6 serviços que você pode terceirizar no e-commerce

6 serviços que você pode terceirizar no e-commerce

Todo e-commerce costuma chegar a um momento em que percebe que não consegue ou que não faz sentido fazer tudo internamente. 

Isso pode acontecer logo no início, simplesmente porque o tempo, as habilidades ou outros recursos não estão disponíveis na empresa. Ou pode vir mais tarde, à medida que a empresa cresce e começa a procurar maneiras de se tornar mais eficiente.

Se um desses cenários se aplica ao seu comércio eletrônico, talvez seja hora de considerar a terceirização.

6 serviços que você pode terceirizar no e-commerce

O que é terceirização?

Terceirização refere-se à contratação de terceiros (outras empresas ou profissionais) para executar determinadas tarefas ou processos de uma empresa. 

O operador terceirizado pode trabalhar nas instalações da empresa contratante ou em local próprio, de maneira remota, dependendo do tipo de trabalho que foi contratado para realizar.

Tradicionalmente, no caso de um e-commerce, a terceirização de serviços costumava ocorrer exclusivamente na área de logística e entrega de produtos.

No mercado competitivo de hoje, porém, você pode optar por terceirizar muitas outras tarefas.

O que pode ser terceirizado no e-commerce?

Vamos analisar algumas atividades que você pode terceirizar no seu e-commerce.

Podem haver outras que se apliquem ao seu negócio específico, então fique atento.

Em seguida, para cada possibilidade, considere os prós e os contras da terceirização para o seu negócio, além de possíveis alternativas.

1. Plataforma de comércio eletrônico e infraestrutura de TI 

A criação e administração de um e-commerce requer o design, desenvolvimento e manutenção de um site, além de hospedagem de soluções e backups, entre outras coisas.

A menos que você tenha conhecimento nessa área ou recursos internos disponíveis para fazer tudo isso e se dedicar continuamente a essa atividade, faz sentido terceirizar sua plataforma de comércio eletrônico para um SaaS.

Um provedor especializado também pode aconselhá-lo sobre outras soluções, como integrações e plug-ins, para economizar ainda mais tempo e dinheiro.

2. Marketing

Embora você possa executar algumas ações básicas de marketing, como atualizações em redes sociais, há outras atividades que exigem conhecimentos específicos e/ou tempo de sobra para serem implementadas. 

Você pode terceirizar esses serviços, principalmente se sua empresa for relativamente nova e dispor de recursos internos limitados. 

Também tenha em mente que os especialistas provavelmente farão esse trabalho melhor e mais rapidamente, economizando e, de fato, ganhando mais dinheiro a longo prazo.

Algumas das áreas de marketing que você pode considerar terceirizar são as seguintes:

  • Marketing de mídia social: Para fazer isso bem, é preciso certa paixão por mídias sociais, um cronograma mensal bem planejado, monitoramento contínuo dos resultados e tempo para responder rapidamente aos clientes que se comunicam via esses canais.
  • SEO / SEM: trabalhar isso definitivamente requer conhecimento e experiência, bem como as ferramentas certas.
  • Marketing por e-mail: obtenha conselhos de especialistas sobre a melhor forma de fazer isso. É indicado automatizar o máximo possível, integrando seu comércio eletrônico a um software de e-mail marketing.
  • Análise e relatórios: a integração do Google Analytics ou outro software de análise ao seu site fornecerá muitos dados sobre o desempenho da sua loja online. Porém, pode ser preciso um especialista em marketing para interpretá-los para você.
  • Gerenciamento de reputação: fique de olho no que está sendo dito sobre sua marca com um software de “escuta”, como o SocialMention. Um especialista pode ajudá-lo a gerenciar sua reputação continuamente ou apenas durante uma crise
  • Criação de conteúdo: no mínimo, você precisa de conteúdo para o seu site e material promocional. Se blogs, mídias sociais e newsletter também fazem parte do seu plano de marketing, você precisa de um fluxo contínuo de conteúdo bem pesquisado e bem escrito para esses canais. Este é um trabalho demorado, mas muito necessário no mercado competitivo de hoje.

3. Logística

Há muitos aspectos envolvidos na logística de um e-commerce, incluindo o recebimento de novos produtos, armazenamento e gerenciamento do estoque, processamento de pedidos e, em seguida, embalagem e entrega.

Quantas e quais dessas tarefas você consegue fazer internamente depende de seus recursos e de sua experiência em logística.

Como esses processos exigem uma infraestrutura complexa e bem organizada, muitos e-commerces optam pela contratação de um Operador Logístico Terceirizado (3PL).

Nesse caso, todas as atividades associadas à logística, como embalagem e envio de pedidos, ficam aos cuidados de uma equipe especializada em executar  serviços dentro deste segmento.

4. Atualizações sobre os produto 

Para administrar um site de e-commerce bem-sucedido, é necessário manter todas as informações do produto atualizadas constantemente.

Isso envolve o gerenciamento de status de estoque e imagens atualizadas dos produtos, bem como a criação de descrições exclusivas de cada item otimizadas para SEO

Este é um trabalho ideal para terceirizar para freelancers ou para fazer usando um serviço de entrada de dados de produtos em massa.

A integração do site de comércio eletrônico ao sistema ERP eliminará muitos desses processos manuais, terceirizando-os para o software.

5. Atendimento ao cliente 

Um excelente serviço de atendimento ao cliente é um dos aspectos mais críticos na boa avaliação de um e-commerce, e a contratação de especialistas nessa área garante que você execute bem essa função. 

Pense em quais aspectos desta área você gostaria de terceirizar, como telefone, email e/ou chat online, e considere opções como o Zendesk , por exemplo. 

Considere também terceirizar esse serviço em determinados horários, por exemplo, em feriados, após o expediente ou nos fins de semana, para que seu cliente possa ter contato com a sua empresa 24 horas por dia, sete dias por semana.

6. Finanças

Existem algumas áreas das finanças de um e-commerce que você pode ser capaz de resolver, especialmente no início. Porém, à medida que sua empresa cresce, o uso de software apropriado para funções como contabilidade e folha de pagamento tornará isso muito mais fácil

Mas, fique atento, quando se trata de decisões financeiras estratégicas ou conformidade tributária, é melhor consultar um especialista desde o início.

Seu site de comércio eletrônico pode ser integrado ao seu sistema financeiro ou contábil. Assim como uma integração de ERP, automatizar a maior parte do processo de pedidos e faturamento facilita sua vida.

Terceirização da logística no e-commerce

Terceirização da logística no e-commerce

A terceirização das áreas do seu comércio eletrônico que consomem muito tempo ou que você não tem os recursos ou a experiência necessária para lidar internamente, faz sentido para os negócios. 

Afinal, investir em processos eficientes que aproveitam ao máximo seus recursos podem otimizar seus resultados.

Não espere até que você esteja sobrecarregado para contratar a ajuda necessária ao bom funcionamento da sua loja virtual.

Atrasar a entrega de pedidos pode prejudicar a sua marca e impede que você foque totalmente no crescimento dos seus negócios.

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