Porque o comércio eletrônico é a melhor opção para novos empreendedores

Porque o comércio eletrônico é a melhor opção para novos empreendedores

O comércio eletrônico cresce rapidamente no mundo, e no Brasil não é diferente. Estamos vivendo um momento em que a internet é parte integrante de nossas vidas, e o e-commerce está se tornando uma necessidade para varejistas de todos os segmentos, incluindo empresas B2B.

A boa notícia é que nunca foi tão fácil para PMEs entrarem nesse mercado e alcançarem bons resultados. 

Porque o comércio eletrônico é a melhor opção para novos empreendedores

Benefícios do comércio eletrônico para PMEs

Se o comércio eletrônico no Brasil já apresentava crescimento contínuo nos últimos anos, com a pandemia do COVID-19 os números definitivamente aumentaram, tornando-o uma forma de negócio difícil de ignorar.

Dados recentes mostram que a pandemia provocou um salto na participação das vendas online no faturamento das empresas do comércio varejista brasileiro. Antes da crise sanitária, o e-commerce representava, em média, 9,2% da receita. Mas, em julho do ano passado, com apenas quatro meses de pandemia, essa marca mais do que dobrou e foi para 19,8%. E, em junho deste ano, já estava em 21,2%.

Os dados fazem parte de um recorte especial da sondagem, obtido com exclusividade pelo Estadão. 

“O resultado confirma com números a hipótese de que as empresas aceleraram o processo de digitalização ao longo da pandemia, principalmente para minimizar os impactos negativos da queda de circulação de pessoas nas lojas físicas”, observa o economista Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio, feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Esse cenário forçou uma rápida digitalização que ocorreu praticamente de maneira uniforme em empresas de todos os tamanhos: pequenas, médias e grandes.

Além disso, um grande número de pessoas buscou uma nova forma de ganhar dinheiro durante os meses de reclusão, ocasionando um boom na abertura de novas lojas online.

Motivos para o comércio eletrônico aparecer entre as principais opções de negócio para novos empreendedores não faltam, conforme vamos ver a seguir:

Aumento do alcance dos negócios

Uma das vantagens mais significativas do comércio eletrônico é que ele acaba com os limites físicos do seu negócio.

O e-commerce permite que sua empresa se posicione contra concorrentes muito maiores e expanda seu alcance geográfico além de sua comunidade, alcançando todo o país e até mercados estrangeiros.

À medida que seu negócio se expande, sua base de clientes também aumenta, o que impacta diretamente no número de vendas. Com o aumento da receita, você pode aumentar sua linha de produtos e/ou investir em marketing para captar cada vez mais consumidores.

Custos operacionais mais baixos

É barato configurar uma operação de comércio eletrônico graças às plataformas de baixo custo (marketplaces). 

Esses serviços tornam mais fácil para os empreendedores iniciarem uma loja online com tudo que precisam, desde um site atraente e compatível com dispositivos móveis, até recursos avançados de gerenciamento de estoque e envio

Claro, existem muitos detalhes a serem resolvidos e desafios a superar, mas seu investimento inicial será relativamente baixo, especialmente em comparação com a criação de uma loja física.

Melhor entendimento do seu público-alvo

A beleza do e-commerce é a quantidade de informações que você pode colher sobre seus clientes graças a dados recolhidos por softwares como o Google Analytics.

Você pode acompanhar de onde eles vêm, para onde vão no seu site e o que compram. Você pode então usar os dados para otimizar sua loja online. Quais são seus produtos mais populares? Onde as pessoas saem do site? Quais ajustes de design e promoções geram aumento nas vendas

Você também pode usar muitos desses insights para impulsionar as vendas em sua loja física.

Meios de melhorar a experiência do cliente

Um número cada vez maior de consumidores está comprando online, mas muitos também desejam uma experiência na loja – a capacidade de tocar e experimentar a mercadoria enquanto recebe conselhos de sua equipe. Um site de comércio eletrônico oferece aos clientes o melhor dos dois mundos.

Seu site proporcionará aos clientes a conveniência de fazer compras 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar. É possível tornar a experiência deles ainda melhor usando os recursos tecnológicos certos.

Ao mesmo tempo, você pode usar sua loja para aumentar suas vendas online, equipando seus funcionários com smartphones ou tablets. Eles podem mostrar produtos aos compradores online e até mesmo receber pedidos na hora.

Construir uma reputação para sua marca com mais rapidez

A propaganda boca a boca ainda é um dos métodos de marketing mais eficazes que existem e pode ajudar qualquer marca a se tornar viral da noite para o dia. 

Embora seja difícil obter avaliações dos clientes em um ambiente de varejo, é muito confortável e sem complicações online. Você pode pedir que seus clientes deixem opiniões e depoimentos sobre o que acharam do seu produto/serviço no seu site e redes sociais.

Essas avaliações ficam disponíveis para que todos possam ver e isso ajuda a construir credibilidade para a sua marca e influencia novos usuários a comprarem com você.

3 dicas simples para ter sucesso no comércio eletrônico

Agora que você já conhece algumas das principais vantagens de investir em e-commerce, veja algumas dicas bastante simples para ajudá-lo a ter sucesso nesse segmento:

1. Comece pequeno

Não se preocupe em criar um site enorme e sofisticado com centenas de produtos. Comece com um site de comércio eletrônico gratuito ou de baixo custo e teste três ou quatro produtos para avaliar o interesse do cliente enquanto aprende sobre o processo de atendimento de pedidos.

2. Teste, aprenda, melhore

Não espere ser perfeito em seus primeiros esforços. A tecnologia permite que você experimente as coisas de forma rápida e econômica. Aproveite isso para melhorar sempre!

3. Seja atraente

Apresente imagens de produtos atraentes, descrições claras e um layout de fácil navegação, para que os visitantes possam encontrar rapidamente o que procuram e fazer uma compra. Além disso, atraia e envolva sua audiência com conteúdos divertidos e educacionais.

Tenha os parceiros certos e transforme seu e-commerce em um negócio de sucesso

Entrega de pedidos: como o frete pode aumentar as vendas no comércio eletrônico

Como vimos, as vantagens do comércio eletrônico são muitas. Economiza tempo e energia, permite que você venda seu produto ou serviço para um grande público e necessita de baixo investimento inicial. 

Uma das poucas preocupações que um empreendedor online costuma enfrentar se refere ao manuseio e a entrega dos produtos aos clientes que moram em diferentes regiões. 

A boa notícia, é que a medida que seu negócio cresce e as operações logísticas se tornam mais complexas, você pode contar com um operador logístico terceirizado (3PL) para lhe ajudar com tudo, desde a armazenagem de estoque, até seleção e embalagem do produto (picking e packing) e envio para o destinatário.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Para saber mais, visite nosso site e conheça nossas opções! 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *