E-commerce sustentável: como aplicar no seu negócio?

E-commerce sustentável: como aplicar no seu negócio?

A sustentabilidade não é algo que empresas de comércio eletrônico podem ignorar. A busca por um e-commerce sustentável já é realidade e se tornará ainda mais crítica nos próximos anos. 

Em uma tentativa de atender com sucesso às crescentes demandas de respeito ambiental dos consumidores, os varejistas online vêm refletindo sobre tópicos como responsabilidade social corporativa e abordagens ecologicamente corretas na cadeia de suprimentos.

E-commerce sustentável: como aplicar no seu negócio?

Impacto do crescimento do comércio eletrônico no meio ambiente 

De acordo com o relatório de tendências anuais de sustentabilidade, “o comércio eletrônico experimentou um rápido crescimento nos últimos anos e, ao fazê-lo, teve um impacto ambiental sem precedentes”.

O grande volume de resíduos produzidos pela cadeia de suprimentos e seu terrível impacto no meio ambiente, tornou necessário que as empresas de comércio eletrônico repensem suas práticas e encontrem soluções sustentáveis ​​​​na indústria – principalmente no que se refere a adoção de embalagens ecológicas.

Cientes dessa realidade alarmante e na crescente importância que a nova geração de consumidores dá às práticas ecologicamente corretas adotadas pelas marcas, muitos varejistas começaram a pensar em como ter um e-commerce sustentável.

Esse cenário impulsionou ações como o ESG, sigla para Environmental, Social e Governance, um conjunto de práticas e políticas focadas em sustentabilidade ambiental, governança e responsabilidade social no universo corporativo e financeiro.

Um levantamento realizado pela Morningstar, a pedido da Capital Reset, apontou que, no Brasil, os fundos ESG captaram R $2,5 bilhões apenas em 2020.

A expectativa é de que o ESG ganhe ainda mais relevância em diferentes setores da economia, não só pela preocupação ambiental, mas porque as boas práticas em relação ao meio-ambiente atraem mais investimentos e capital.

E-commerce sustentável: cuidados com o transporte

No caminho de um e-commerce sustentável, a embalagem não é o único fator com o qual se preocupar. A emissão de poluentes pelos diversos veículos de transporte circulando é outra questão que pede atenção.

Porém, também é importante ter em mente que com as compras online, um único caminhão, van ou qualquer veículo pode substituir várias viagens de carro por várias pessoas às lojas. 

Se você der aos varejistas tempo suficiente para carregar ou consolidar totalmente seus veículos de frete antes de iniciarem suas entregas, o resultado será uma queda geral significativa nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com as compras na loja: uma van entregando 50 pacotes é muito mais eficiente que 50 pessoas dirigindo até a loja.

Isso é perfeitamente possível com a modalidade de transporte de carga fracionada, em que diversos varejistas dividem um veículo, repartindo os custos de entrega e agilizando o envio.

Além disso, é fundamental que as empresas avaliem se estão utilizando as melhores tecnologias para roteirização e rastreamento, visando movimentos mais inteligentes de motoristas e entregadores. 

Através de aplicativos, os motoristas das frotas podem receber as rotas designadas e ter acesso a informações sobre cada pedido e ponto de parada, além de terem mapeadas prováveis contingências. 

Outra iniciativa importante são as entregas verdes, feitas por veículos não poluentes. 

Essa modalidade já é adotada pela Flash Courier e ainda será muito explorada com o apoio da tecnologia, com o envolvimento de entregadores a pé, de bicicleta, veículos elétricos etc.

E-commerce sustentável: evitando o desperdício de embalagens 

Não basta usar apenas materiais sustentáveis ​​e recicláveis ​​para as embalagens e optar por opções de envio neutras para o clima, as empresas de comércio eletrônico devem otimizar sua gestão de resíduos eliminando o desperdício de embalagens. 

Muitos compradores online em todo o mundo já prestam atenção às embalagens e são extremamente cautelosos com o desperdício. 

A pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey 2021, realizada nos cinco continentes pela consultoria PwC, apontou que 54% dos consumidores optam por produtos com embalagens sustentáveis.

Portanto, usar materiais renováveis ​​e reduzir ao mínimo o desperdício de pacotes é o novo padrão e as marcas precisam abordar isso se quiserem atrair clientes.

Muitos de nós crescemos com os termos “reduzir, reutilizar, reciclar” em nosso vocabulário. Hoje em dia, um e-commerce sustentável precisa refletir o mesmo nas suas operações e insumos usados.

A pergunta aos profissionais de pesquisa e inovação é: será que não podemos ter embalagens mais simples que entrem para a cadeia de reuso mais facilmente?

O mercado está tão atento a isso que tem premiado cases de embalagem com foco em sustentabilidade, como o Prêmio Nacional de Inovação e Prêmio ABRE, entre outros.

Em uma iniciativa inédita liderada pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), cerca de 20 marcas se uniram para criar de forma colaborativa o Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de E-commerce.

Atentas às demandas dos consumidores, as varejistas se uniram para enfrentar alguns dos desafios do modelo vigente de produção e uso das embalagens.

As marcas integrantes do Comitê de Sustentabilidade da ABVTEX que contribuíram para a elaboração do Guia são: Americanas S/A, Arezzo&Co, BIG, Calvin Klein, Grupo Carrefour, C&A, Dafiti Group, La Moda, Loungerie, Malwee, Marisa, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, Shoulder e Grupo Soma.

O Guia apresenta histórias reais de varejistas que já estão colocando a mudança em prática.

De olho nas marcas verdes

e-commerce-sustentavel-flashcourier-insta

Globalmente, os investimentos sustentáveis ​​aumentaram para US$ 35,3 trilhões. Segundo a Global Sustainable Investment Alliance, trata-se de mais de um terço de todos os ativos em cinco dos maiores mercados do mundo.

Ser uma marca verde é uma oportunidade de negócios significativa para as empresas de comércio eletrônico. Não apenas para ajudar o meio ambiente, mas também para aumentar a fidelidade da marca entre os clientes ambientalmente conscientes. 

Para que o e-commerce sustentável vire realidade cada lojista precisa se perguntar: estou usando o meio de transporte correto? Estou usando a melhor embalagem? Utilizo tecnologias que otimizam o custo ambiental na logística last mile?

São questões que fazem toda a diferença para a imagem da empresa e também para os resultados diante do consumidor. Se você ainda não tem respostas para elas, é hora de começar e a Flash pode te ajudar.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas soluções e garanta o melhor serviço de logística para tornar seu e-commerce sustentável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *