6 estratégias para personalizar ecommerce e vender mais

6 estratégias para personalizar ecommerce e vender mais

Como personalizar ecommerce é um tema muito discutido atualmente, devido às altas expectativas dos consumidores e a necessidade de se destacar entre a concorrência. 

Há várias formas de criar uma experiência de compra mais individualizada e aumentar seu potencial de vendas, conforme vamos explorar neste artigo.

6 estratégias para personalizar ecommerce e vender mais

Personalizar ecommerce: 6 estratégias para alavancar seu negócio

A personalização do comércio eletrônico permite que você ofereça tratamento VIP ao seus clientes, criando um atendimento individualizado.

De acordo com o Relatório de Engajamento do Cliente 2024 da Twilio, para os consumidores brasileiros, a personalização é essencial para fidelizá-los às marcas. 

Importante frisar que 71% deles afirmam que deixariam de usar marcas que não investem em interações individualizadas, baseadas em suas preferências, interesses e expectativas.

Existem várias maneiras de personalizar ecommerce para deixar seus clientes satisfeitos e aumentar as vendas, como veremos a seguir.

1. Incentive os clientes a criarem contas

Para construir um perfil de cliente (buyer persona) e entender seus desejos, é preciso, primeiramente, coletar dados de seus compradores existentes

Uma boa maneira de fazer isso é através das informações inseridas quando um cliente se cadastra ao comprar algo no seu site ou assina sua lista de e-mails.

Depois de acumular dados suficientes, você poderá analisá-los para identificar características comuns de sua base de compradores, como sexo e faixa etária.

Essas informações vão ajudá-lo a criar um perfil de cliente ideal e campanhas direcionadas para pessoas nesses grupos demográficos.

Depois, comece a analisar o comportamento de compra específico de cada cliente, Usar ferramentas de IA é uma boa maneira de fazer isso.

Para personalizar ecommerce você precisa monitorar esse comportamento de modo que consiga oferecer produtos e informações que realmente sejam do interesse do consumidor, o que aumenta muito mais suas chances de venda.

2. Segmente sua lista de e-mail

Sua lista de email é sua maior aliada na tarefa de personalizar ecommerce.

Você pode segmentar suas lista de assinantes por dados geográficos, demográficos, psicográficos (estilo de vida, atividades, etc.) e comportamentais (com base em compras, comportamentos de navegação, etc.).

Feito isso, será muito mais fácil enviar conteúdo apropriado com base na localização do cliente, por exemplo. Digamos que você esteja promovendo produtos de inverno. É interessante enviar e-mail marketing apenas para assinantes que moram em locais que faça frio.

Outra possibilidade é enviar aos assinantes um e-mail que reflita seu histórico de compras, junto com um link para uma página que mostre produtos ou serviços de seu interesse.

Personalizar linhas de assunto do e-mail para incluir os primeiros nomes dos assinantes e enviar e-mails comemorativos de aniversário com vouchers especiais de desconto é outra técnica que traz bons resultados. 

Enfim, quando você conhece seus clientes, as possibilidades de vendas aumentam muito.

3. Crie páginas iniciais personalizadas

A página inicial (homepage) do seu site é a porta de entrada da sua loja online. Então, certifique-se de dar aos clientes uma recepção calorosa e personalizada com base em suas compras ou histórico de navegação. 

Ao utilizar cookies de rastreamento você pode ver quais páginas um usuário visitou e apresentar ofertas de acordo.

Se, por exemplo, alguém já visitou um blog sobre “como iniciar um negócio de comércio eletrônico”, você pode convidá-lo a baixar um e-book sobre sistemas de gerenciamento de pedidos.

Ou, se alguém já navegou pela seção de “botas com 15% de desconto”, você pode mostrar “botas que acabaram de chegar” na página inicial na próxima vez que essa pessoa acessar seu site.

4. Faça ofertas personalizadas

Para ter êxito em personalizar ecommerce você precisa saber o que seus clientes pensam, então nada melhor do que perguntar para eles.

Convide-os a participar de questionários rápidos sobre o tamanho ou estilo dos itens em que têm interesse. 

Com esses resultados, é possível personalizar sugestões de produtos. Se você é um varejista de moda, por exemplo, pode fornecer opções de vestuário personalizadas que cabem em orçamentos, tamanhos e gostos diferenciados.

Outra estratégia é usar pop-up de saída para mostrar ofertas específicas quando o cliente estiver prestes a sair do seu site.

5. Ofereça incentivos para reconquistar clientes

A personalização pode não apenas ajudá-lo a conquistar e reter clientes, mas também a reconquistar os antigos. 

Se determinados clientes não compram de você há algum tempo, use anúncios de retargeting.

Inclua ofertas com base no histórico de compras anteriores, juntamente com incentivos, como códigos de desconto especiais, para dar-lhes um motivo para comprar com você novamente.

6. Use software de chat ao vivo ou chatbots

A maioria das empresas ainda usa as mesmas mensagens pop-up de bate-papo para todos os visitantes de seus sites. 

No entanto, faz muito mais sentido personalizar ecommerce usando a mensagem de introdução com base na URL do visitante ou em quaisquer outros dados que você possa coletar.

O uso de chatbots ou um canal de chat ao vivo oferece uma interação rápida e personalizada para o cliente e muitas vezes é o diferencial que o convence a ficar no seu site.

Esses canais vão muito além de oferecer atendimento para tirar dúvidas e ajudar pessoas com pouca experiência em compras online.

Pesquisas mostram que para as gerações mais jovens, a personalização é ainda mais importante: quase 7 em cada 10 membros da Geração Z e Millennials deixariam de usar uma marca que não oferece experiências personalizadas em seus canais preferidos. Além disso, mais de um terço deles abandonaria uma marca que não interage com eles em tempo real.

Personalizar ecommerce é uma necessidade que seu negócio não pode ignorar

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O comércio eletrônico veio para ficar e os compradores exigem uma experiência de compra cada vez mais personalizada. 

Os números da pesquisa conduzida pela Twilio provam isso: 64% dos entrevistados abandonariam uma marca com experiências não personalizadas, e 31% já compraram de outra empresa por esse motivo.

Embora possa haver milhares de variáveis para personalizar ecommerce, é importante saber quais ​​fazem sentido para o seu negócio.

Isso o ajudará a reter clientes e aumentar seu valor vitalício, ao mesmo tempo em que conquista novos clientes, o que é crucial em qualquer setor.

Para garantir a melhor experiência do cliente, é preciso cuidar de todas as etapas da compra online, que vão desde o pedido até a entrega do produto.

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