5 Tendências no Comércio Eletrônico para 2022

5 Tendências no Comércio Eletrônico para 2022

O ano está quase acabando e muitas empresas já estão de olho nas tendências no comércio eletrônico para 2022.

Isso significa que é época de determinar onde é preciso investir para garantir mais vendas, melhores margens e clientes mais satisfeitos.

5 tendências no comércio eletrônico em 2022

Tendências no comércio eletrônico para 2022

O comércio digital está sempre de olho nas informações sobre o seu desempenho no ano atual e como ele se compara aos anos anteriores. No entanto, também é preciso ter uma perspectiva sobre o que o mercado exigirá no futuro.

Apenas algumas semanas se passaram desde que Mark Zuckerberg apresentou não apenas qual será o novo nome da sua empresa, mas também o que está por vir: um ecossistema com realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), Modelos 3D, avatares e muitos outros recursos – todos com o objetivo de gerar experiências imersivas em várias áreas de nossas vidas. 

Análises apontam um mundo construído sobre ecossistemas colaborativos, no qual o digital terá o papel principal.

Nesse contexto, destacam-se cinco tendências no comércio eletrônico que as marcas devem ter em mente para 2022.

1. Backoffice Omnichannel

É possível que você esteja se perguntando: por que backoffice? A realidade é que os clientes já estão se comportando de maneira omnichannel.

Para acompanhar essa tendência, as marcas precisam escolher uma plataforma omni channel, integrar todos os sistemas (ERP, CRM, plataforma de comércio eletrônico, WMS, etc.), unificar as políticas da empresa e, o mais importante, processos, pessoas e cultura. 

Tudo começa com a cultura, pois é preciso fazer com que toda a empresa acredite no omnichannel para que a estratégia funcione de forma verdadeira e plena. 

Lembre-se de que:

  • De acordo com o Google, os compradores omnichannel têm um valor de vida útil do cliente (CLV) 30% maior do que aqueles que compram usando um único canal;
  • 50% dos compradores esperam poder comprar online e retirar na loja, de acordo com a Forrester;
  • A frequência de compra e o valor médio do pedido (AOV) são 250% e 13% maiores, respectivamente, em operações omnichannel em comparação com cenários de canal único;
  • Da mesma forma, a taxa de retenção de clientes é 90% mais alta para omnichannel versus canal único. 

2. Venda Social

A venda social vai muito além de ter uma presença nas mídias sociais. Com mais de um terço da população tendo contas em redes sociais, não restam dúvidas de que esse canal precisa ser monetizado.

Uma das formas de conseguir isso é ter ferramentas que permitam aos serviços de atendimento ao cliente, aos gestores das redes e aos vendedores, converter seguidores em clientes.

Tudo está acontecendo nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, TikTok), onde o consumidor tem a oportunidade de ler as avaliações de outras pessoas ou entrar em contato com o vendedor diretamente antes de comprar o produto. 

As empresas que entram no comércio social são capazes de entrar na vida cotidiana dos consumidores, criar histórias, despertar emoções e obter feedback valioso. 

Como parte do Social Commerce, há uma nova tendência chamada Live Shopping, que é o que veremos a seguir.

3. Live Shopping

Intimamente ligado à tendência anterior está o Live Shopping, que é mais uma forma de monetizar o conteúdo social

Em suma, o Live Shopping nada mais é do que a experiência de compra online que combina streaming de vídeo ao vivo com as funcionalidades de uma loja digital tradicional. Considerado por muitos especialistas do setor como uma das maiores tendências no comércio eletrônico, é baseado no engajamento do cliente com o vendedor ou um influenciador que ocorre durante uma transmissão ao vivo.

O promotor da marca mostra o produto, seu design e funcionalidade, e os clientes têm a oportunidade de fazer perguntas. Além disso, como parte do Livestream, há um link para a loja online. 

O método de venda é muito direto e bastante novo, por isso podemos esperar que cresça muito no primeiro semestre de 2022.

4. Diversidade de métodos de pagamento

A satisfação do cliente está nas pequenas coisas. A diversidade de métodos de pagamento é uma delas. É a última etapa em todo o processo de compra e pode impactar fortemente na taxa de abandono do carrinho de compras.

Permita que os clientes paguem da maneira que desejam e mantenha as coisas simples. De acordo com um relatório da Emarketer, mais de 50% de todas as compras serão feitas por meio de um smartphone até 2025.

Exceto para pagamento por cartão de crédito, transferência bancária, PayPal e outros, a tendência é crescente para a compra parcelada.

5. Entrega rápida na última milha

Você já ouviu falar sobre cidades de 15 minutos? Cada vez mais ouvimos falar dessa tendência em que o mundo caminha, para a construção de cidades que ofereçam tudo que um ser humano precisa em um raio de 15 minutos. 

Pense em mantimentos, médicos, escolas, entretenimento – tudo o que uma pessoa mais precisa estará a menos de 15 minutos de distância.

O que isso significa para as empresas é que a conveniência está ganhando cada vez mais importância. E conveniência significa estar presente onde e quando o cliente precisar. 

Isso representa enormes desafios para as marcas. Elas precisam desenvolver mais lojas físicas (operando tanto para vendas online quanto offline), começar a implementar o conceito de dark stores, aliar-se a operadores logísticos e contar com mais centros de distribuição. 

Além disso, isso exigirá mais (e mais rápidas) opções de entrega, implicando assim em parcerias com empresas terceirizadas de logística (3PL) que oferecem serviços como entrega expressa, ship from store, lockers e entregas programadas. 

Estamos até vendo lojas físicas sendo reestruturadas para serem abertas ao público e, ao mesmo tempo, ter um espaço de “backstage” como centro de atendimento da operação digital. 

Com certeza, essa será uma das tendências no comércio eletrônico que perceberemos se fortalecer a cada ano.

Aperte o cinto, o futuro está aqui

tendecias-no-comercio-eletronico-flash-courier

Essas cinco tendências detalhadas acima permitirão que as marcas de comércio eletrônico construam uma proposta de valor única, graças a uma abordagem inovadora, na qual você estará investindo em ferramentas, pessoas e cultura. 

Apostar nesta fórmula garantirá ótimos resultados para as lojas online que desejam se diferenciar e aumentar suas vendas no e-commerce

Resumindo, treine sua equipe, reestruture seu e-commerce de acordo com essas tendências no comércio eletrônico e encontre o parceiro logístico (3PL) certo. 

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier conta com mais de 20 anos de experiência, tecnologia de rastreio, frota própria e soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e garanta o melhor serviço de entrega para o seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *