Como garantir uma embalagem discreta para e commerce

Como garantir uma embalagem discreta para e commerce

A crescente popularidade dos vídeos de “unboxing” levou muitos comerciantes online a reimaginar sua embalagem de envio, utilizando desde caixas diferentes até preenchimento personalizado para criar uma experiência memorável para os clientes.

No entanto, para alguns vendedores, toda essa atenção não é somente desnecessária, como é indesejada. 

No caso de alguns produtos sensíveis e valiosos, como jóias e aparelhos eletrônicos, por exemplo, a descrição é tudo.

Neste post, vamos abordar o que é e como usar uma embalagem discreta no e-commerce. Confira!

Como garantir uma embalagem discreta para e commerce

O que é uma embalagem discreta?

Embalagem discreta ou remessa silenciosa, refere-se à prática de ocultar a origem e/ou conteúdo de um pacote durante todo o processo de envio.

Para fazer isso, geralmente são utilizadas caixas sem marca e malas diretas para evitar revelar a origem da remessa. 

Outra estratégia é usar informações de contato alternativas na etiqueta de envio (como o nome e endereço de um centro de distribuição em vez da localização do comerciante) para ocultar as informações do expedidor.

Vendedores de artigos sensíveis também podem utilizar materiais de embalagem que deturpam deliberadamente a forma da encomenda, amortecem o som do seu conteúdo e ocultam o seu valor. 

Estas estratégias de embalagem discreta também ajudam a minimizar furtos nos próprios endereços de entrega, evitando que os pacotes pareçam alvos atrativos.

Quando usar uma embalagem discreta

Um dos casos de uso mais comuns para uso de embalagem discreta é na indústria de produtos eróticos. 

É normal que varejistas do ramo promovam as suas opções de pacotes de envio que prezam pela discrição, uma vez que é mais provável que os consumidores se sintam confortáveis ​​ao encomendar os seus artigos se tiverem certeza de que o conteúdo das suas remessas não será revelado.

Jóias e presentes também se beneficiam de uma embalagem discreta. Veja o exemplo da compra online de uma aliança. Não só você não deseja anunciar aos seus vizinhos que recebeu um item de alto valor, mas também pode querer evitar que sua cara-metade pegue o pacote e descubra a surpresa.

Outros casos em que é preferível discrição incluem:

  • Suprimentos, equipamentos médicos e medicamentos (especialmente itens associados a condições médicas sensíveis)
  • Exames médicos
  • Itens de alto valor, como joias, roupas e eletrônicos
  • Presentes destinados a surpreender alguém

Como criar uma embalagem discreta

Há algumas formas e elementos que podem ser usados para criar uma embalagem discreta: 

  • Malas diretas de papelão branco ou marrom
  • Fita genérica (ou mesmo fita que imita a de varejistas populares como a Amazon, para que pacotes possam passar sem chamar grande atenção)
  • Etiquetas de envio sem nomes de empresas, logotipos ou outras marcações identificáveis
  • Caixas de remessa e malas diretas sem gráficos personalizados ou slogans que possam ser associados à marca
  • Envio em caixas que camuflam bem seu conteúdo com os devidos itens de preenchimento para proteger o produto 

A embalagem discreta é uma estratégia de envio silenciosa, mas está longe de ser sua única opção. 

O envio para caixas postais, armários de remessa ou por transportadoras individuais, evita que suas entregas confidenciais sejam deixadas sem supervisão nas casas dos destinatários.

Da mesma forma, exigir a assinatura do destinatário garante que seu pacote será entregue diretamente a quem fez a compra. 

Dependendo da transportadora e do software de remessa que você usa, permitir que os clientes incluam instruções de envio adicionais – como entregar em um lado diferente da casa ou dentro de uma garagem ou cerca – também pode evitar que os pacotes sejam deixados à vista do público.

Providenciar embalagens discretas não significa, no entanto, ter que ocultar sua marca ou abrir mão da criatividade.

Você pode usar impressão na parte interna da caixa e deixar apenas algo neutro e elegante do lado de fora, como uma fita.

A marca de lingerie AVA Intimates, por exemplo, envia suas peças dentro de caixas de papel pardo amarradas delicadamente com um laço. A embalagem traz apenas o logotipo da marca impresso em um canto.

Segundo a fundadora da marca, Letícia Romão, a embalagem discreta traz retornos positivos dos clientes, além de ter impacto direto nas vendas. “Ninguém quer passar por uma situação desconfortável com seus vizinhos ou porteiro. Afinal, são os clientes que decidem com quem querem compartilhar a intimidade”, enfatiza.

Como garantir uma remessa discreta?

embalagem-discreta-flash-courier

Como o envio discreto é em grande parte uma função da embalagem, é necessário ver os requisitos de transporte de cada empresa. 

Os Correios têm agências próprias e outras franqueadas que não são estatais e as condutas podem se diferenciar de uma região do país para outra, por isso, é preciso confirmar a regras de envio do local do qual você deseja despachar.

Grandes marketplaces também têm seus próprios sistemas de envio. A Amazon, por exemplo, está preparando mais pacotes para chegar às portas sem logotipos da empresa remetente.

O programa “Ships in Product Packaging”  tem como objetivo reduzir o desperdício associado à embalagem de produtos comerciais.

Embora alguns produtos sejam automaticamente excluídos do programa (como itens frágeis, colecionáveis ​​ou onde o manuseio possa ser perigoso para os trabalhadores da Amazon e/ou parceiros de entrega), os consumidores normalmente têm a opção de optar por opções de embalagens mais discretas no check-out.

Já no caso de transportadoras, como a Flash Courier, comerciantes têm total flexibilidade para escolher o pacote em que desejam que seus produtos sejam enviados.

Você pode usar sua própria embalagem discreta, assim como adicionar confirmação de assinatura para garantir que seus itens sejam entregues diretamente ao destinatário certo.

Isso é bastante útil no segmento bancário para envio de cartões, mercado em que a Flash Courier é especializada, atendendo há 30 anos inúmeras instituições financeiras do país. 

Em última análise, adotar uma embalagem discreta é útil para garantir a entrega de qualquer produto sem risco de avarias, dificultar o rompimento da embalagem por pessoas não autorizadas e até mesmo evitar roubos durante o transporte.

Especializada em entrega rápida, a Flash Courier possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas soluções e garanta o melhor serviço de envio de encomendas ao seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *