Como enviar pedidos por meio de um operador logístico (3PL)

Como enviar pedidos por meio de um operador logístico (3PL)

Seu comércio eletrônico cresceu e você não consegue mais enviar seus produtos sozinho e por um custo que agrade a seus clientes? Chegou a hora de fechar parceria com um operador logístico terceirizado (3PL) e levar seu negócio a um novo patamar.

Aprenda como enviar pacotes por meio de um provedor logístico e conheça os benefícios que seu e-commerce pode obter com essa parceria. 

Como enviar pacotes por meio de um operador logístico (3PL)

Por que contratar um operador logístico para o meu e-commerce?

Muitos empreendedores de comércio eletrônico começam cuidando sozinhos do atendimento de pedidos, desde a organização do estoque até o envio dos itens vendidos. Mas, à medida que o negócio cresce e as vendas aumentam, as coisas tendem a ficar mais difíceis.

Aí surge a dúvida: como saber quando é hora de mudar para um operador logístico 3PL? Na maioria dos casos, tudo se resume a dois fatores principais: volume e espaço. 

Quando um e-commerce chega ao ponto em que não pode mais atender pedidos em tempo hábil ou armazenar adequadamente os produtos necessários para satisfazer sua base de clientes, é hora de considerar um provedor 3PL que possa essencialmente lidar com o ‘trabalho pesado’.

No entanto, os motivos para recorrer a um operador logístico não param só por aí. Para lidar com tudo sozinhas (autorrealização), as empresas têm diferentes níveis de custos, como mão de obra e frete.

Se a demanda aumenta, seu espaço de armazenagem também precisa crescer, e será necessário contratar profissionais para fazer o gerenciamento de estoque. Além disso, você precisará de trabalhadores que selecionem, embalem e enviem seus produtos com precisão para seus clientes. 

Para encurtar a história, é necessário muito planejamento e custos adicionais para se auto realizar e, embora algumas empresas possam ser bem sucedidas, há muitos benefícios em terceirizar o envio de pedidos para um operador logístico. 

Quais são os benefícios de trabalhar com um operador logístico?

Trabalhar com uma transportadora com expertise em logística permite que as empresas de comércio eletrônico gastem menos tempo se preocupando com as operações do dia a dia e dediquem mais energia aos seus objetivos comerciais. Mas, as vantagens não param por aí. 

Melhores recursos e estratégias

Provedores 3PL ajudam a desenvolver estratégias de envio para o seu negócio, focando em baixar custos e oferecer opções de frete diversificadas para os seus clientes. 

Isso vai desde escolher o pacote ideal para o transporte do produto até avaliar e traçar as melhores rotas de envio com ajuda de tecnologia de ponta.  

Otimização da operação logística

A primeira coisa que uma empresa deseja fazer é crescer. Um negócio estagnado é o pesadelo de qualquer empreendedor. Ao trabalhar com um 3PL, ele pode ajudar sua empresa a crescer e mudar a maneira de enviar pacotes. 

O operador logístico pode ajudar a otimizar a alocação de estoque de entrada com base na demanda do cliente para reduzir o tempo de última milha, por exemplo, permitindo que seu e-commerce se torne mais ágil, lucrativo e invista em expansão.

Serviços especializados

Pode ser difícil abrir mão do mesmo nível de controle que você experimenta com a autorrealização. Afinal, você pode personalizar cada pedido com uma nota escrita ou brindes adicionais para agradecer aos clientes que fizeram compras. 

Porém, alguns operadores logísticos, como a Flash Courier, oferecem serviços especiais como a montagem de kits, por exemplo, permitindo que você adicione materiais de marketing aos pacotes e personalize seus pedidos.

Como enviar pedidos por meio de um operador logístico

Se os benefícios de terceirizar o envio de pacotes por meio de um operador logístico parecem atraentes, talvez seja hora de iniciar o processo. 

Veja como enviar pacotes por meio de um 3PL e escolher o melhor parceiro para o seu negócio.

Documente suas necessidades

Antes de fechar qualquer parceria é importante pensar em suas necessidades atuais de atendimento. Pense no seu produto. Ele exige cuidados específicos no manuseio e embalagem? Por exemplo, eletrônicos que contêm baterias de íons de lítio requerem armazenamento e manuseio especiais para garantir que o produto não quebre ou pegue fogo. 

Além disso, você precisa pensar nos pontos problemáticos da sua operação atual que gostaria de ver resolvidos. 

Depois de anotar suas necessidades de atendimento, você pode levar sua lista a potenciais parceiros 3PL para discutir se eles podem realmente fornecer o serviço de que você precisa. 

Faça pesquisa de mercado

Depois de ter sua lista pronta, é hora de pesquisar. Cada empresa atua de uma maneira e você precisa achar aquela que atende melhor às suas necessidades.

Operadores logísticos com foco em e-commerce, por exemplo, como a Flash Courier,  trabalham bem com produtos menores e de envio rápido. Para atender a essa demanda, a Flash Courier atua com transporte de carga fracionada e entrega expressa

Portanto, é importante dar voz a todos os aspectos do seu negócio e dos produtos que você vende. A partir daqui, pesquise preços, opções de armazém e demais serviços oferecidos.

Inicie o processo de atendimento

A próxima etapa é iniciar seu atendimento. Esse processo consiste na integração, definição de metas e, finalmente, no envio de seus produtos para o centro de distribuição do operador logístico.

Nesta etapa, você começa a se comunicar com uma equipe orientada para o cliente para garantir que a comunicação e a colaboração estejam na vanguarda dessa parceria de sucesso.

Como a Flash Courier pode ajudar?

Estratégia de estoque: como criar uma para o seu e-commerce

Especializada em e-commerce, a Flash Courier pode lidar com todo processo logístico de envio de pedidos, abrangendo desde o picking e packing até o transporte do produto até o endereço do destinatário.

A Flash também auxilia na logística reversa e possui tecnologia de ponta para evitar falhas que possam levar a insatisfação do cliente.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier trabalha com entrega expressa, possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções e garanta a melhor operação logística para o seu e-commerce.

 

 

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