5 Etapas para abrir uma loja de varejo

5 Etapas para abrir uma loja de varejo

Abrir uma loja de varejo requer um planejamento mais cuidadoso do que aparenta, especialmente no cenário competitivo de hoje. 

Para abrir uma loja física ou online (ou ambas!) de sucesso, você precisa de um plano de negócios bem estruturado, e é sobre isso que vamos falar neste post.

5 Etapas para abrir uma loja de varejo

5 passos para abrir uma loja de varejo 

Com o e-commerce em alta, muitas pessoas pensam em abrir uma loja de varejo, focando na facilidade e custos baixos que o mundo digital oferece.

No entanto, abrir uma loja, seja virtual ou física, requer um planejamento cuidadoso para que ela tenha chances reais de sucesso, incluindo pesquisa de mercado, estrutura legal, produtos, estoque, meios de entrega e uma equipe para auxiliar com as vendas e atendimento de pedidos

Para te ajudar a organizar esse processo, preparamos o passo a passo a seguir. 

1. Crie um Plano de Negócios 

Escrever um plano de negócios fornece um caminho concreto a seguir e prepara sua loja de varejo para o sucesso.

Os principais elementos de um plano de negócios tradicional são:

  • Descrição da empresa: Seja específico sobre os detalhes de sua empresa, incluindo qual problema você está resolvendo, como você o resolverá, quais consumidores você planeja atender e como vai chegar até eles.
  • Análise de mercado: Inclua perspectivas e tendências do setor, o que os concorrentes de sucesso estão fazendo e quais serão seus pontos fortes.
  • Organização e gerenciamento: Determine quem administrará seu negócio e a experiência dos membros de sua equipe em ambientes de varejo.
  • Linha de produtos: Descreva quais tipos de produtos você venderá, por que eles são necessários e inclua qualquer pesquisa e desenvolvimento em marcas próprias ou produtos personalizados exclusivos.
  • Marketing e vendas: Descreva as táticas que você usará para obter e reter clientes.
  • Projeções financeiras: Detalhe como seu negócio se tornará estável e lucrativo, incluindo um cronograma financeiro projetado de pelo menos dois anos.

2. Determine seu nicho e selecione produtos

Um nicho de mercado é um pequeno grupo de consumidores que compartilham um interesse específico. 

Quanto mais específico esse interesse, mais chances sua loja tem de se tornar o destino de varejo para esse mercado. Por exemplo, pode haver uma dúzia de lojas próximas que vendem produtos para animais de estimação, mas você pode ser o único varejista especializado em fantasias para cães.

Veja três etapas que você pode seguir para encontrar seu nicho:

  1. Liste seus hobbies e interesses: Como proprietário de uma loja, você passará muito tempo envolvido no nicho escolhido, portanto, seus próprios interesses são um bom lugar para começar. Além disso, escolher algo de seu interesse tornará sua loja mais autêntica.
  2. Pesquise o potencial de cada nicho: Certifique-se de escolher um tópico que tenha um bom potencial para gerar lucro fazendo pesquisas no Google Trends e verificando os concorrentes nas mídias sociais.
  3. Pesquise lucros potenciais: determine o quão lucrativo cada nicho pode ser, analisando as estatísticas do setor e as listas de best-sellers da Amazon para ver como são as vendas para as categorias escolhidas. 

Determine com que tipo de fornecedor irá trabalhar

Uma vez que você tenha estreitado o nicho de atuação de sua loja de varejo, é hora de encontrar um fornecedor confiável para esses produtos, que pode ser uma das seguintes opções:

  • Fabricante: Você desenvolve o conceito do produto e terceiriza a criação. Esta opção permite um maior controle sobre o produto, mas também leva mais tempo para se concretizar.
  • Atacadista: Atacadistas desenvolvem produtos e os vendem a granel para varejistas por um preço com desconto. Os varejistas então revendem esses itens com lucro. Este é o caminho mais rápido para você começar a vender, mas também permite menor controle sobre o produto.
  • Dropship: Dropshipping é quando você vende produtos diretamente aos clientes e terceiriza a fabricação e o atendimento de cada pedido. O dropshipping é a opção mais prática, mas também produz as margens de lucro mais baixas.

Ao escolher seu fornecedor, pesquise opções diferentes e peça amostras de cada um. 

DICA: Tenha vários fornecedores para seus produtos mais populares e escolha fornecedores locais quando possível.

3. Desenvolva sua marca

A identidade da sua marca é a essência de quem você é como loja – ela identifica o seu “porquê”. E embora você tenha apenas sete segundos para causar uma primeira impressão, são necessárias até sete impressões para criar reconhecimento da marca. Uma marca consistente é crucial para isso.

Pergunte a si mesmo por que sua empresa existe. Veja quem são seus maiores concorrentes e pense no que diferencia sua loja de varejo. Todas essas informações ajudam a construir a base da sua marca, que deve incluir:

  • Marca visual, como logotipo, fontes e cores.
  • Nome da loja e slogan que são completamente exclusivos para você. 
  • Missão e declaração de visão que descrevem como você deseja servir sua comunidade e clientes.

4. Organize suas finanças

É fundamental separar as finanças da sua empresa das suas contas pessoais desde o início. 

Ter uma conta comercial dedicada tornará muito mais fácil rastrear despesas e receitas, o que o ajudará a manter o controle financeiro. Além disso, você terá mais facilidade para declarar seus impostos. 

Além de uma conta corrente para pequenas empresas, um programa de contabilidade também é bastante útil.

Há muitas despesas associadas à administração de uma loja de varejo, como produtos e frete, custos de infraestrutura e de publicidade. 

O rastreamento preciso de suas receitas e despesas ajudará você a ver exatamente quanta receita você está gerando, entender onde suas despesas são altas, determinar seu orçamento de compra de produtos e tornar a declaração de impostos muito mais fácil.

O QuickBooks é um dos programas de contabilidade favoritos para pequenas empresas, uma vez que é acessível, fácil de usar e se integra a muitos sistemas populares de varejo.

5. Lance sua loja de varejo

loja-de-varejo-flash-courier

Embora você possa desejar abrir uma loja física, considere sempre ter uma loja de varejo online, principalmente se estiver começando.

Os varejistas que adotaram uma estratégia omnichannel faturaram mais de US$ 350 bilhões em vendas em 2020. E até 2023, os especialistas preveem que as vendas multicanal representarão quase metade de todas as vendas de comércio eletrônico.

Seu resultado final tem muito ganho potencial com o lançamento de uma loja online, uma vez que possibilita alcançar um público maior geograficamente falando, além de oferecer outro destino e canal para nutrir os relacionamentos existentes com os clientes.

Escolha uma plataforma de comércio eletrônico para começar seu negócio. A maioria das plataformas modernas tem templates e ferramentas para ajudá-lo a projetar sua loja, ou você pode contratar um profissional para fazer isso por você. 

Não se esqueça de que a venda online também exige a etapa extra de atendimento e envio do pedido. Portanto, embora tecnicamente você possa oferecer clique e retire, você também precisará descobrir uma maneira de levar produtos a clientes que não são locais.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de encomendas.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens, montagem de kits e frota própria.

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *