Entrega sustentável no e-commerce: 3 maneiras de fazer isso

Entrega sustentável no e-commerce: 3 maneiras de fazer isso

O crescimento do comércio eletrônico está deixando sua marca em nosso meio ambiente, e meios de realizar uma entrega sustentável começam a ser cada vez mais importantes.

Para reduzir a pegada de carbono, soluções como o uso de veículos elétricos e embalagens ecologicamente corretas estão entre os principais destaques. Saiba mais!

Entrega sustentável no e-commerce: 3 maneiras de fazer isso

Por que se preocupar com métodos de entrega sustentável?

Chegamos a um ponto em que produzimos muito mais lixo do que o planeta é capaz de absorver. Dados da ONG ambiental WWF (World Wide Fund for Nature) mostram que o Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo, atrás apenas  dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º).  

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil viu a produção de resíduos sólidos urbanos crescer 11% em uma década, passando de 71,2 milhões de toneladas por ano em 2010 para 79 milhões de toneladas em 2020.

Nesse cenário alarmante, cada vez mais consumidores estão dando preferência a empresas sustentáveis, ou seja, ajudar o planeta pode ser bom para o seu negócio. 

Uma pesquisa da Nielsen, divulgada no final de 2019, mostrou que a sustentabilidade é a terceira maior preocupação do consumidor brasileiro. Mais de sete milhões de lares no país declararam considerar isso um fator importante na hora de consumir.

Ao adotar práticas de entrega sustentável, donos de e-commerce não apenas fazem sua parte para auxiliar na preservação do meio ambiente, como também ganham pontos com o consumidor. 

Veja a seguir três meios de entrega sustentável que o seu negócio pode adotar.

Utilize a embalagem certa

Você já pediu um pequeno produto online e o recebeu em uma caixa muito grande? Isso infelizmente ainda é bastante comum, e é lamentável ver o desperdício de materiais que não são sequer necessários.

Ao enviar produtos, considere qual o tamanho que a embalagem realmente precisa ter para manter seu conteúdo seguro até que chegue às mãos do cliente. 

Isso não apenas reduz sua pegada de carbono, mas também ajuda sua carteira, reduzindo os custos de remessa.

Uma maneira de evitar o desperdício de embalagens é configurar padrões definidos para os produtos que você vende. 

Dessa forma, se um cliente pedir apenas uma única peça de um pequeno item, você saberá exatamente a opção de pacote mais eficiente e amigável que há disponível. 

Outra opção é fechar parceria com um operador logístico especializado em picking, packing e remessa. 

Além de dispôr de um grande número de opções de embalagem, um 3PL sabe exatamente as dimensões que seu pacote deve ter para garantir a integridade do produto e reduzir custos de envio.

Empresas logísticas que investem em tecnologia de remessa, como a Flash Courier, oferecem soluções de entrega sustentável para e-commerce.

Práticas para reduzir o desperdício de embalagens

Aqui estão as principais maneiras de reduzir a quantidade de embalagem que a sua loja online usa para enviar produtos:

  • Não use embalagens grandes demais
  • Use o mínimo de preenchimento possível
  • Consolide pedidos do mesmo usuário em um só pacote 
  • Na dúvida ou falta de tempo para elaborar pacotes, contrate um 3PL

Use embalagens biodegradáveis ​​ou recicláveis

Se o seu material de embalagem não for ecologicamente correto, é provável que seja jogado em aterros sanitários. As embalagens constituem um terço ou mais do nosso lixo.

Embora os esforços de ONGs, governos e acordos tentem levar a um aumento da reciclagem de materiais, boa parte dos resíduos que geramos ainda são descartados incorretamente e vão parar na natureza.

O problema se intensifica quando paramos para refletir sobre quanto tempo demora para que determinados produtos se decomponham. O plástico, por exemplo, pode demorar 400 anos para se decompor. O vidro pode levar até 1.000 anos para desaparecer e a borracha sequer tem tempo estimado de decomposição.

Você nunca sabe como sua embalagem vai acabar, mas você pode fazer sua parte para combater o desperdício e colaborar para um entrega sustentável usando plástico biodegradável e embalagens recicláveis ​​que não contêm produtos químicos tóxicos.

Opções de embalagens sustentáveis

Aqui está uma lista com algumas opções de embalagens biodegradáveis ou recicláveis para o seu e-commerce:

  • Caixas de papelão
  • Bio Pack 
  • ​​Envelopes de papel
  • Papel kraft
  • Plástico verde
  • Bioespuma
  • Fita gomada
  • Papel manteiga
  • Jornal 

O jornal tem sido um método atemporal de manter seguras as coisas frágeis. Se você for uma pequena empresa, considere entrar em contato com o jornal local, publicação ou centros de reciclagem para produtos de papel indesejados para usar como material de preenchimento.

Enviar seus produtos em embalagens de origem local pode ser um belo toque de personalidade e, se você tiver sorte, pode até ser de graça.

Feche parceria com transportadoras que ofereçam meios de entrega sustentável 

entrega-sustentavel-flash-courier-moove

Meios de transporte que dispensam o uso de combustíveis fósseis estão na mira das transportadoras preocupadas com a entrega sustentável.

Na Flash Courier, a mais nova dessas medidas é a ampliação da frota de pilotos sustentáveis, que realizam entregas locais usando bicicletas elétricas.

Esse modo de remessa já está em funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis, e, em breve, chegará a outras regiões, de modo que nossa atuação seja cada vez mais sustentável.

Outra novidade é a que estamos com o nosso primeiro caminhão 100% elétrico em operação! Esse é o primeiro de muitos que irão se juntar a nossa frota de bicicletas elétricas, para diminuir a emissão de carbono e tornar nossas entregas cada vez mais sustentáveis.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e atende todo território nacional.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas soluções e garanta o melhor serviço de logística para o seu e-commerce.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *