Entenda o que é e como atua um provedor logístico terceirizado – 3PL

Entenda o que é e como atua um provedor logístico terceirizado – 3PL

Atualmente, com o comércio eletrônico, podemos comprar e vender tudo o que queremos online, mas uma coisa não muda em relação ao varejo tradicional: os itens precisam chegar até nós. 

O e-commerce tornou a logística de vendas mais complicada do que na era offline, por isso, cada vez mais empresas buscam os serviços de um 3PL.

3pl-flash-courier

3PL: o que é

O número de pequenas empresas de varejo online está em constante crescimento, assim como a demanda por parte dos consumidores digitais.

Hoje, os clientes definem o que é um bom serviço e a maioria dos reviews positivos são relacionados a experiências de entrega rápida e eficaz. Aqui é onde os provedores de logística terceirizados (ou 3PL – Third-party logistics) entram. 

Os 3PL são quem pode ajudá-lo a gerenciar sua logística de remessa, armazenamento, inventário e gerenciamento de carga. Em outras palavras, você pode terceirizar total ou parcialmente essas atividades para uma empresa de logística, e se concentrar no marketing e em outras partes do seu negócio.

Para que essa parceria seja possível, o sistema de uma empresa 3PL normalmente se integra ao do seu e-commerce. 

Quando um pedido é recebido, ele é mostrado em um painel (dashboard) exclusivo da sua empresa. O painel atua como um software para a remessa e abrange tudo relacionado à logística de entrega, incluindo rastreamento, faturas e níveis de estoque.

Após a chegada de um pedido, a equipe de atendimento seleciona os itens do armazém e leva os SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) para a área de embalagem. 

A equipe de embalagem segue as instruções especificadas pela sua empresa, podendo inclusive realizar a montagem de kits.

A 3PL também é responsável por etiquetar, anexar a nota fiscal e realizar o transporte do produto. A partir daí, seus clientes serão notificados de que seus pedidos foram atendidos e estão a caminho.

Serviços prestados por um 3PL

Um 3PL deve cuidar de todos os seus requisitos de logística. Seus serviços incluem:

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Uma cadeia de suprimentos bem lubrificada está no centro de um negócio bem sucedido de comércio eletrônico. Um bom 3PL analisa sua cadeia de suprimentos, identifica lacunas e fornece soluções para aumentar a eficiência. Além disso, você pode cortar gastos operacionais desnecessários e reduzir despesas gerais com logística. 

Armazenamento

Mesmo que um comerciante não tenha uma loja física, seus produtos precisam ser armazenados em algum lugar. Um provedor logístico normalmente oferece controle de estoque e armazenagem de mercadorias. Alguns 3PLs, como a Flash Courier, não apenas gerenciam o frete e armazenamento de entrada, mas também dispõem de tecnologia e expertise para cuidar de seu inventário e atendimento de pedidos. Terceirizar esse serviço com um 3PL também é mais econômico, pois as despesas de locação de espaço são divididas entre vários clientes.

Serviço de consolidação 

Varejistas de comércio eletrônico geralmente enviam muitos produtos pequenos para o mesmo local. Essa é uma situação em que se consolidarmos todos os pequenos itens em uma única remessa, os custos de frete poderão ser substancialmente reduzidos. O envio de vários pacotes menores como um único grande, é chamado de serviço de consolidação, também conhecido como consolidação de frete ou consolidação de carga. Se você tem uma PME, o transporte de carga fracionada pode ser a melhor solução para agilizar a entrega e reduzir custos com frete

Atendimento de pedidos

O atendimento de pedidos não é apenas garantir que as mercadorias sejam entregues ao comprador. Os produtos que chegam ao cliente devem ser os corretos; e devem chegar dentro do prazo especificado e em boas condições. Tudo isso pode parecer óbvio, mas o comércio eletrônico é atormentado pelo atendimento incorreto de pedidos. Um bom provedor de serviços de logística é capaz de atender a esses requisitos de entrega, garantindo a tranquilidade do cliente ao fornecer código de rastreio em tempo real.

Razões para fechar parceria com um provedor 3PL

Razões para fechar parceria com um provedor 3PL

Alguns dos motivos comuns para fechar negócio com um provedor de logística terceirizado são:

  • Recursos expandidos: Você é especialista na administração de seus negócios, mas provavelmente não é um guru da remessa de produtos. A contratação de um 3PL permite que você se destaque também no atendimento de pedidos.
  • Foco: Ao focar em suas principais competências, você pode expandir seus negócios, deixando a dor de cabeça da logística de remessa e embalagem para quem de fato entende do assunto.
  • Redução de custos: Geralmente é mais barato usar uma seção de um armazém e contar com uma equipe em tempo parcial do que contratar uma equipe própria e administrar uma instalação de depósito.
  • Alavancagem de rede: Devido a experiência da maioria dos provedores 3PL, você pode se beneficiar da rede deles. Isso inclui obter acesso às melhores taxas de remessa e ao software mais avançado de inventário e logística.
  • Escalabilidade e flexibilidade: À medida que sua empresa cresce, você não precisa se preocupar em garantir mais espaço no armazém ou contratar mais colaboradores para o atendimento de pedidos. Você pode simplesmente ajustar seu contrato com a 3PL.

Prestadores 3PL experientes, como a Flash Courier, ​​estão sempre inovando para tornar seus negócios mais eficientes.

A terceirização de logística no e-commerce significa que você ganha sua própria equipe de especialistas monitorando e analisando esse aspecto da sua empresa todos os dias.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier é uma 3PL que conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier oferece soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, atendendo todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta o melhor serviço de logística para e-commerce.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *