Como enviar produtos frágeis no comércio eletrônico

Como enviar produtos frágeis no comércio eletrônico

Enviar produtos frágeis é um desafio enfrentado por muitos e-commerces.

Na verdade, quase todos os produtos podem ser danificados no transporte. Mesmo os itens que não são frágeis podem ser lascados, arranhados ou rasgados se não forem embalados e enviados corretamente. No entanto, alguns produtos requerem manuseio especial.

Como enviar produtos frágeis no comércio eletrônico

4 melhores práticas para envio de itens frágeis

Enviar produtos frágeis, como cerâmica e artigos de vidro, a dispositivos eletrônicos e instrumentos musicais, requer diferentes cuidados.

Alguns dispositivos eletrônicos podem ser danificados por agitação excessiva, mesmo que a caixa esteja intacta. 

Os produtos quebráveis ​​têm maior probabilidade de serem danificados por um impacto direto, como cair de uma altura ou outro pacote cair sobre eles.

Quebras e danos podem consumir seus lucros, por isso, antes de enviar um produto que pode ser danificado durante o transporte, é importante pensar no processo e nos materiais da embalagem envio

Aqui estão quatro dicas para enviar produtos frágeis para seus destinos com segurança.

Não economize na embalagem

A embalagem que você escolhe para enviar produtos frágeis é crucial. Por isso, leve em consideração o seguinte: 

  • Certifique-se de que a caixa de papelão externa seja grossa o suficiente para proteger o item. Você pode querer escolher uma caixa pesada, mesmo que seu produto seja leve e não precise de uma caixa tão resistente. Considere isso uma camada extra de proteção.
  • Escolha a caixa certa para o seu produto. O tamanho correto da caixa será um pouco maior do que o item que você está enviando. Deixe espaço suficiente para uma camada de preenchimento protetor, de modo que o produto  não se mova durante o envio.
  • Considere uma caixa dupla. Isso é particularmente importante para itens frágeis que também são de alto valor. Uma caixa interna bem compactada com enchimento, dentro de uma caixa externa com outra camada de enchimento, adiciona proteção contra impactos, movimentos e tremores.

Escolha o preenchimento certo para enviar produtos frágeis

O preenchimento é o material que vai dentro da caixa e fornece amortecimento e evita que seu item frágil se mova durante o transporte. 

O primeiro material de preenchimento que vêm à mente muitas vezes são os amendoins (flocos de isopor), mas o papelão picado ou o preenchimento de papel kraft são uma escolha mais ecológica, embora possam não fornecer proteção suficiente para enviar produtos frágeis, principalmente se forem pesados.

Almofadas de ar também são uma boa opção de embalagem sustentável, uma vez que protegem contra impactos e movimentos e reduzem o desperdício, já que o preenchimento é principalmente ar.

Para produtos ocos, como um vaso ou caneca, coloque o enchimento dentro e fora do item. A chave é não deixar nenhum espaço vazio dentro do seu pacote.

Para materiais quebráveis ​​de alto valor, o preenchimento moldado que se ajusta perfeitamente ao produto é um bom investimento. Ele pode ser feito de papelão, plástico ou isopor.

Se você estiver enviando duas ou mais peças frágeis na mesma caixa e não tiver enchimento moldado, embrulhe cada uma em uma camada protetora de plástico-bolha ou outro enchimento resistente. 

Feche a caixa com segurança

Use fita adesiva resistente e feche bem a caixa ao enviar produtos frágeis.

Esta é uma prática recomendada para enviar qualquer tipo de produto, mas é particularmente importante com itens quebráveis. 

Se o seu produto frágil cair da caixa, as chances de ele se tornar um item danificado aumentam.

Cole adesivo de “item frágil” na caixa

Siga as diretrizes de rotulagem para itens frágeis da transportadora com a qual você envia. 

Inclua um adesivo de “frágil” em mais de uma superfície da caixa externa.

Se o item precisar ser mantido na vertical, inclua uma etiqueta de remessa “Este lado para cima”, com uma seta.

Custa mais caro enviar produtos frágeis?

Itens frágeis custam mais para embalar. Você precisará investir mais em pacote e preenchimento. 

Empacotar e despachar adequadamente um bule de chá de cerâmica custará mais do que despachar uma bola de basquete de tamanho e peso semelhantes. 

Também pode ser indicado pagar por um seguro extra, manuseio especial ou transporte aéreo em vez de terrestre.

No entanto, não embalar e enviar produtos quebráveis ​​corretamente pode custar ainda mais caro ao seu e-commerce, considerando que:

  • Cada item quebrado é uma perda de negócio, uma vez que o cliente vai devolvê-lo. 
  • Se o produto chegar danificado, além de perder a venda, você terá que pagar pelo frete de retorno
  • Seu cliente ficará desapontado. Um dos fatores mais importantes na construção de seu negócio de comércio eletrônico é conseguir a confiança do consumidor. Abrir uma caixa para encontrar um item quebrado é uma triste experiência de unboxing que pode levar a perda de um cliente. 

Danos ocasionais no transporte são inevitáveis. No entanto, se isso acontecer com muita frequência, você corroerá sua base de compradores. 

Como geralmente custa mais para conseguir um novo cliente do que manter um antigo, isso vai consumir seus lucros.

Existem maneiras de compensar os custos mais altos de embalagem e envio para produtos quebráveis. Você pode aumentar os preços de seus produtos, por exemplo, ou você pode recorrer ao seu parceiro de transporte.

Se sua transportadora trabalha com transporte de carga fracionada, ela pode ajudá-lo a obter taxas de remessa reduzidas para compensar os custos extras de embalagem.

Além disso, é prudente adquirir um seguro de transporte para todos os itens frágeis e caros enviados.

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