O que é estoque morto no e-commerce e como evitá-lo

O que é estoque morto no e-commerce e como evitá-lo

Um dos maiores desafios enfrentados pelos varejistas online é o estoque morto, ou seja, produtos que não são vendidos. 

O estoque morto ocupa espaço, esgota recursos e corrói lucros.

Neste artigo vamos explorar como esse tipo de problema ocorre ​​e o que você pode fazer para evitar que prejudique o crescimento do seu negócio.

O que é estoque morto no e-commerce e como evitá-lo

Tipos de estoque morto

Existem seis tipos principais de estoque morto:

  • Itens expirados: Produtos que ultrapassaram o prazo de validade, tornando-se invendáveis. Isto é especialmente importante para produtos consumíveis, como alimentos, remédios e suplementos.
  • Estoque obsoleto: Produtos que foram substituídos pelo lançamento de uma versão mais recente. 
  • Mercadoria fora de temporada: Itens sazonais que não são vendidos antes do final da temporada e que provavelmente não serão vendidos na temporada seguinte.
  • Excesso de estoque: Produtos cuja compra foi alimentada por projeções de vendas excessivamente otimistas que nunca se concretizaram.
  • Produtos defeituosos ou danificados: Itens que não podem ser vendidos devido a defeitos de fabricação ou porque foram danificados durante o manuseio ou armazenamento. 
  • Produtos sem demanda do cliente: Mercadoria que não agradou ao seu público-alvo, problema que ocorre muitas vezes devido à falta de pesquisa de mercado.

Causas do estoque morto

Existem vários erros logísticos que podem levar ao excesso de estoque, como veremos a seguir.

Pedido em excesso

Entre os culpados mais comuns por trás do estoque morto está a tentação de encomendar mais produtos do que você pode vender realisticamente em um determinado período. 

Isso acontece quando um ecommerce faz projeções de vendas excessivamente otimistas, ou cai no fascínio de descontos por atacado.

Isto pode resultar num armazém cheio de produtos que perderam o seu apelo.

Previsão de demanda imprecisa

Estimativas inadequadas da demanda do cliente podem resultar em estoque excessivo de determinados produtos.

No entanto, a falta de estoque de itens com alta demanda também pode levar à perda de receita se os clientes não estiverem dispostos a esperar que o item seja reabastecido. 

Encontrar esse equilíbrio delicado é particularmente desafiador se sua empresa vende produtos sazonais ou orientados por tendências.

Fracos esforços de marketing

Mesmo com os produtos certos em estoque, eles não se vendem sozinhos. 

Sem uma boa estratégia de marketing, um produto lindamente elaborado pode acabar como estoque morto devido à falta de divulgação.

Negligenciar o controle de qualidade

O caminho para o estoque morto é muitas vezes pavimentado com boas intenções, mas com controle de qualidade deficiente.

Itens defeituosos ou danificados não podem ser vendidos, comprometendo seu capital.

Para piorar, ainda terá que pagar para descartá-los – um lembrete dispendioso da importância de um controle de qualidade rigoroso.

Estratégias para prevenir estoque morto

Aqui estão algumas das etapas que você pode seguir para evitar estoque morto ou pelo menos mitigar alguns de seus efeitos.

Melhore a previsão de demanda

A previsão de demanda é um fator crítico para determinar quanto estoque você precisa comprar e desempenha um papel fundamental para evitar estoque morto.

Comece certificando-se de que você entende completamente o seu mercado. Baseie as decisões sobre quais produtos oferecer em pesquisas do setor e do seu público-alvo

Analise dados do seu histórico de vendas para identificar padrões e tendências, prestando muita atenção às flutuações sazonais e às mudanças de mercado que podem impactar a demanda dos clientes.

Otimize os processos de controle de estoque

A gestão eficaz de inventário é crucial para evitar estoque morto, especialmente para empresas que lidam com produtos perecíveis, onde é preciso evitar deterioração e desperdício. 

Definir pontos de reabastecimento claros e baseados em dados e níveis de estoque de segurança pode ajudá-lo a manter um estoque equilibrado e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de excesso de produtos.

Auditorias regulares de estoque também são essenciais para identificar itens de movimentação lenta.

Ao monitorar de perto o desempenho de vendas de cada item, você pode identificar rapidamente produtos que não estão vendendo conforme o esperado e tomar medidas para promovê-los ou liquidá-los antes que se tornem um fardo.

Como acabar com o estoque morto

Se você alguma vez enfrentar o problema de estoque morto, não se preocupe, existem estratégias para minimizar o seu impacto.

Implementar promoções e descontos estratégicos

Promoções e descontos estratégicos podem ajudá-lo a retirar esses produtos das prateleiras. 

As liquidações são uma forma popular de se livrar rapidamente do estoque morto. 

Você também pode agrupar itens pouco vendidos com itens populares para incentivar os clientes a comprar produtos de movimentação lenta.

Explore métodos alternativos de distribuição e descarte

Em alguns casos, pode ser necessário ir além dos canais de vendas tradicionais para descartar o estoque morto. 

Outra possibilidade é estabelecer uma parceria com outra marca, dando-lhes a mercadoria a preço de custo ou de graça para serem agrupadas com seus produtos. 

Lembre-se de que o estoque morto custa dinheiro. Portanto, assumir uma perda com uma doação pode, na verdade, proteger seus resultados financeiros no longo prazo.

Doar produtos para organizações de caridade pode ser uma solução vantajosa para todos, permitindo que você limpe o estoque e ao mesmo tempo apoie uma boa causa. Alternativamente, você pode vender estoque morto para liquidantes ou lojas de descontos especializadas na compra e revenda de estoque excedente.

Reciclar ou reaproveitar pode ser uma opção se o seu negócio lida com matérias-primas ou componentes que podem ser utilizados em outros produtos ou indústrias.

Ao encontrar maneiras criativas de descartar estoque morto, você pode minimizar o desperdício e recuperar parte do capital investido.

Conte com um parceiro de gerenciamento de estoque

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Como proprietário de uma empresa de comércio eletrônico, o gerenciamento eficaz de estoque é crucial para evitar as armadilhas do estoque morto e garantir o sucesso de sua empresa a longo prazo. 

A parceria com um provedor de logística confiável como a Flash Courier pode ajudar a agilizar seu gerenciamento de inventário, proteger-se contra perda de receita e evitar altas taxas de transporte, perda de espaço de armazenagem e outros cenários dispendiosos.

A Flash Courier usa um sistema de gerenciamento de inventário centralizado, que fornece precisão, transparência e visibilidade total de seus níveis de estoque em todos os momentos, até o segundo em que um item está sendo retirado.

Com um operador logístico (3PL) como a Flash, você pode armazenar estoque em centros de distribuição diversos e vender em vários canais, além de acompanhar de perto a movimentação dos seus produtos.

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