4 Funções Vitais da Logística na Cadeia de Suprimentos

4 Funções Vitais da Logística na Cadeia de Suprimentos

Uma das principais atividades de um e-commerce se refere a logística na cadeia de suprimentos.

Todas as empresas têm que passar pela cadeia de suprimentos que leva o produto do produtor ao fornecedor à porta do cliente, sendo que a última consiste na etapa mais importante para os negócios.

4 Funções Vitais da Logística na Cadeia de Suprimentos

O que é Logística na Cadeia de Suprimentos 

A logística é uma parte da gestão da cadeia de suprimentos que se refere à movimentação de produtos, serviços, informações e finanças, desde a matéria-prima até o consumidor final.

A logística na cadeia de suprimentos quase pode ser considerada como o fator mais importante do seu negócio, porque cria o elo entre o seu e-commerce e o cliente.

É preciso investir sabiamente em quem o auxilia a fazer essa conexão, uma vez que esse parceiro facilitará a transferência de mercadorias ao longo de toda a cadeia e será responsável pelo last mile delivery. É aqui que o 3PL desempenha seu papel. 

O que é um Provedor de Logística 3PL?

Um 3PL (Operador Logístico Terceirizado) é uma empresa especializada em logística e transporte.

Terceirizar a logística na cadeia de suprimentos para um parceiro confiável diminui custos a longo prazo e possibilita que seu negócio escale de modo sustentável. 

O provedor 3PL disponibiliza depósitos de armazenamento estrategicamente localizados, organiza e executa a distribuição de matérias-primas e produtos acabados, unificação entre frete e alfândega, gerenciamento adequado de transporte para os clientes, excelente atendimento de pedidos e manuseio de carga de entrada e saída.

Alguns benefícios derivados da logística 3PL incluem envio rápido de mercadorias ao seu destino, maior precisão no gerenciamento de estoque, picking e packing, cálculo de frete, transporte seguro e rastreamento em tempo real do produto.

A terceirização de logística no e-commerce significa que você ganha sua própria equipe de especialistas monitorando e executando essas atividades da sua empresa todos os dias. 

4 Papéis do 3PL na Logística na Cadeia de Suprimentos

Abaixo estão alguns dos papéis importantes desempenhados por um provedor de logística 3PL no gerenciamento bem-sucedido da logística na cadeia de suprimentos de cada empresa.

1. Mão de obra e infraestrutura adequada

A parceria com a 3PL permite que você se concentre nas principais realizações de sua empresa, em vez de se preocupar com tarefas que precisam ser tratadas, mas não são de sua competência.

Dessa forma, sua empresa se beneficiará da experiência em logística do 3PL e não precisará usar recursos internos e se preocupar com transporte, tecnologia de atendimento de pedidos e espaço de armazém, uma vez que o provedor logístico se encarrega de tudo isso.

2. Acesso a especialistas no setor

Se você deseja expandir seus negócios dentro do território nacional ou mesmo internacionalmente, uma empresa de logística 3PL será de grande auxílio para que você tome uma decisão segura e acertada.

A 3PL avaliará todas as fases da sua logística na cadeia de suprimentos, evitará erros dispendiosos, será capaz de apontar problemas recorrentes e oferecer as melhores soluções. Ela basicamente torna sua expansão no mercado suave e sem estresse.

Os serviços de atendimento personalizáveis de um 3PL como a Flash ​​Courier, permitem que as marcas escalem sem sacrificar a flexibilidade, a qualidade de seus serviços e a satisfação do cliente.

3. Capacidade de se adaptar ao fluxo de vendas

Fornecedores de logística terceirizados permitem que sua empresa se ajuste e responda com eficiência a diminuição ou aumento do fluxo de vendas em datas de alta demanda, como a Black Friday. Eles fornecem as melhores práticas do setor de acordo com o que o mercado está dizendo, garantindo que a qualidade do serviço prestado ao consumidor final não seja afetada. 

A maioria das empresas 3PL faz investimentos constantes em tecnologias. Isso permite que elas ajustem e modifiquem suas operações de acordo com os mais recentes avanços tecnológicos na área de logística na cadeia de suprimentos.

4. Economia de tempo e dinheiro 

A terceirização do atendimento de pedidos no e-commerce ajuda a reduzir custos e economizar tempo valioso. Em vez de fazer uso da rede limitada de operação e serviços de logística interna de sua empresa, um 3PL o ajudará a minimizar os custos de gerenciamento de sua cadeia de suprimentos e ainda poderá oferecer descontos ao longo do caminho. 

O 3PL ajuda você a economizar custos de infraestrutura, como construir um espaço de depósito; compra de veículos para serviços de transporte; tecnologias de rastreamento; colaboradores para cuidar da expedição e envio de produtos; e muito mais. 

Ao invés de gastar com isso, você pode usar essas economias para cuidar de aspectos relacionados ao crescimento do seu negócio.

Feche a parceria certa e garanta a satisfação do seu cliente 

Razões para o seu e-commerce oferecer um programa de fidelidade do cliente

Parte dos objetivos de todo negócio é deixar os consumidores felizes e satisfeitos, e fechar parceria com um provedor logístico é um caminho seguro para alcançar isso. 

Com efeito, o uso de um 3PL produzirá entregas pontuais, serviços aprimorados, serviços acessíveis de atendimento ao cliente e confiabilidade em sua marca. Isso acabará por resultar em uma maior retenção de clientes

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é um 3PL especializada em logística na cadeia de suprimentos.

Há mais de 20 anos no mercado, a empresa atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Aproveite nosso alcance nacional para distribuir seu inventário em todo o país, reduzir os tempos de trânsito e economizar nos custos de envio.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e entenda porque somos a melhor solução de logística para o seu e-commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *