Como oferecer um excelente serviço de frete ao cliente

Como oferecer um excelente serviço de frete ao cliente

Quem trabalha com vendas através de e-commerce sabe que oferecer um bom serviço de frete ao cliente é essencial para garantir sua satisfação e consequente fidelização.

Entenda porque o frete é tão importante para o crescimento da sua loja virtual e como garantir sua qualidade.

Como oferecer um bom serviço de frete ao cliente

Papel do frete no crescimento do e-commerce 

Segundo a Neotrust, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,6% no 1º trimestre de 2022. Isso representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões ao comércio digital. 

Houve também alta no número de pedidos, que totalizou 89,7 milhões de compras online. Ou seja, uma elevação de 14% em comparação aos três primeiros meses do ano passado.

Diante desse cenário, é imprescindível que lojas virtuais pensem no serviço de frete, buscando parceiros logísticos (3PL) para dar conta do aumento da demanda.

Com consumidores cada vez mais ávidos por receberem seus pedidos no menor tempo possível e o aumento da concorrência, e-commerces de todos os portes e segmentos tentam diversificar suas opções de entrega, buscando transportadoras que ofereçam soluções que garantam mais agilidade e menos custos, como o transporte de carga fracionada.

A distribuição das mercadorias é decisiva para garantir a qualidade da experiência ao cliente e evitar que seu negócio seja onerado. Por isso, estar alinhado com a equipe logística ou com seus parceiros de transporte para garantir eficiência nessa etapa é muito importante. 

3 Ações para ter um serviço de frete de qualidade

Quando falamos sobre um serviço de frete de qualidade, não nos referimos apenas a entrega da mercadoria, mas ao processo que inicia com a cotação e atendimento do pedido.

Antes de adquirir algo via comércio eletrônico, o consumidor faz a cotação do frete, e o valor e tempo de entrega determinado são fatores cruciais na decisão de compra.

No entanto, um aspecto que influencia positivamente o consumidor é a cotação rápida e informações passadas sobre o serviço de frete. 

Confira algumas ações que ajudam a gerar confiança e agradam o cliente.

Disponibilize um código de16 rastreio

Possibilitar que o cliente acompanhe o andamento da entrega é essencial para que ele se sinta seguro. 

Isso também contribui para diminuir os atendimentos via SAC abertos por pessoas ansiosas para saber sobre a entrega do pedido.

Ao utilizar o serviço de frete de uma transportadora, você tem acesso a um código de rastreio, que permite o acompanhamento em tempo real da remessa.

Oriente o cliente

Todas as informações referentes ao serviço de frete podem ser encaminhadas ao cliente através de um e-mail. 

Para um melhor atendimento, além dos dados básicos, como transportadora responsável pela entrega e código de rastreio, oriente o comprador a conferir a mercadoria no recebimento.

Passe instruções sobre como proceder se houver alguma irregularidade ou avaria e o que fazer caso aconteça algum problema na entrega, como mercadoria enviada errada.  Ao sentir que a loja “está ao seu lado”, o cliente sente mais segurança no momento da compra.

Respeite o prazo de entrega

A principal obrigação de um serviço de frete de qualidade é cumprir o prazo de entrega

Para se certificar que isso não falhe, informe um prazo um pouco maior ao cliente, garantindo que a sua empresa tenha flexibilidade caso haja algum imprevisto.

Se ocorrer algum problema maior e a entrega acabar atrasando, entre em contato com o cliente imediatamente informando a ocorrência, peça desculpas e agradeça a compreensão. 

Uma boa estratégia de marketing para manter o cliente calmo e satisfeito e oferecer um cupom de desconto numa próxima compra.

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Retenção de clientes no comércio eletrônico: o que você precisa saber

Ter uma estratégia de frete definida, com preços competitivos e parceiros de entrega, pode fazer com que seu e-commerce se destaque da concorrência.

Quem administra bem a logística do e-commerce consegue oferecer fretes com preços mais baixos e prazos de entrega menores. Isso acaba aumentando a satisfação dos clientes e tem impacto positivo nas vendas, que tendem a subir.

Com foco em prestar um serviço de frete ágil e seguro, a Flash Courier atua há mais de 20 anos na área de logística, coleta e entrega de encomendas no mercado nacional e internacional.

Especializada em entrega rápida para e-commerce, a Flash Courier possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

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