Automação de processos e os benefícios para o seu e-commerce

Automação de processos e os benefícios para o seu e-commerce

Automação de processos se refere a usar meios tecnológicos para realizar uma atividade de forma mais rápida, eficaz e livre de erros.

Hoje, a tecnologia está intimamente ligada ao bom desempenho de qualquer organização e, dada a competitividade atual das empresas, ela passa a ser uma obrigação.

Automação de processos e os benefícios para o seu e-commerce

Automação de processos: 5 vantagens para a sua loja online

A automação de processos já é algo adotado pela grande maioria das empresas, em setores variados, mas muitos gestores ainda se mostram resistentes a sua implementação por acreditarem se tratar de um processo complexo, que depende do uso de grandes máquinas.

Apesar de cada departamento ter sua necessidade específica, o uso de equipamentos dispendiosos não é realidade. O importante é escolher a ferramenta certa para o seu negócio, afinal, essa é a forma mais recomendada para aumentar a produtividade, diminuir custos e garantir a eficiência do seu e-commerce. 

Se ainda não está convencido, confira alguns benefícios que a automação de processos pode trazer para a sua empresa:

Controle 

Uma das principais vantagens da automação de processos é garantir controle total das atividades realizadas ao gestor, em tempo real, independente da hora ou local em que ele esteja. 

Ter esse controle auxilia muito na antecipação de problemas e rápida tomada de decisões referentes a diversos aspectos da operação do e-commerce, desde o marketing de produtos até o envio de pedidos.

Um bom exemplo disso são alguns softwares de inteligência que já permitem a pausa automática de anúncios que direcionam para produtos fora de estoque, ou que alteram os preços em todas as campanhas, via API, quando o e-commerce é atualizado.

Eficiência 

Processos que dependem exclusivamente de mão de obra humana são executados de maneira mais demorada e estão mais suscetíveis a erros. 

Quando nos referirmos a aumentar a eficiência, estamos falando justamente de reduzir o tempo de trabalho, evitando o retrabalho e o desperdício de tempo que isso acarreta. 

O uso de um ERP (Enterprise Resource Planning) apropriado auxilia na automação de processos essenciais  em sua loja virtual como controle de estoque, simplificação para o recolhimento de impostos e emissão de notas fiscais. Tudo isso é feito de forma rápida e precisa.

Indicadores e atualizações

Um sistema de gerenciamento de processos é capaz de realizar diversas funções em paralelo, como, por exemplo, coordenar tarefas e gerar relatórios com os dados das operações.  Esse último recurso ajuda a gerar os indicadores de desempenho, ferramenta de grande valia para gestores. 

Além de permitirem a atualização constante dos dados para alimentar os indicadores automaticamente, sistemas de automação fornecem as melhores métricas a serem acompanhadas, auxiliando o monitoramento e a tomada de decisões. 

Imagine determinar previamente que o preço de um produto em questão deverá ser 5% menor do que o valor praticado nas lojas concorrentes. Com uma ferramenta como o Sieve, isso se torna possível.

Custos reduzidos

Como mencionamos anteriormente, muitos empresários ainda acreditam que implementar um sistema para automação de processos requer grande investimento. 

Atualmente, além de soluções gratuitas mais simples que você encontra na internet, vários programas de gestão são ofertados no modelo SaaS (software como serviço) e você só paga uma mensalidade para seu uso. Não há gastos com compra de licença, atualizações e nem instalação, uma vez que esses softwares são baseados em nuvem. 

Ferramentas como Zendesk e NeoAssist, por exemplo, são soluções desse tipo que se responsabilizam pelo relacionamento com os consumidores, melhorando a eficiência do atendimento ao cliente no seu e-commerce.

Produtividade 

Esse tópico dispensa maiores explicações, mas não podemos deixar de ressaltar o que constatamos até aqui: adotar um sistema automatizado para a sua empresa torna a produtividade muito maior. 

Vamos considerar, por exemplo, o controle de estoque do seu e-commerce. Automatizar esse processo garantirá que a sua gestão saiba quais são os itens com maior ou menor saída, para organizar um calendário de reposição e realizar todas as negociações necessárias junto aos seus fornecedores.

Isso também evita problemas de insatisfação pela venda de um produto que não estava mais disponível em estoque e, por um erro humano, não havia sido retirado do site. 

Automação de processos na entrega de pedidos

Automação de processos na entrega de pedidos

A automação de processos deixou de ser um “extra” para se tornar uma obrigação para empresas que querem manter a competitividade. 

A qualidade de informações eletrônicas evita erros humanos comuns em processos que sejam muito descentralizados e isso é extremamente importante principalmente quando se trata da entrega de pedidos, o last mile delivery.

Ao fechar parceria com um operador logístico (3PL) experiente como a Flash Courier, você tem acesso não apenas ao serviço de frete, mas há várias ferramentas de automação de processos que facilitam a sua vida e a do cliente, tais como: 

  • cálculo de frete online;
  • picking e packing;
  • gestão de despacho;
  • rastreamento de entregas.

Disponibilizando esses recursos aos e-commerces parceiros,  a transportadora possibilita que eles forneçam a conveniência que os clientes exigem, ao mesmo tempo em que alcançam processos eficientes e econômicos que suportam um ROI positivo.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier trabalha com entrega expressa, possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é uma 3PL que atende todo território nacional. 

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta a melhor operação logística para o seu e-commerce.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *