Estratégias de mobile marketing para e-commerce

Estratégias de mobile marketing para e-commerce

De pesquisa de produtos a compras por meio das mídias sociais, contamos com smartphones para tudo hoje em dia, motivo pelo qual o mobile marketing está em alta.

Mais do que nunca, as campanhas de marketing com foco em dispositivos móveis são necessárias no e-commerce e é sobre isso que vamos falar neste post. 

Estratégias de mobile marketing para e-commerce

O que é Mobile Marketing e por que usar? 

Mobile marketing (marketing móvel) é um termo abrangente que se refere a uma variedade de ferramentas, técnicas e processos de marketing com foco em dispositivos móveis. 

De acordo com o relatório State of Mobile 2022, em 2021 as pessoas passaram um terço das suas horas acordadas navegando em seus telefones. São 4,8 horas por dia de navegação, em média.

Especialistas preveem que 77% da população global usará um smartphone até 2025. Isso significa bilhões de pessoas no mundo todo.

Esse alcance torna o mobile marketing fundamental para empresas e, a boa notícia, é que ele oferece vantagens grandes sobre outras estratégias de divulgação, sendo o custo definitivamente uma delas, uma vez que cliques provenientes de um dispositivo móvel custam 24% menos do que os provenientes de um desktop. 

Mas o seu grande trunfo com certeza vem da capacidade de ser pessoal. Isso porque, o marketing móvel alcança pessoas em seus próprios dispositivos pessoais, como iPhone, smartwatch ou tablet. 

Táticas como enviar mensagens de texto ou aparecer em feeds de notícias sociais misturado com amigos e familiares, permite que você acesse o usuário quando ele estiver à vontade e mais receptivos a novas informações.

5 Estratégias de Mobile Marketing para E-commerce

Agora que você já entendeu a importância do mobile marketing, vamos ver algumas das estratégias mais eficazes para o comércio eletrônico.    

1. Site responsivo

Como uma empresa de comércio eletrônico, suas páginas da web são seu recurso mais vital. 

Uma estratégia fundamental de mobile marketing é garantir que todo o seu conteúdo seja compatível com dispositivos móveis. Isso desde uma simples página de destino até o checkout da sua loja online

Um site responsivo pode se ajustar a qualquer dispositivo que uma pessoa esteja usando para que ela possa ler e navegar facilmente pelo seu conteúdo.

Sem um site compatível com dispositivos móveis, você está criando uma experiência negativa para o usuário e prejudicando o seu mobile commerce

Também tenha em mente que o Google indexa primeiro a versão móvel do seu site, portanto, ao não ter um site responsivo, você está afetando seu desempenho, independentemente do dispositivo em que estiver.

2. SMS Marketing 

O SMS marketing é um excelente canal para e-commerces explorarem. 

A taxa de abertura para mensagens de texto é incrivelmente alta, chegando a 82%, o que supera em muito os 20% de taxa de abertura de e-mail. 

Ao enviar um SMS, você faz um contato instantâneo e pessoal com o cliente, uma vez que ele irá receber sua mensagem em meio a sua rotina diária.

Para aproveitar ao máximo esse canal de mobile marketing, mantenha os textos curtos e personalizados e assegure-se de oferecer aos destinatários algo de valor genuíno. 

No SMS marketing, você pode compartilhar links, atualizações e novas promoções com seus clientes em potencial. 

Isso não apenas mantém sua marca na mente do seu público, mas também pode levá-los ainda mais longe na jornada do comprador e muito mais perto de decidir fazer uma compra. 

3. Marketing baseado em localização

Com o mobile marketing você pode criar ofertas ou promoções com base na localização de seus clientes. 

Essa estratégia utiliza sistemas de posicionamento global (GPS) ou identificação por radiofrequência (RFID) para configurar a segmentação por local para suas táticas de marketing.

Assim, você pode usar técnicas de geo-fencing e geo-conquista, ambas bastante eficazes.

  • Geo-fencing significa que você praticamente define uma cerca virtual em torno da localização do seu negócio. Quando um usuário entra nessa área, isso aciona alertas predefinidos. Essas notificações podem ser desde ofertas, códigos de desconto, cupons, etc.
  • A conquista geográfica é uma técnica de definir essa cerca virtual em torno da localização do seu concorrente. Então você está basicamente conquistando as localizações dos concorrentes e seus clientes. 

4. Aplicativos móveis 

A indústria de aplicativos móveis ainda está forte. E isso não é surpresa, considerando que mais de 80% do tempo que os usuários passam em seus celulares é gasto em aplicativos.

Existem duas maneiras de usar esse recurso no mobile marketing. A primeira é exibir seus anúncios em aplicativos populares. A outra é criar um aplicativo exclusivo para o seu negócio.

Quando você cria um aplicativo para sua empresa, fica mais fácil e conveniente para os clientes fazerem compras por meio de seus celulares. Você também pode oferecer códigos de desconto e enviar notificações quando tiver um lançamento ou promoção.

No entanto, também é importante observar que criar um aplicativo não faz sentido para todas as empresas. Você deve considerar cuidadosamente se há necessidade e se isso faz sentido para o seu e-commerce em termos de custo. 

A realidade é que, embora os usuários passem muito tempo em aplicativos, esses são principalmente aplicativos de mídia social e mensagens.

5. Mídias Sociais

Tanto o marketing orgânico de mídia social quanto os anúncios sociais pagos são estratégias eficazes de mobile marketing, pois a maioria das pessoas acessa suas redes apenas em seus dispositivos móveis.

Embora sua estratégia de marketing de mídia social deva incluir uma presença no Facebook e Instagram, você pode criar páginas e anúncios em redes como Tik Tok, Twitter, LinkedIn e muito mais, tudo depende da sua área de atuação e da onde seu público-alvo está.

Ao implementar estratégias de mídia social móvel, considere postar conteúdo envolvente com gráficos ou vídeos criativos para incentivar o engajamento em suas postagens.

As publicações patrocinadas também trazem bons resultados em redes como o Facebook e Instagram e não podemos esquecer do social commerce, que está se tornando cada vez mais prevalente. 

As principais plataformas de mídia social permitem que os usuários não apenas naveguem pelos produtos, mas também façam compras diretamente no próprio aplicativo. Isso torna as compras muito acessíveis, convenientes e rápidas.

Invista em mobile marketing e faça seu e-commerce crescer

mobile-marketing-flashcourier

O mercado de comércio eletrônico nunca foi tão grande quanto hoje. As compras online continuam crescendo em popularidade. O número de marcas que procuram atender a essa demanda, no entanto, também está em constante expansão. 

Uma estratégia de mobile marketing robusta e eficaz para atrair clientes é uma necessidade. Você deve interagir com os consumidores onde eles estão, aproveitando toda a oportunidade de contato direto.

Com as estratégias certas, as vendas aumentam e logo você verá o seu e-commerce ganhando estabilidade e gerando cada vez mais lucro.

Ciente da importância do mobile commerce, o site da Flash Courier é inteiramente responsivo, ou seja, nossos clientes e parceiros têm acesso a todas as informações que precisam via qualquer dispositivo eletrônico.  

Especializada em logística para e-commerce, a Flash Courier atua há mais de vinte anos com serviços de logística, coleta e entrega de encomendas no mercado nacional e internacional.

Com o objetivo de atender empresas de todos os portes e segmentos, disponibilizamos serviços de entrega diferenciados, que se enquadram às necessidades de cada cliente.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *