O que é uma Dark Store e qual sua importância para o varejo?

O que é uma Dark Store e qual sua importância para o varejo?

O termo “Dark Store” (loja escura) pode soar um tanto sinistro, mas, na realidade, representa uma das muitas ideias e conceitos brilhantes que ajudaram várias empresas de varejo a se manterem em operação durante a pandemia.

O que é uma dark store e qual sua importância para a logística?

O que é uma Dark Store?

Quando as coisas ficam difíceis, os comerciantes são criativos. Testemunhamos isso em todos os tipos de contextos no ano passado, à medida que os hotéis transformaram quartos vazios em espaços de trabalho compartilhados, e os restaurantes começaram a oferecer menus para viagem e entrega em domicílio. 

Foi nesse mesmo cenário que muitos varejistas converteram suas lojas físicas em “lojas escuras”.

Uma Dark Store é basicamente um local físico que foi transformado em um centro de distribuição. Porém, diferentemente dos centros tradicionais, elas têm tamanho reduzido e estão localizadas em áreas urbanas. 

O objetivo é encurtar a distância entre o produto e o cliente para permitir entregas no mesmo dia ou no dia seguinte. 

As dark stores podem ser chamadas, ainda, de microhub, minicentro de distribuição urbano, micro-fulfillment center ou hyper local fulfillment center.

Com as dificuldades enfrentadas pelas lojas físicas durante os períodos de quarentena no ano passado, o número de Dark Stores cresceu significativamente. Isso porque, mesmo confinadas, as pessoas não pararam de consumir. 

Apesar de a renda ter caído significativamente para muitos, os volumes globais de compras aumentaram, com o setor de varejo ganhando 35% em capitalização de mercado de fevereiro de 2020 a abril de 2021. 

Como funciona uma Dark Store?

Usar uma Dark Store para atendimento de pedidos é uma opção lucrativa para muitos tipos diferentes de varejistas.

As três opções de entrega mais comuns para Dark Stores são Curbside Pickup (coleta na calçada), retirada na loja e entrega em domicílio.

Curbside Pickup

No Curbside Pickup os clientes compram pela internet e retiram o produto no local indicado pelo vendedor, que geralmente consiste em um espaço de estacionamento onde um funcionário trará o pedido para que o cliente nem tenha que sair do carro. 

Isso fornece o mais alto nível de segurança para os clientes em uma perspectiva de pandemia. Mas também é uma maneira muito conveniente de fazer compras, que muitos consumidores passaram a apreciar.

Retirada na loja

Outra opção tradicional da Dark Store é ter uma área de retirada exclusiva dentro da loja, geralmente perto da entrada. Isso significa que os clientes não terão que percorrer todo o estabelecimento para retirar seus produtos.

Esta opção é conveniente tanto para consumidores quanto lojistas, uma vez que não há despesas de entrega.

Entrega em casa

A demanda por entrega em domicílio aumentou dramaticamente no ano passado e funciona muito bem para lojas escuras. 

Entrega em domicílio significa entrega sem contato rápida e conveniente e é perfeita para coisas como mantimentos e outros itens essenciais.

Benefícios das Dark Stores para o varejo

A pandemia acelerou a mudança no comportamento do consumidor que já estava acontecendo: uma mudança de lojas físicas para as compras online

Isso alterou permanentemente o cenário do varejo, e as marcas precisam se adaptar para permanecer relevantes e atraentes. 

Fechar algumas lojas e transformá-las em Dark Stores será o melhor caminho a seguir para muitas empresas.

Os benefícios das Dark Stores incluem:

Compras rápidas e sem contato

A recomendação de distanciamento social criou a necessidade e a demanda por atendimento livre de contato.

As Dark Stores permitem que os consumidores comprem em lojas físicas sem que precisem entrar. Eles podem fazer seu pedido online e retirá-lo ou enviá-lo. Dessa forma, as Dark Stores combinam a segurança nas compras online com a gratificação (quase) instantânea de receber seu produto rapidamente.

Facilidade de distribuição

Converter lojas físicas em lojas escuras é uma maneira inteligente de agilizar o atendimento de pedidos, incluindo uma variedade de opções de entrega e trazendo os produtos fisicamente mais perto do consumidor.

Gerenciamento de SKU melhorado

As mercearias se beneficiaram especialmente com o conceito de Loja Escura. Um dos motivos é que o Dark Stores pode melhorar o gerenciamento de SKU, concentrando-se nos recursos de armazenamento e clique e coleta. Em mantimentos, há quase tantos SKUs quanto clientes, então esta é uma grande vitória para esses varejistas.

Mais opções de produtos

Como os clientes não podem entrar nas Dark Stores, seu layout pode ser otimizado e planejado para aumentar o armazenamento e facilitar o picking e packing. A capacidade de armazenamento aprimorada significa maior variedade de produtos, e a separação mais ágil significa que os pedidos são atendidos com mais rapidez.

Melhor controle de estoque

Em alguns casos, uma Dark Store pode dar suporte ao atendimento de pedidos de várias lojas que atuam na mesma região geográfica. Como esses depósitos são zonas livres de clientes, eles conseguem controlar melhor o estoque e gerenciar maiores volumes de pedidos.

As Dark Stores vão permanecer relevantes com o passar dos anos?

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Muito antes da pandemia acontecer, converter lojas físicas em lojas escuras tem sido uma forma de reduzir custos, otimizar a cadeia de suprimentos e alavancar as compras online. 

Muitas redes de varejo se beneficiaram com o conceito e, às vezes, os varejistas se uniram a donos de comércio eletrônico para atender à demanda dos clientes. 

A entrega de mantimentos e o varejo de moda já eram grandes nas dark stores mesmo antes de a pandemia chegar. Mas, na esteira da pandemia global, outros setores seguiram o exemplo. 

Tem havido um grande crescimento na demanda por comércio eletrônico e entrega expressa. Dada essa evolução, parece bastante provável que as novas Dark Stores não só vieram para ficar, mas continuarão a evoluir e ganhar espaço.

Os varejistas que reconhecem e se adaptam às constantes mudanças de comportamento do mercado são os que vão conquistar os clientes de amanhã.

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