Vantagens do rastreamento em tempo real para e-commerce

Vantagens do rastreamento em tempo real para e-commerce

O rastreamento em tempo real de pedidos oferece vantagens para lojas e clientes.

Além de oferecer mais tranquilidade ao consumidor, esse recurso diminui os transtornos com encomendas não entregues e melhora a experiência do cliente. 

Vantagens do rastreamento em tempo real para e-commerce

Importância do rastreamento em tempo real

A experiência do cliente se tornou um foco central para o comércio eletrônico.

Uma parte significativa dessa experiência se resume à confiabilidade e previsibilidade em torno do gerenciamento de pedidos.

O recebimento de uma data de entrega estimada, número de rastreamento e notificações de entrega durante todo o processo, ajudam a eliminar o “risco” de comprar produtos online e a construir a confiança de seus clientes.

Cientes disso, empresas que vendem virtualmente têm o papel de tornar a jornada de compra mais tranquila, fornecendo o máximo de informações possíveis aos seus clientes.

O rastreio em tempo real entrega um nível de qualidade no serviço muito acima da média do mercado. 

Algumas operadoras logísticas (3PL), como a Flash Courier, disponibilizam essa tecnologia aplicada de forma acessível ao e-commerce, fornecendo a roteirização, rastreio em tempo real e a comprovação de entregas.

Como o rastreamento em tempo real pode ser útil?

O rastreamento em tempo real pode salvar os vendedores de comércio eletrônico de muitos problemas. 

As duas principais áreas onde o efeito pode ser visto são na satisfação do cliente e na redução da taxa de pedidos não entregues.

Pessoas compram online com a expectativa de receber seus produtos o mais rápido possível. Pesquisas já constataram que mais de 50% dos clientes prefeririam ter a opção de entrega no mesmo dia.

Apesar disso ser inviável em algumas regiões, oferecer entrega expressa, ou seja, num período de 2 a 4 dias úteis, já faz bastante diferença no nível de satisfação do cliente e, consequentemente, no sucesso do seu e-commerce.

O rastreamento em tempo real também tem um papel significativo a desempenhar para que o seu negócio alcance bons resultados. Isso é especialmente aplicável no caso de acontecerem as seguintes situações:

  • O entregador vai até o endereço do cliente e o encontra fechado.
  • O cliente não pode ser contatado.
  • O endereço de entrega está incorreto.

Em qualquer um dos casos acima, o entregador atualiza o status da entrega e ambos, vendedor e cliente, recebem as informações sobre o ocorrido.

O que acontece depois depende do parceiro contratado, mas o comum é que sejam feitas até duas novas tentativas de entrega, as quais novamente o cliente poderá acompanhar em tempo real, através do código de rastreio recebido da transportadora.

Quando você contrata um operador logístico com tecnologia de rastreamento em tempo real, como a Flash Courier, todo esse processo é automatizado e os vendedores podem relaxar, sabendo que estão oferecendo o melhor serviço de entrega possível aos seus clientes.

Desde o momento de preparo do pedido para transporte, a Flash se encarrega de etiquetar a encomenda e emitir um código de rastreio, que é enviado para o cliente para que ele possa acompanhar a movimentação da encomenda.

Assim, além de ficar tranquilo, sabendo que seu pedido será entregue, o cliente pode se organizar para recebê-lo, evitando que ela seja devolvido à loja.

Se em nenhuma das tentativas de entrega o destinatário estiver disponível, a transportadora organiza o reenvio do produto para o centro de armazenagem ou direto para o lojista, conforme o que for acordado com o mesmo.

Com o gerenciamento correto de pedidos e um painel automatizado, os vendedores de comércio eletrônico podem minimizar consideravelmente as complicações com pedidos não entregues. 

Este não é apenas um passo crucial para aumentar a satisfação do cliente, mas também para o crescimento do seu e-commerce.

3 razões para fornecer rastreamento em tempo real

rastreamento-em-tempo-real-flash-courier

Fornecer rastreamento de pedidos no comércio eletrônico já é considerado um serviço essencial.

Isso traz diversos benefícios para as lojas, bem como para seus clientes, conforme listado a seguir.

1. Reduz custos

Lidar com reclamações ou consultas de clientes custa tempo e dinheiro. A partir de certo ponto, você precisará contratar alguém, terceirizar o atendimento ao cliente ou usar um bot para responder a cada um. Se você não fizer isso, as avaliações da sua loja sofrerão.

A boa notícia é que, com o rastreamento em tempo real, acontecem significativamente menos consultas. 

Uma vez implementado esse recurso, todas as informações de rastreamento são fornecidas automaticamente ao seu cliente. E se houver algum problema, você também tem acesso a esses dados para verificar o que aconteceu.

O rastreamento de pedidos automatiza o processo sem criar nenhum trabalho extra para você, colocando menos carga sobre sua equipe de suporte ao cliente sem comprometer a qualidade do serviço prestado.

2. Atende às expectativas dos clientes

97% dos clientes esperam poder monitorar seus pedidos em todas as etapas do processo de envio.

Os compradores obviamente se acostumaram a ter um alto nível de visibilidade em seus pedidos. As compras online basicamente exigem isso com um cenário de comércio eletrônico tão competitivo. 

Ter um sistema de rastreamento de pedidos de comércio eletrônico em funcionamento é obrigatório se sua marca não deseja perder negócios para a Amazon e outros grandes varejistas.

Ao fornecer as informações atualizadas que seus clientes desejam, suas expectativas são atendidas e é mais provável que eles deixem uma boa avaliação, comprem de você novamente e contem a seus amigos.

3. Oferece mais controle sobre o cumprimento do pedido

Com o rastreamento em tempo real, você mantém mais controle sobre o processo de atendimento de pedidos e pode resolver rapidamente quaisquer problemas que surjam.

Sem um sistema de rastreio, informações importantes podem ser perdidas, resultando em um acúmulo de emails de compradores insatisfeitos.

Adquirir novos clientes é excelente, mas o dinheiro real está em ter clientes fiéis que continuam comprando mais de você. 

A estratégia de atendimento de comércio eletrônico certa, que inclui rastreamento de pedidos, pode ajudar a minimizar problemas, bem como aumentar o valor da vida útil de seus clientes.

Especializada em entrega expressa para e-commerce, a Flash Courier oferece tecnologia e ferramenta de rastreamento de pacotes.

Através do sistema de Rastreamento Total (RT) disponível nas versões web e aplicativo, você não só acompanha o andamento dos processos de entrega em tempo real, como tem total transparência sobre informações de geolocalização, histórico de tentativas de entrega e dados do destinatário.

O número de rastreio também pode ser criado pela sua loja virtual, facilitando a comunicação pós-venda com o seu cliente final.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

Visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta uma entrega rápida e segura para o seu e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *