquina estão abrindo caminho para a automação robótica, a transferência instantânea de dados e uma variedade de dispositivos interessantes.

comercio-eletronico-tecnologias-flashcourier

Comércio eletrônico: tecnologias que estão redefinindo o atendimento no varejo online

Lojas online de sucesso estão definindo um novo padrão de atendimento ao implementar tecnologias como inteligência artificial (IA), chatbots e assistentes de voz em suas operações. 

Esses recursos ajudam a fornecer excelentes experiências ao cliente por meio de comunicação instantânea, possibilitando o suporte automatizado, gerenciamento e segurança de dados e muito mais.

Muitas lojas online já possuem software de e-commerce integrado, mas para se manter competitivo, qualquer site de comércio eletrônico deve pensar seriamente em investir nas tecnologias a seguir:

Inteligência Artificial (IA) 

O uso de IA revela informações valiosas sobre as preferências do cliente, orientando as campanhas de marketing. Esse recurso também possibilita automação e transferência de operações de gerenciamento de dados para aumentar o desempenho do e-commerce. 

No mundo do varejo e do comércio eletrônico, a IA é utilizada para otimizar vários aspectos dos negócios, tais como:

Experiência do usuário personalizada

Mais de 80% das empresas acreditam que a experiência do usuário é importante para melhorar as vendas e conversões

IA, big data e aprendizado de máquina oferecem análises e previsões sobre os padrões de comportamento do cliente, o que ajuda a loja a fazer recomendações sobre produtos e serviços de seu interesse. 

Gerenciamento automatizado de campanhas

Os padrões de comportamento do usuário são a força motriz por trás de qualquer campanha de marketing. Usando a IA, as empresas são capazes de atingir clientes potenciais e existentes, observando esses dados.

Conteúdo e anúncios podem ser criados com um tom que envolva vários públicos e colocados na plataforma de mídia correta para capturar sua atenção. 

A nuvem

É difícil encontrar uma empresa de comércio eletrônico de sucesso que não tenha pelo menos um aspecto de suas operações comerciais postado na nuvem. 

Especialmente para um e-commerce, um ERP em nuvem pode melhorar a velocidade de entrega, tornar a loja mais adaptável e trazer estabilidade e crescimento para os negócios.

Chatbots

Reconhecidos por suas taxas de satisfação do cliente e disponibilidade em larga escala, os chatbots mudaram de uso limitado em call centers para aplicativos de site de comércio eletrônico amplamente difundidos. 

Em vez de fornecer informações via telefone, os sites que utilizam chatbots podem oferecer uma variedade de serviços e soluções.

Assistência ininterrupta

Os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para fornecer quaisquer respostas e soluções que um cliente possa precisar. 

Ter essa comunicação automatizada é valioso para as empresas, pois libera os funcionários para se concentrarem em outras operações de negócios e permite o atendimento em maior escala.  

Evolução inteligente

Você já ouviu falar em árvore de decisão? Construída em um algoritmo de chatbot, as árvores de decisão usam aprendizado profundo e de máquina para automatizar processos de negócios complexos.

Ao abordar as perguntas e preocupações mais comuns dos clientes, os chatbots podem expandir sua árvore de decisão. Para isso, um chatbot pode obter informações sobre se ajudou ou não um cliente. Se o cliente ficou satisfeito, essas informações podem ser repassadas a outro consumidor com uma dúvida semelhante. Se não, o chatbot pode continuar fazendo perguntas até fornecer ao cliente as informações que ele procura. Depois de responder ao consumidor, o chatbot tem mais opções em sua árvore de decisão para ajudar outros no futuro.

Enviar informações de envio e rastreamento

É uma incomodação para os clientes ter que inserir informações de envio sempre que desejam fazer um pedido no seu site de comércio eletrônico favorito. 

Os chatbots gravam essas informações e podem fornecer detalhes de rastreamento de remessa em tempo real para os clientes. Isso também auxilia as operações de depósito, já que eles podem se concentrar na cadeia de suprimentos e no atendimento de pedidos.

Assistentes de voz

Assistentes de voz como Siri, Amazon Echo e Google Home estão se tornando cada vez mais populares por sua conveniência na busca e compra de produtos

Empresas de comércio eletrônico devem apostar nos recursos que essa tecnologia oferece para capturar uma nova onda de consumidores.

Listas de compras

Muita gente prefere automatizar suas necessidades de compras contínuas do que entrar num site (ou loja) todos os meses para comprar seus itens essenciais. 

Por meio de assistentes de voz, as pessoas podem compilar listas de compras – ordenando o que precisam. Essa tecnologia aprende as preferências dos usuários e pode ajudar marcas a fidelizar o cliente

Se um assistente de voz souber que uma pessoa deseja um produto de determinada loja mensalmente, por exemplo, ele pode adicioná-lo à lista de compras. Isso ajuda as empresas na previsão de vendas e no equilíbrio do gerenciamento de pedidos.

Tecnologia assistiva

No mundo do marketing, a tecnologia assistiva e o comércio de voz estão ajudando a alcançar uma ampla variedade de novos públicos – não apenas a geração mais jovem que está usando novos dispositivos, mas também os deficientes visuais. 

Ao usar a tecnologia de fala para texto, os deficientes visuais podem acabar com as dificuldades impostas pela experiência de pesquisa tradicional e solicitar o que precisam por meio de novos recursos assistivos em desenvolvimento.

Entregue a melhor experiência possível ao cliente

Retenção de clientes no comércio eletrônico: o que você precisa saber

Inteligência artificial, chatbots e assistentes de voz estão se tornando necessários para o sucesso de qualquer negócio de comércio eletrônico. 

Para acompanhar os tempos, as empresas devem se adaptar a essas novas tecnologias, que atraem melhor os clientes potenciais e existentes, aprimorando o atendimento.

Um dos maiores desafios de uma loja virtual é garantir que todo o processo de compra online seja perfeito, desde o check-out no site, atendimento do pedido, picking e packing e transporte até o endereço do cliente. Isso exige experiência, infraestrutura e tecnologia.

Especializada em entrega rápida para e-commerce, a Flash Courier atua há mais de vinte anos com serviços de logística, coleta e entrega de encomendas no mercado nacional e internacional.

Para saber mais, visite nosso site e confira todas as vantagens que oferecemos aos nossos parceiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *