Varejo online: Importância da logística para lidar com o aumento da demanda 

Varejo online: Importância da logística para lidar com o aumento da demanda 

A Black Friday e a Cyber Monday estão se aproximando rapidamente, como os dois dias de maior venda no varejo online do ano. 

Quer sua empresa gerencie sua cadeia de suprimentos internamente ou use um parceiro 3PL, o planejamento logístico em épocas de pico como esta requer o uso das melhores práticas da indústria.

Varejo online: Importância da logística para lidar com o aumento da demanda 

Como o varejo online deve se preparar para as vendas de fim de ano

Não é segredo que os dias entre Black Friday e Natal representam o período de maior movimento do ano no varejo online.

A Black Friday esse ano promete alcançar novamente números recordes de venda e, com tanta expectativa, as empresas logísticas precisam se organizar com antecedência para atender à alta demanda de entregas do fim do ano

Segundo o CEO do grupo logístico MOVE3, Guilherme Juliani, é importante que os lojistas estejam preparados para demandas maiores que o normal: “Além de planejar e organizar o estoque, ter uma parceria com transportadoras de confiança e que sejam capazes de cumprir prazos é essencial. A etapa final da compra, a entrega dos produtos, é determinante para a fidelização dos clientes. Se o produto chegar no tempo certo, em bom estado, tudo isso faz com que o consumidor retorne ao e-commerce no futuro”.

As práticas recomendadas de planejamento da cadeia de suprimentos incluem:

Treinamento cruzado

Prepare sua equipe para que todos possam assumir qualquer função que tenha mais demanda durante a alta temporada no varejo online. 

Certifique-se de que todos os seus funcionários recebam treinamento cruzado ao longo do ano para que a Black Friday e a Cyber ​​Monday não o deixem com uma força de trabalho desequilibrada. 

Diluição da demanda

Nos últimos anos, os varejistas têm começado suas vendas da Black Friday cada vez mais cedo. Algumas plataformas de comércio eletrônico, como a Amazon, iniciam suas ofertas durante toda a semana que antecede a data oficial, ou até mesmo durante todo o mês de novembro.

As ofertas antecipadas da Amazon tem como objetivo aliviar os gargalos de envio ao distribuir os pedidos durante um período maior. As táticas de planejamento da cadeia de suprimentos, como expandir as janelas de venda, são uma ótima maneira de diluir a demanda em um período de tempo mais gerenciável.

Parceria com 3PL

Black Friday e Cyber ​​Monday são as épocas do ano em que seu provedor de logística terceirizado agrega ainda mais valor à sua operação. 

Use kits e embalagens para preparar itens de alta demanda e deixá-los prontos para envio. Você também pode usar sua previsão de vendas, grupos de foco e pesquisas realizadas ao longo do ano para estabelecer itens de tendência, e certificar-se de que as lojas e armazéns estejam abastecidos com uma grande quantidade deles. 

Pergunte ao seu 3PL se ele oferece armazenamento temporário ou overflow para lidar com o aumento do estoque em épocas de pico. Pergunte também se oferece preparo de kits personalizados para incluir bônus especiais de Natal com seus itens populares. Esses tipos de promoções podem contribuir para uma ótima experiência do cliente que não passará despercebida mesmo nesta época movimentada do ano.

Equipe satisfeita

Não há pior momento para perder funcionários do que no meio da época de pico de vendas do varejo online. No entanto, devido ao ambiente de alto estresse de um depósito de distribuição, juntamente com as horas de trabalho extras, esta época do ano apresenta alto risco de rotatividade de colaboradores. 

Maior satisfação no trabalho leva a maior produtividade, e a Black Friday não é época do ano para negligenciar seu compromisso com a cultura da empresa. 

Tanto quanto possível, tente ser leve e manter uma comunicação aberta, conversando com os funcionários para ter certeza de que eles se sentem valorizados e cuidados durante um momento tão crítico para a logística.

Ship from store e Lockers

O modelo ship from store é uma forma de entrega rápida, que faz das lojas um centro de armazenamento e distribuição.

A compra é feita no varejo online e, em poucas horas, o produto chega ao destinatário, pois saiu diretamente da loja física mais perto do cliente. 

Entregas como essa são úteis para quem tem urgência nos pedidos, e são comuns principalmente entre as grandes redes, mas não são restritas a elas. 

Outra opção para acelerar o processo de entrega são os lockers que operadores logísticos que atuam em todo território nacional, como a Flash Courier, tem instalados em pontos estratégicos de grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Ao invés do recebimento em casa, o consumidor busca sua encomenda em um dos armários, que é aberto com um código enviado via WhatsApp, garantindo a segurança do produto e do armário. 

Além de flexibilizar a entrega, que não depende mais da permanência de alguém em casa para receber o entregador em horário comercial, a instalação de lockers permite que os veículos de frete façam trajetos menores, com menos paradas, reduzindo a emissão de gases poluentes. 

Acelere a entrega nesta Black Friday!

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O planejamento logístico no varejo online é colocado à prova durante os períodos de pico, como a Black Friday e a Cyber ​​Monday, mas com a preparação adequada e uma gama flexível de opções, seu e-commerce pode enfrentar esses desafios com agilidade. 

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens, montagem de kits e frota própria e nova.

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional.

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