6 razões pelas quais as avaliações online são essenciais para sua marca

6 razões pelas quais as avaliações online são essenciais para sua marca

De equipamentos eletrônicos a serviços de saúde, é raro uma pessoa tomar uma decisão de compra sem antes pesquisar diferentes opções na internet e ler várias avaliações online deixadas por quem já experimentou o produto/serviço. 

Por essa razão, conseguir que clientes satisfeitos deixem os seus depoimentos é cada vez mais importante para e-commerces de qualquer segmento.

6 razões pelas quais as avaliações online são essenciais para sua marca
Avaliações online: entenda porque seu e-commerce precisa delas 

As avaliações online de clientes criaram um novo campo de marketing e comunicação que preenche a lacuna entre o marketing boca a boca tradicional, e uma forma viral de feedback que pode influenciar a opinião do consumidor.

Confira seis razões que destacam e comprovam a importância de obter avaliações de clientes para o seu negócio.

1. Prova Social

É mais provável que façamos uma compra se outras pessoas ao nosso redor — mesmo que sejam desconhecidas — concordarem que é uma boa decisão. 

Hoje, avaliações online são a maior fonte de prova social e têm um impacto claro nas vendas.

Considere que 88% dos clientes em potencial confiam nas avaliações que leem no site de um produto, tanto quanto nas recomendações pessoais de amigos. Com essa influência, as avaliações não apenas aumentam sua receita, mas também melhoram as taxas de conversão.

Veja desta forma, de qual empresa você prefere comprar: uma com 50 avaliações de  estrelas ou outra com 10 avaliações de 5 estrelas?

2. Visibilidade

Para ser uma marca de sucesso é preciso ganhar visibilidade e conquistar audiência.

Compradores online procuram o que precisam em mecanismos de busca como Google e Bing, ou mesmo nas redes sociais

Todos esses sites têm suas próprias maneiras únicas de indexar e exibir conteúdo, mas todos valorizam conteúdo recente e original, que nem sempre é fácil de produzir.

As avaliações online deixadas por clientes fornecem um fluxo constante de conteúdo que alimenta seu site e melhora seu SEO.

Quando você tem uma classificação mais alta, pessoas tendem a ver seu site como uma autoridade em seu setor, o que também leva a mais exposição.

3. Credibilidade

Sua marca pode construir uma credibilidade significativa a partir da publicação de avaliações positivas.

Uma das descobertas mais interessantes de pesquisas recentes é o quão poderosas são as avaliações na construção da identidade online da sua marca.

Muitos compradores desconfiam de empresas que têm classificações abaixo de quatro estrelas. Em compensação, as empresas com melhores classificações médias são significativamente mais propensas a ver visualizações convertidas em tráfego e vendas.

A forma como os clientes estão falando sobre você é tão importante quanto o fato de que eles estão dizendo seu nome. Ter depoimentos positivos é crucial para sua reputação e, consequentemente, para as suas vendas.

4. Expansão

Incentivar os consumidores a avaliarem sua empresa é uma maneira fácil de expandir o alcance de sua marca.

Quando as pessoas têm coisas boas a dizer, elas também são mais propensas a compartilhar suas avaliações em mais sites, como FourSquare e TripAdvisor.

Esses hubs são vitais para sua presença online, pois o Google coleta dados de seus sites ao criar sua própria classificação de resultados. 

As avaliações em seu site são sempre úteis, mas é provável que clientes satisfeitos compartilhem seus pensamentos em tantos lugares quanto possível, aumentando sua presença multicanal.

5. Convencimento

Avaliações online positivas são como micro-campanhas de marketing que continuam funcionando muito tempo depois de postadas, fornecendo uma imagem positiva constante para clientes em potencial e criando uma consciência de marca contínua, que beneficia o negócio tanto para o curto quanto para o longo prazo.

Além do mais, quando uma empresa recebe avaliações online, ela incentiva outros visitantes a deixar seus próprios comentários. 

O simples aparecimento de múltiplos depoimentos pode ser suficiente para dar aos novos clientes a confiança para enviar sua própria opinião sobre um determinado produto ou serviço.

6. Fidelização

Mais do que simplesmente postar avaliações, os consumidores de hoje esperam que as empresas respondam aos seus comentários.

Esse espaço funciona como um canal de comunicação com os clientes e oferece a oportunidade do seu e-commerce  responder rapidamente uma avaliação ruim e mostrar que se importa.

O mesmo acontece com depoimentos bons. Aproveite para agradecer o feedback e construir uma imagem positiva para o seu negócio.

Quando se sente ouvido e tem uma experiência satisfatória com a marca, o consumidor está mais propenso a continuar voltando. 

Dê motivos para o seu cliente falar bem da sua marca

avaliacoes-online-flashcourier

A maneira como você comercializa sua marca é importante, mas fazer com que as pessoas falem sobre você é uma ótima maneira de aprimorar sua mensagem.

Ao incentivar conversas positivas sobre sua empresa, você pode melhorar de forma rápida e clara seus esforços de marketing.

Um simples pop-up ou e-mail solicitando que seus clientes deixem uma avaliação em sua página pode fazer maravilhas pelo seu e-commerce. 

Mas lembre-se que é importante facilitar a vida do consumidor. Não faça muitas perguntas, tente manter o processo curto e simples.

A melhor forma de conseguir boas avaliações online será sempre prestando um excelente serviço. Por isso, capriche na qualidade do produto vendido e não deixe “a peteca cair” em nenhuma fase do atendimento do pedido.

Um e-commerce de sucesso deve contar com um serviço de coleta e entrega de encomendas especializado.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Com opções de serviços variados, visite nosso site e confira todas as vantagens que oferecemos ao seu e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *