7 maneiras de evitar as devoluções no comércio eletrônico

7 maneiras de evitar as devoluções no comércio eletrônico

À medida que as vendas online aumentam, o mesmo acontece com as devoluções no comércio eletrônico. 

A média de produtos trocados ou devolvidos no e-commerce brasileiro é de 5%. Porém, alguns setores como o de moda, sofrem mais com isso, batendo incríveis 30% de retorno de suas vendas. 

Deve-se notar, no entanto, que os retornos não precisam ser ruins para os negócios. Na verdade, em alguns casos, eles podem se tornar um gerador de receita. Porém,  se o custo das devoluções estiver pesando no seu negócio, existem algumas maneiras de reduzi-las. Confira!

7 maneiras de evitar as devoluções no comércio eletrônico

Como reduzir as devoluções no comércio eletrônico

Para se antecipar às devoluções, é importante primeiro entender por que os clientes retornam essas compras. Existem vários motivos, mas os mais comuns são:  

  • produto danificado
  • recebimento de um item errado
  • aparência do produto diferente do esperado
  • outros motivos

Quer evitar que isso ocorra com o seu e-commerce? Veja 7 maneiras de reduzir as devoluções no comércio eletrônico.

1. Invista em fotos e vídeos de alta qualidade

Embora isso possa parecer óbvio, a melhor maneira de combater as devoluções é oferecer aos clientes as imagens mais fiéis possíveis do produto.

Certifique-se de que suas fotos sejam tiradas de ângulos diferentes e, se possível, forneça uma visão de 360 ​​graus do objeto. Além disso, é útil incluir um recurso de zoom para que o consumidor possa analisar os detalhes. 

Os vídeos também proporcionam uma melhor expectativa de como é o seu produto em uso, ajudando a aumentar as vendas (73% dos adultos dos EUA são mais propensos a fazer uma compra depois de assistir a uma demonstração ou vídeo que explica o produto/serviço) e mitigar possíveis devoluções.

2. Forneça uma descrição detalhada do produto

Juntamente com imagens e vídeos de qualidade, inclua uma descrição detalhada sobre cada produto. Isso não apenas ajuda o cliente, como melhora o SEO do seu site.

Certifique-se de abordar todas as possíveis dúvidas que o consumidor possa ter. Se estiver vendendo um item de vestuário, por exemplo, inclua tamanhos disponíveis, tabela de medidas e material de fabricação. No caso de objetos, como peças decorativas, inclua medidas, peso do produto, material, etc. 

De acordo com uma pesquisa da Power Reviews de 2021, roupas (88%) e sapatos (44%) foram os dois itens mais comuns devolvidos entre os entrevistados. A inclusão de tabelas de tamanhos é uma das maneiras pelas quais os varejistas estão combatendo grande parte das devoluções.

3. Incentive e disponibilize as avaliações dos clientes 

As avaliações são uma das ferramentas mais poderosas quando se trata de gerar vendas online. 

Ter pessoas reais falando sobre seu produto pode ajudar a dar aos clientes em potencial a confiança necessária para clicar no botão de compra. E essa garantia pode durar muito tempo após o checkout.

Muitas vezes, os clientes incluem informações sobre as hesitações que podem ter sentido antes de comprar e, em seguida, detalham como essas preocupações foram eliminadas após o recebimento do produto.

As avaliações dos clientes também podem funcionar como uma maneira de incorporar mais imagens de seus produtos, dando ao cliente uma ideia ainda mais clara – e imparcial – do que esperar.

4. Crie uma política de devolução flexível

Pode parecer estranho, mas há boas razões para implementar uma política de devolução flexível e facilitada.

Você deve considerar que os clientes geralmente esperam até o último minuto para fazer devoluções e uma janela de retorno estendida cria menos urgência, o que lhes dá mais tempo para pensar se querem ficar com o item em vez de devolvê-lo às pressas. 

Enquanto ponderam sobre qual escolha fazer, alguns clientes podem mudar de ideia e resolver ficar com a compra.

Uma política de devolução bem elaborada também pode gerar mais vendas, já que os clientes se sentem mais seguros ao realizar as compras desde o início.

5. Aperfeiçoe sua embalagem 

Como mencionado acima, grande parte das devoluções são iniciadas por causa de produtos danificados, o que significa que você vai querer ter certeza de que trabalha com uma transportadora confiável para enviar sua remessa do Ponto A para o Ponto B. E mais importante, você vai querer aperfeiçoar sua embalagem.

O primeiro passo é escolher o tipo de embalagem certo para proteger seu produto. Embora envelopes plásticos possam ser uma opção de custo mais baixo, você deve considerar a fragilidade do seu produto. Investir em caixas que se adaptem melhor a mercadoria pode ser uma solução mais segura.

Depois de escolher o pacote, é preciso pensar no preenchimento. Existem prós e contras para cada opção de preenchimento. Por exemplo, almofadas de ar são baratas e não abrasivas, mas não funcionam tão bem para objetos pesados ​​ou de formato irregular.

Se não tiver experiência no assunto, aconselhamos fechar parceria com um operador logístico especializado em picking e packing, como a Flash Courier.

6. Tome cuidado com o envio do pedido

Agora vamos pensar sobre os clientes que devolvem produtos porque receberam o errado. Isso pode acontecer com seu negócio de comércio eletrônico por vários motivos, incluindo:

  • Erros de membros de sua equipe interna
  • Erros cometidos em seu centro de distribuição parceiro
  • Erro cometido pela transportadora durante o envio

À medida que seu negócio de comércio eletrônico cresce, a necessidade de suporte adicional no atendimento de pedidos também aumenta. 

Certificar-se de que sua equipe esteja bem treinada e que você faça parceria com um 3PL experiente e confiável, ​​pode ser a diferença entre acertar na primeira vez ou arcar com o prejuízo de enviar os itens errados.

7. Promova trocas em vez de devoluções

Uma maneira de limitar as devoluções é convertê-las em trocas. 

Se você puder oferecer uma experiência de devolução simples e perfeita, os consumidores vão querer comprar com você novamente e, na grande maioria das vezes, eles preferem  substituir itens em vez de apenas receber um reembolso.

Oferecer a opção de troca no início do processo de devolução pode permitir que você compense qualquer custo da devolução original, além de manter o cliente satisfeito.

Algumas marcas darão um passo adiante, oferecendo um desconto para trocar o item, em vez de apenas oferecer um reembolso pela devolução. Essa pode ser uma ótima maneira de incentivar as trocas se o seu negócio de comércio eletrônico estiver em condições de adotar essa estratégia.

Escolha a transportadora certa e evite dor de cabeça com devoluções

A logística no e-commerce como vantagem competitiva

Mesmo depois de seguir todas essas dicas, seu comércio eletrônico, sem dúvida, ainda terá que lidar com eventuais devoluções. 

Gerenciar sua taxa de retorno é uma parte normal dos negócios e, quando bem feito, pode conquistar clientes mais fiéis e aumentar as vendas.

Para o lojista, é importante contar com um parceiro 3PL que realize o processo de logística reversa, oferecendo visibilidade da remessa e informações sobre por que os produtos estão sendo devolvidos. 

Com experiência em entrega expressa e logística reversa, a Flash Courier é a parceira certa para transformar o processo de devolução do seu e-commerce em uma tarefa ágil e bem executada.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta a excelência da logística no comércio eletrônico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *