Fulfillment center: o que é e qual a sua importância para o e-commerce

Fulfillment center: o que é e qual a sua importância para o e-commerce

Fulfillment é um termo originário do inglês que significa, em tradução livre, cumprimento. Em logística, usa-se o termo “order fulfillment” para se referir ao atendimento do pedido, ou seja, o conjunto de operações desde o recebimento do pedido até o momento da entrega. O Fulfillment Center é o local onde essas operações ocorrem.

Os termos depósito e fulfillment center costumam ser usados ​​para se referir a mesma coisa, mas podem ter conotações muito diferentes. Vamos analisar cada opção, para que você tenha uma ideia melhor de qual é a melhor solução para o seu e-commerce. 

Fulfillment center: o que é e qual a sua importância para o e-commerce

O que um depósito faz?

Quando falamos em depósito, estamos nos referindo a uma empresa que armazena produtos por um longo período de tempo. Trata-se de um grande centro de armazenamento ou espaço industrial projetado para armazenar o estoque a granel. Você verá equipamentos como empilhadeiras e contêineres, com prateleiras com grandes quantidades de produtos.

Existem fornecedores de armazenamento voltados para empresas que fazem principalmente atacado ou e-commerce B2B, para pedidos em grandes quantidades. 

Alguns grandes varejistas terão seus próprios depósitos para armazenar o excesso de estoque, enquanto outros alugam um espaço em conjunto com outras empresas.

Alugar espaço em depósito é normalmente a opção mais econômica para varejistas de pequeno e médio porte.

O que um fulfillment center faz?

Um fulfillment center é o local físico a partir do qual um operador terceirizado de logística (3PL) atende aos pedidos dos clientes para varejistas de comércio eletrônico. 

Trata-se de um centro de cumprimento e distribuição para fazer com que as compras online cheguem aos clientes em tempo hábil e, ao mesmo tempo, liberar as empresas de comércio eletrônico do gerenciamento desse processo crucial e desafiador.

As operações realizadas em um fulfillment center consistem no processo de atendimento de pedidos. O estoque de uma empresa de comércio eletrônico é armazenado estrategicamente em um centro de distribuição 3PL. Assim que um consumidor conclui uma compra em uma loja online, o fulfillment center recebe o pedido, separa o item no estoque, embala, etiqueta e faz o transporte da mercadoria até a casa do cliente final.

Esses centros de atendimento podem processar pedidos business-to-business (B2B) – normalmente um alto volume de produto que é enviado a um grande varejista – bem como pedidos business-to-consumer (B2C), que são enviados diretamente para a casa do consumidor individual.

Terceirizar esses processos para um 3PL torna mais fácil gerenciar o estoque, melhorar o atendimento ao cliente e economizar tempo para que você se concentre em tarefas mais estratégicas.

Resumindo, um depósito geralmente é um local onde o estoque é apenas armazenado, enquanto um  fulfillment center realiza diversos outros processos logísticos além do armazenamento.

Benefícios de usar um fulfillment center

Entre as principais vantagens que usar os serviços de um fulfillment center oferece para o seu e-commerce, podemos destacar:

Elimine estoque e caixas de embalagem

A menos que você seja um varejista de tijolo e argamassa, gerenciar um espaço físico pode não ser ideal. Não é nenhuma surpresa que muitas empresas de comércio eletrônico queiram evitar o incômodo de lidar com armazenamento.

Além disso, se você não quiser embalar caixas e correr para os correios todos os dias, um fulfillment center é uma ótima alternativa. Os provedores logísticos ajudam você a perder menos tempo se preocupando com a embalagem e remessa de pedidos e dão a você mais tempo para fazer seus negócios crescerem.

Concentre-se no crescimento do seu negócio

Embora a embalagem e a agilidade no envio dos pedidos sejam essenciais para atender às expectativas do consumidor, geralmente são tarefas que podem ser facilmente terceirizadas. 

Usar um centro de distribuição experiente, que deixe você tranquilo quanto a qualidade dos serviços prestados, pode ajudá-lo a ser mais proativo em outras áreas do negócio, como marketing e vendas.

Conte com tecnologia e experiência

A logística de entrada e saída pode ser desafiadora. Do processamento de pedidos e gerenciamento de estoque aos preparativos para períodos de pico de compras, como a Black Friday, operadores logísticos são os melhores parceiros que seu e-commerce pode ter.

Um único fulfillment center é capaz de atender inúmeras empresas, enviando milhares de pedidos regularmente, graças a experiência e tecnologias de ponta que utilizam. Essa agilidade e eficiência nos processos é sem dúvida uma vantagem estratégica para o seu negócio. 

Automatize o armazenamento e o atendimento

Os centros de distribuição modernos operam com diversas tecnologias que automatizam processos. Cada etapa do atendimento e remessa é documentada  em tempo real para que as empresas saibam o status de seu estoque e de cada pedido feito.

Isso é possível quando as soluções de atendimento têm integração com as plataformas de comércio eletrônico. Essa conexão permite que cada pedido feito seja enviado automaticamente ao fulfillment center para ser selecionado, embalado e despachado. Depois, as informações de rastreamento são enviadas para a loja online e compartilhadas com o cliente.

Como contratar o Operador Logístico certo para o seu e-commerce

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Como você pode perceber, são várias as vantagens de contar com os serviços de um fulfillment center

Porém, antes de fechar negócio com qualquer operador 3PL, faça perguntas estratégicas relacionadas aos serviços que oferecem, tais como:

  • Flexibilidade quando se trata de gerenciar picos de demanda. 
  • A capacidade do seu pessoal. A melhor medida de avaliação de um parceiro de logística é o calibre da sua equipe.
  • A escala da sua rede de centros de distribuição. Quanto mais centros espalhados pelo país, mais rápido seus produtos serão entregues.
  • Qual é o nível de investimento em soluções de software e outras tecnologias.
  • Sua capacidade de gerar eficiências da cadeia de suprimentos.

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