Embalagens para transporte: como proteger seus produtos durante o envio

Embalagens para transporte: como proteger seus produtos durante o envio

As embalagens para transporte são um negócio em expansão por si só, com especialistas em logística em todo o mundo esperando ansiosamente pelo desenvolvimento de novos materiais e opções mais sustentáveis.

Quando se trata de escolher o pacote ideal, a capacidade de proteção é o fator mais importante a ser considerado. Afinal, remessas danificadas ou quebradas significam prejuízo para o seu negócio.

Embalagens para transporte: como proteger seus produtos durante o envio

Como escolher embalagens para transporte de encomendas

Escolher a embalagem perfeita para garantir que seus produtos sobrevivam ao processo de envio é essencial para manter seus clientes satisfeitos. 

Encher pacotes com materiais adequados ajuda a estabilizar os itens enquanto eles viajam para os destinos pretendidos. No entanto, é preciso saber exatamente o que usar.

Encontrar embalagens para transporte que funcionem bem para os tipos de produtos que você vende faz parte do core do seu negócio, e com certeza impacta no seu crescimento.

Vamos dar uma olhada em algumas opções populares que existem no mercado e quais são seus prós e contras.  

Almofadas de ar

almofada-de-ar

A almofada de ar é uma solução relativamente nova no mundo das embalagens para transporte, mas já conquistou seu lugar nos processos de packing de muitas empresas.

Prós

  • Não são abrasivas, o que as torna uma ótima combinação para itens lisos que são facilmente arranhados.
  • São ótimas para preencher grandes vazios em sua embalagem, sem o custo associado a opções de preenchimento mais denso.
  • São normalmente infladas conforme necessário com uma máquina especial. Isso as torna muito mais fáceis de transportar e armazenar do que as alternativas comuns.

Contras

  • Podem não ser adequadas para itens com alto risco de quebra.
  • Não funcionam bem para produtos particularmente pesados ​​ou itens com bordas recortadas.

Almofadas de ar são comumente usadas ao enviar as seguintes categorias de produtos: eletrônicos, artigos esportivos e decoração para casa.

Papel Kraft 

papel-kraft

Papel Kraft é uma solução simples de envio que evita problemas com arranhões e danos durante o transporte. Também pode ser usado para melhorar a apresentação e experiência pós-compra do cliente.

Prós

  • Pode ser usado de maneira criativa para oferecer uma experiência de unpacking mais agradável para seus clientes.
  • É versátil e pode ser enrolado ou empilhado como preenchimento de espaços vazios em qualquer tamanho de caixa. 
  • É reciclável por varejistas de comércio eletrônico e consumidores.

Contras

  • Moldar o papel kraft para preencher espaços vazios pode levar tempo.
  • Essa opção também pode pesar mais do que outras alternativas, aumentando seus custos de envio.

O papel Kraft é comumente usado ao enviar as seguintes categorias de produtos: livros e produtos pesados.

Plástico Bolha

plastico-bolha

O outrora onipresente plástico bolha tem visto a sua popularidade cair com a adoção súbita de almofadas de ar, mas esse icônico preenchimento para embalagens de transporte ainda atende às necessidades de segurança, permanecendo em uso.  

Prós

  • Oferece proteção bastante excepcional até mesmo para os itens mais frágeis, quando usado corretamente.
  • Ajuda a reduzir a quantidade de espaço de embalagem que suas remessas exigem, eliminando despesas desnecessárias no processo.

Contras

  • Este material não é ecologicamente correto.
  • O plástico bolha também é um pouco difícil de armazenar. Como ocupa muito espaço quando não está em uso, é menos eficiente do que outras alternativas.

O plástico bolha é comumente usado ao enviar as seguintes categorias de produtos: itens pequenos e frágeis, itens grandes e pesados ​​(até mesmo móveis).

Papelão Picado 

papelao-picado

O papelão é um dos componentes principais dos processos de envio, mas este material também pode ser usado para adicionar enchimento nas embalagens para transporte.

Prós

  • Pode ser produzido a partir de materiais reciclados, o que o torna uma solução mais ecológica. 
  • Armadas com uma trituradora de papel industrial, as empresas podem criar seu próprio papelão picado para preencher as caixas de envio.

Contras

  • Não é necessariamente muito macio, por isso pode causar riscos em itens frágeis.

O papelão picado é comumente usado ao enviar as seguintes categorias de produtos: itens pequenos e pesados ​​(especialmente aqueles feitos de vidro), itens com formas irregulares e itens com superfícies ásperas.

Preenchimento Moldado

polpa-moldada

Os preenchimentos moldados oferecem um grau de personalização para embalagens de e-commerce que outras opções simplesmente não conseguem.

Produzidos com papelão ou isopor, esses materiais de preenchimento podem ser modelados para combinar com os contornos da caixa e do próprio item. No entanto, eles não são uma solução perfeita para todos os casos.

Prós

  • Moldes de isopor altamente personalizáveis ​​e recortes de papelão podem proteger quase qualquer tipo de item.
  • Ao se adaptar ao formato da caixa, essa forma de preenchimento ajuda a preservar a aparência da embalagem externa durante o transporte. 
  • Opções como polpa moldada produzem resultados leves que reduzem os custos de envio.

Contras 

  • Podem ser volumosos para armazenar antes do uso.
  • O preenchimento moldado feito de isopor não é particularmente ecológico.

São comumente usados ​​ao enviar as seguintes categorias de produtos: itens de alto valor, máquinas, e dispositivos eletrônicos grandes.

Quais tipos de embalagens para transporte escolher para o meu e-commerce?

Todas as opções de embalagens para transporte listadas tornam possível proteger os produtos ao enviá-los – não importa a distância que estejam viajando. 

Em última análise, selecionar a opção certa se resume a equilibrar eficácia, facilidade de uso e despesa estimada. 

Sua melhor aposta será a solução que se encaixa no seu orçamento – sem forçar uma experiência inconveniente de desempacotamento para seus clientes ou falhar com a segurança do produto.

Se você tem dúvida sobre a melhor forma de embalar sua mercadoria para envio, pode terceirizar esse serviço para um operador logístico experiente.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos). 

Especializada no transporte de carga fracionada e entrega expressa, visite nosso site e entenda porque somos a melhor solução para o seu negócio.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *