Logística de kitting: o que você precisa saber sobre montagem de kits no e-commerce

Logística de kitting: o que você precisa saber sobre montagem de kits no e-commerce

A montagem de kits ou logística de kitting é algo comum em e-commerces e envolve a reunião de produtos diferentes em um mesmo pacote.

Esse processo demanda uma logística maior de picking e packing, e é preciso cuidado para não atrasar prazos e errar pedidos.

O kitting é um serviço que alguns 3PLs oferecem, no entanto, muitos empreendedores de comércio eletrônico não sabem disso. 

Entenda como funciona o processo de montagem de kits, como ele pode se encaixar em sua estratégia de vendas e como tornar essa opção viável para o seu negócio.

Logística de kitting: o que você precisa saber sobre montagem de kits no e-commerce

O que é logística de kitting?

A logística de kitting é o processo de montagem de dois ou mais produtos em um kit para enviar a um cliente. 

O processo de montagem de kits acontece antes do atendimento do pedido, de modo que os kits estão prontos quando a compra é feita, tornando mais eficaz a etapa de picking e packing e reduzindo erros de atendimento.

Se você deseja oferecer essa opção aos seus clientes, a primeira coisa a fazer é selecionar os produtos que deseja vender como um kit e fazer um planejamento de como vai funcionar sua logística de kitting. Por exemplo, você pode querer embalar seu kit em uma ordem específica para oferecer a seus clientes uma excelente experiência de unboxing

O processo de kitting também leva em conta a melhor forma de embalar vários itens juntos para que cheguem em perfeitas condições. 

Depois de definir como isso será feito com sua equipe 3PL, a montagem de kits pode começar. 

Os kits receberão um novo SKU e local de depósito. O encarregado da montagem reunirá os itens para os kits em uma seção do armazém separada, onde poderá montar os kits de forma organizada e mais rapidamente. 

Vantagens da logística de kitting

Os clientes adoram kits porque são uma forma fácil de dar presentes, geralmente envolvem preços com desconto e são divertidos de desembalar. Mas, para isso ser igualmente agradável e lucrativo para o seu negócio, é preciso um bom planejamento logístico.

Veja algumas maneiras pelas quais a logística de kitting pode ajudar seu e-commerce a ter sucesso nesse processo.

Processo de montagem eficiente

Leva algum tempo para um selecionador obter itens para um kit em vários locais do depósito. 

Se você vende o mesmo grupo de produtos repetidamente, ter um processo de montagem de kits organizado e definido é a maneira mais eficaz de fazer isso.

Redução de erros no atendimento

O selecionador que vai de uma ponta a outra do armazém para coletar itens separados para um kit está sob pressão de tempo. Eles têm muitos pedidos para atender, e cada minuto conta. Essa é a configuração ideal para erro humano. No entanto, quando os itens são pré-montados, o catador só precisa fazer uma parada para recolher o kit completo. 

Manter sua taxa de erro de atendimento próxima de zero é crucial para o crescimento de seus negócios. Afinal, são necessários apenas alguns clientes insatisfeitos para escrever críticas negativas que prejudicam as vendas.

Maior agilidade no atendimento de pedidos 

Dar ao selecionador uma parada em vez de muitas é uma excelente estratégia de atendimento para aumentar a velocidade. 

A lista de seleção deve ter um único SKU para os kits previamente montados, só sendo necessário adicionar uma etiqueta de envio.

Economia nos custos de embalagem

Ao trabalhar com seu 3PL para desenvolver um processo de montagem de kits, você também otimiza sua embalagem

A logística de kitting permite que você desenvolva uma estratégia de embalagem que reduz os custos de transporte e ainda protege seus produtos durante o envio.

Como seu e-commerce pode se beneficiar da montagem de kits?

Praticamente qualquer negócio pode usar a montagem de kits para gerar mais receita.

Aqui estão algumas ideias que seu e-commerce pode aproveitar.

Clubes de assinatura 

As caixas enviadas por clubes de assinatura são kits, portanto, as empresas que enviam esse tipo de produto quase sempre se beneficiam da logística de kitting. 

Isso inclui qualquer e-commerce em que os clientes se inscrevam para receber remessas futuras em intervalos regulares

Exemplos de caixas de assinatura incluem:

  • Sortimentos mensais de produtos de beleza
  • Conjuntos de brinquedos educativos
  • Produtos de higiene como lâminas de barbear ou escovas de dentes
  • Livros
  • Vinhos

Criar um clube de assinatura é uma ótima maneira de garantir vendas futuras, e uma experiência de unboxing envolvente e espirituosa pode ajudar a manter os assinantes fiéis. 

A logística de kitting permite que você torne a embalagem parte do produto.

Caixas de presente de fim de ano ou sazonais

Kits com produtos variados ajudam as pessoas a se livrar do estresse de ter que achar presentes, principalmente em datas comemorativas.

Talvez um comprador online esteja lutando para escolher um produto de beleza para o dia das mães. Com kitting, o cliente pode selecionar um único item: uma caixa de presente que reúna creme para o corpo, perfume e sabonete, ou ainda um kit de maquiagem. 

Com a logística de kitting, seu parceiro 3PL prepara um conjunto de produtos lindamente embalado e pronto para presentear. 

Descontos por volume

Agrupamento é uma forma de kit que agrupa conjuntos do mesmo produto ou produtos semelhantes como modo de oferecer um desconto por volume. 

O agrupamento é particularmente útil para produtos consumíveis. Por exemplo, se você vende proteína em pó em três sabores, pode oferecer embalagens a granel com seis recipientes de um sabor ou dois de cada variedade. 

Isso traz vantagens para ambas as partes, uma vez que você faz uma venda maior e seu cliente obtém uma redução de preço por encomendar um único pacote.

Conte com a Flash na logística de kitting

Conte com a Flash na logística de kitting

Nem todos os 3PLs fornecem serviços de montagem de kits, mas na Flash Courier, nós sabemos como isso é importante para nossos clientes e temos equipes especializadas em logística de kitting.

Temos cases de sucesso como a montagem e envio de kits para clubes como Flamengo e Vasco da Gama, e participamos de campanhas que demandam agilidade para atender a alta demanda de pedidos.

Tudo isso contribui para aumentar nossa expertise na área e oferecer um serviço de alta qualidade para nossos clientes.

Com foco em e-commerce, a Flash Courier atua há mais de 20 anos na área de logística, coleta e entrega de encomendas, atendendo todo território nacional.

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e entenda porque somos a melhor solução de envio de encomendas para o seu comércio eletrônico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *