Como a tecnologia está mudando a cadeia de suprimentos

Como a tecnologia está mudando a cadeia de suprimentos

A tecnologia está tendo um impacto significativo na cadeia de suprimentos, transformando a forma como os produtos são fabricados, distribuídos e entregues. 

Devido à elevada complexidade dos produtos e das exigências em constante mudança dos clientes, as empresas estão começando a utilizar um conjunto avançado de tecnologia na cadeia de abastecimento, para expandir a inovação e alcance dos seus negócios.

Como a tecnologia está mudando a cadeia de suprimentos

Como a tecnologia ajuda a melhorar a resiliência da cadeia de suprimentos

As plataformas tecnológicas de gestão da cadeia de abastecimento podem criar resiliência em vários níveis, permitindo às empresas avançar e aprimorar suas operações.

Veja algumas tecnologias que vêm ganhando cada mais espaço nas empresas:

Automação

A automação está sendo amplamente adotada em várias etapas da cadeia de suprimentos, desde a fabricação até a entrega. 

Robôs e sistemas automatizados estão sendo utilizados em fábricas para aumentar a eficiência na produção, enquanto a automação de processos de embalagem e manuseio de materiais está acelerando as operações em armazéns e centros de distribuição.

Blockchain

A tecnologia blockchain está sendo explorada para melhorar a transparência e a segurança na cadeia de suprimentos, permitindo o rastreamento de produtos desde a produção até o consumidor final. 

Isso ajuda a reduzir fraudes, garantir a autenticidade dos produtos e simplificar processos de auditoria e conformidade.

Impressão 3D

A impressão 3D está começando a ter um impacto significativo na cadeia de suprimentos, permitindo a produção localizada de peças e produtos personalizados sob demanda

Essa tecnologia reduz a necessidade de estoques excessivos e simplifica o processo de entrega, especialmente para produtos customizados ou de baixo volume.

Sistema SaaS

O software como serviço (SaaS) teve um impacto profundo na implementação global de tecnologia, revolucionando a forma como o software é entregue, acessado e utilizado por empresas e indivíduos em todo o mundo. 

Para executivos da cadeia de suprimentos, o SaaS amplia o alcance e a visibilidade, permitindo que todas as etapas (por exemplo, matérias-primas, produção, acabamento, armazenamento e distribuição) compartilhem informações, ações e insights.

Tecnologia como força motriz por trás da excelência da cadeia de suprimentos

Embora construir uma cadeia de abastecimento resiliente que possa suportar interrupções imprevistas seja essencial, a tecnologia mais recente também pode ser aproveitada para construir sistemas de abastecimento mais fortes, como veremos nos exemplos a seguir.

Aproveite a IA/ML para apoiar o gerenciamento da cadeia de suprimentos

O surgimento da inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquina (Machine Learning) desencadeou uma era transformadora para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. 

Ao aproveitar algoritmos avançados e análise de dados, as tecnologias de IA/ML melhoram a precisão da previsão de demanda, permitindo que as empresas antecipem tendências de mercado, flutuações e preferências dos clientes com uma assertividade sem precedentes.

Essa capacidade preditiva facilita a gestão eficiente de estoque, otimizando assim o capital de giro. Além disso, algoritmos baseados em IA/ML otimizam a logística, agilizando as redes de transporte e reduzindo custos.

Invista em segurança cibernética abrangente

Desde 2019, os ataques cibernéticos contra as cadeias de abastecimento duplicaram. 

Em muitos destes casos, as vulnerabilidades de segurança foram expostas por operadores terceirizados, tais como fornecedores e prestadores de serviços. 

Felizmente, as plataformas modernas estão se tornando a defesa mais eficaz para combater ataques cibernéticos. 

Embora os gestores possam não ser capazes de prever e proteger contra todos os riscos, uma plataforma tecnológica atual é vital para manter a organização um passo à frente das ameaças.

Estabeleça maior visibilidade da cadeia de suprimentos

Tradicionalmente, a visibilidade em toda a cadeia de abastecimento tem sido limitada a “um para cima” e “um para baixo”, o que significa que os gestores geralmente só podem “ver” o que os seus fornecedores de primeiro nível e clientes imediatos estão fazendo.

No entanto, em uma cadeia de suprimentos de vários escalões, os operadores não sentirão o impacto das perturbações que ocorrem três ou quatro níveis atrás, até que seja tarde demais para se ajustarem. 

Hoje, as plataformas de TI modernas permitem que os parceiros comerciais se reúnam numa troca segura e baseada em permissões, onde podem partilhar informações, melhorando a visibilidade e construindo resiliência em toda a cadeia de abastecimento.

Otimize seu atendimento omnichannel

Um dos desafios mais significativos que os varejistas enfrentam atualmente é a orquestração de uma experiência de consumo perfeita em vários canais. 

Isso porque, a visibilidade do inventário em toda a rede é essencial para permitir um atendimento omnichannel que realmente funcione. 

Ao utilizar tecnologias avançadas de rastreamento, como RFID, sensores IoT e análise de dados, as empresas podem obter insights sobre níveis de estoque, localização e movimentação em tempo real, evitando situações de ruptura, reduzindo os custos de transporte e aumentando a satisfação do cliente. 

Feche parcerias fortes para garantir uma cadeia de suprimentos eficaz e resiliente

tecnologia-cadeia-de-suprimentos-flash-courier

A tecnologia revolucionou a gestão da cadeia de suprimentos ao automatizar processos, melhorar a visibilidade, permitir a análise de dados em tempo real, melhorar a comunicação e otimizar a tomada de decisões.

Essa simplificação das operações aumenta a eficiência, reduz custos, melhora a colaboração e a satisfação do cliente.

Como resultado, as empresas podem alcançar um ecossistema de cadeia de abastecimento mais ágil e resiliente, mantendo-se à frente no atual ambiente de negócios acelerado.

Diante dos avanços tecnológicos, é fundamental que o setor de logística se atualize para se manter competitivo, oferecendo um serviço de alto padrão e qualidade.  

A Flash Courier fez um investimento de mais de 16 milhões de reais em uma profunda estratégia de expansão, inovação e automação logística da empresa. 

Foram adquiridos 220 AGVs (veículos guiados automatizados), além de três esteiras, incluindo uma Cross belt de 800 saídas, gerando capacidade três vezes maior que o equipamento em uso atualmente. 

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é uma 3PL que atende todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções e garanta a melhor operação logística para o seu e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *