Como diminuir a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce

Como diminuir a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce

O abandono de carrinho é um dos principais problemas enfrentados por donos de e-commerce.

Para achar solução para a alta taxa de abandono, primeiro é preciso entender quais fatores levam o consumidor a desistir da compra.

Como diminuir a taxa de abandono de carrinho no e-commerce

Principais razões para abandono de carrinho

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCComm), o faturamento do e-commerce em 2022 pode alcançar o valor recorde de R$ 169,5 bilhões.

Se esses números são boa notícia para donos de e-commerce, saiba que eles poderiam ser ainda melhores. Isso porque, conforme pesquisa realizada pela consultoria de marketing digital Enext, seis em cada dez brasileiros chegam a colocar os produtos no carrinho virtual, mas não concluem a compra.

O problema de taxas elevadas de desistência está longe de ser apenas brasileiro. Nos Estados Unidos, um estudo produzido pela Baymard Institute observou que quase 7 em cada 10 clientes em potencial abandonam seus carrinhos. 

Isso se agrava em operações realizadas por dispositivos móveis, pois embora a taxa média de abandono de carrinho de compras seja de cerca de 70%, os usuários de dispositivos móveis abandonam até 85,65% das compras pretendidas.

Entre os principais motivos desse elevado índice, destacam-se:

  • necessidade de cadastro no site;
  • processo de checkout difícil;
  • dificuldade de saber o valor final da compra antes do fechamento;
  • erros de operação do site;
  • falta de confiança na loja virtual;
  • custo elevado de frete;
  • prazo de entrega muito longo.

Essas estatísticas são perturbadoras, se não frustrantes, para qualquer empresário online

Afinal, você gasta todos os recursos e estratégias à sua disposição para mover os compradores pelo funil de vendas e despertar o interesse deles, apenas para ficar com mais carrinhos abandonados no final do dia.

Vamos ver a seguir como resolver isso!

7 maneiras para diminuir a taxa de abandono de carrinho

Conhecer as principais razões que levam ao abandono de carrinho contribui para realizar um planejamento eficaz com objetivo de diminuir esse índice.

Abaixo, listamos sete ações para solucionar o problema e aumentar as vendas do seu e-commerce.

1. Evite formulários longos

Quanto mais tempo o consumidor leva para efetuar a compra, maior sua chance de desistir da operação.

Assim como sites que demoram a carregar perdem visitantes, um e-commerce deixa de vender quando obriga o cliente a realizar muitas ações.

Para não cometer esse erro, crie formulários objetivos, solicitando apenas as informações realmente necessárias para concluir o pedido, ou seja, facilite o check-out.

2. Possibilite o login social

Muitas pessoas fazem cara feia ao ter que cadastrar e-mail e criar uma nova senha toda vez que acessam uma loja virtual.

Uma boa forma de evitar esse aborrecimento e agilizar o processo, é inserir na sua loja a possibilidade de fazer login social, ou seja, login através das redes sociais ou google.

Com essa opção, o sistema da loja utiliza todos os dados de cadastro do usuário já preenchidos no canal digital, tornando a operação mais rápida e fácil.

3. Facilite o preenchimento dos dados bancários

Pode parecer fácil para a geração mais nova, mas uma grande parcela da população têm dificuldades na hora de informar seus dados bancários.

Seja por falta de conhecimento ou insegurança, é muito comum haver desistência nessa etapa do processo.

Para facilitar, é importante que o e-commerce torne o passo a passo o mais didático possível, usando imagens para ajudar o cliente a localizar no cartão cada dado que deve fornecer, além de fomentar a confiança no site através de certificados de segurança.

4. Ofereça suporte durante todo o processo de compra

Os consumidores provavelmente vão abandonar o carrinho de compras se estiverem tendo dificuldades para navegar no site e ninguém estiver por perto para ajudá-los. 

Os serviços de suporte ao cliente permitem que você forneça ajuda sempre que os compradores precisarem.

Em vez de oferecer textos explicativos, um agente de atendimento pode resolver o problema de forma rápida, garantindo a satisfação do cliente e incentivando-o a concluir a compra

5. Salve os dados de cadastro do consumidor

Se preencher dados de cadastro uma vez já é chato, imagine duas. Facilitar a operação para o cliente é fundamental para evitar o abandono de carrinho.

Uma vez que uma pessoa tenha se cadastrado no seu site, salve seus dados para que em uma próxima visita ela não precise passar todas as informações novamente.

Esse reconhecimento automático de alguém que já comprou em seu site facilita o processo e ajuda a fidelizar o cliente.

6. Ofereça opções de pagamento e entrega variadas

Nem todo mundo quer pagar com cartões de crédito. Liste e ofereça suporte a variadas opções de pagamento no estágio de finalização da compra e incentive os compradores a selecionarem sua preferida. 

O mesmo vale para o frete. Alguns consumidores podem preferir pagar por uma entrega mais rápida, por isso, dê a eles opções. Isso com certeza é um diferencial no e-commerce.

Trata-se de conhecer as diferentes preferências de pagamento e entrega de seus clientes  e integrá-las em sua loja virtual para incentivar a conclusão do pedido.

7. Disponibilize uma cotação de frete rápida e simples

Fornecer um resumo do pedido durante toda a jornada de compra ajuda o cliente a se sentir seguro e convicto sobre a compra.

O valor do frete é outro fator que costuma gerar desconfiança e pode levar ao abandono de carrinho, caso o site não ofereça um modo simples de efetuar esse cálculo.

Por essa razão, e-commerces bem sucedidos possuem um sistema de cotação automático que fornece o valor na hora para o consumidor.

A Flash Courier, transportadora especializada em e-commerce, possui seu próprio sistema de cálculo de frete, rápido e fácil de usar.

Disponibilizamos o acesso ao software aos nossos clientes e parceiros, para que ofereçam a melhor experiência de compra online aos seus usuários.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

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