Picking e Packing: como escolher o melhor sistema logístico para o seu e-commerce 

Picking e Packing: como escolher o melhor sistema logístico para o seu e-commerce 

Picking e packing são processos que fazem parte da logística de um e-commerce, sendo etapas que acontecem após a conclusão da compra online.

Neste post, vamos falar mais sobre o funcionamento de cada um desses processos e a importância que eles têm para a operação do comércio eletrônico.

Picking e Packing: como escolher o melhor sistema logístico para o seu e-commerce 

O que é Picking e Packing?

Para os profissionais da área logística, os conceitos de picking e packing não são novidade, mas sim uma atividade rotineira.

Em linhas gerais, podemos explicá-los da seguinte maneira:

  • Picking: palavra traduzida do inglês como “escolhendo, coletando”, trata-se do processo de preparação de um pedido, no qual os produtos são separados e coletados em diferentes locais de um armazém e organizados antes de serem embalados e enviados ao destinatário final. 
  • Packing: palavra traduzida do inglês como “embalando, embalagem”, o termo refere-se a todo o processo de embalar um produto para envio

Embora sejam dois processos diferentes, eles são complementares, pois a coleta (picking) prepara o pedido antes dele seguir para ser embalado (packing).

Desse modo, você pode perceber que picking e packing são tarefas de vital importância para um e-commerce, pois um erro durante esses processos pode causar entregas incorretas, danos às mercadorias ou atrasos na entrega. 

Desafios de logística

A preparação de um pedido para envio ocorre sem problemas apenas quando há um alto nível de coordenação, organização e atenção aos detalhes.

Facilitar o trabalho do profissional que faz a separação de mercadorias em armazéns, de modo que ele consiga atender ao maior número de pedidos no menor tempo possível, é um dos maiores desafios que os centros de picking e packing enfrentam. 

Uma maneira de garantir que o movimento do trabalhador seja o mais eficiente possível é utilizar a melhor estratégia de coleta e embalagem em relação ao volume de pedidos e o tamanho do armazém. 

Estratégias de Picking e Packing

À medida que o seu comércio eletrônico cresce, a complexidade do seu sistema de picking e packing também aumenta.

Mais pedidos significam mais produtos a serem enviados, o que aumenta a importância do seu método de separação e embalagem. 

Para lidar com alguns dos desafios desses processos logísticos, os centros de distribuição utilizam uma das quatro estratégias comuns de preparação de pedidos: picking discreto, picking por lote, picking por onda e picking por zona.

1. Picking discreto 

A separação discreta é um dos métodos de separação mais simples e mais usados. Resumindo, o separador recebe a ordem de pedido, coleta um item por vez e os empacota, cuidando de todo processo de picking e packing sozinho.

Bastante simples, o picking discreto é uma opção particularmente popular para muitas pequenas empresas. Infelizmente, está longe de ser o método mais eficiente, tornando-o uma má escolha para grandes operações. 

2. Picking por lote 

O picking por lote se concentra na separação e embalagem de itens para cada SKU (Unidade de Manutenção de Estoque), em vez de cada pedido. 

Nesse sistema, vários tipos de produtos são agrupados em lotes pequenos, que ficam disponíveis nas áreas de consolidação. Durante o processo de separação, o colaborador passa por todas elas e coleta os itens para completar vários pedidos ao mesmo tempo. 

Isso evita idas e vindas desnecessárias, pois você seleciona e empacota todos os componentes de uma remessa para um único endereço. 

A separação por lotes funciona bem para muitas operações, mas não é a melhor opção quando se trata de grandes remessas. 

3. Picking por onda 

Assim como o picking discreto, o método de separação por onda lida com um pedido de cada vez, em vez de vários, como o picking por lote. 

Nesse sistema, é feita a coleta em todas as zonas em um mesmo momento e, depois, na área de consolidação, é feita a separação dos itens para criar pedidos individuais

O picking por onda difere na forma como os pedidos são organizados para serem selecionados e embalados. 

Os pedidos podem ser agrupados por: 

  • Itens armazenados juntos no espaço do armazém.
  • SKUs semelhantes ou itens que são comumente vendidos em conjunto.
  • Prazos de entrega.

 Essa estratégia de picking e packing pode funcionar para qualquer e-commerce, mas é particularmente eficaz para grandes empresas que recebem muitos pedidos.

Tradicionalmente, o picking por onda atinge sua eficiência máxima quando uma equipe inteira de pessoas é contratada para lidar com a coleta e embalagem de mercadorias, tornando-a uma escolha melhor para grandes operações.

4. Picking por zona 

O picking por zona difere bastante de cada método já mencionado até agora. 

Nesse caso, os operadores são divididos por área (zona) onde os pedidos são separados. Dessa forma, eles só fazem a separação dentro dessa delimitação, passando o pedido para a zona seguinte e assim por diante, até que a ordem de venda esteja completa.

Resumidamente, os funcionários da Zona A serão responsáveis ​​por embalar qualquer produto para um pedido encontrado em sua zona, e os funcionários da Zona B serão responsáveis ​​por fazer o mesmo em sua parte do armazém. 

A seleção de zonas imita de perto o modelo tradicional da linha de montagem, tornando-o extremamente eficaz em muitos casos.

Assim como a linha de montagem, a separação por zonas funciona para maximizar a eficiência. Não é uma excelente opção para pequenas operações, mas é uma das melhores estratégias de picking e packing para grandes empresas com grandes armazéns e muitos pedidos. 

Como organizar o picking e packing no seu e-commerce

Como organizar o picking e packing no seu e-commerce

O ideal é escolher uma estratégia que poupe tempo e trabalhe com seu modelo de atendimento, permitindo otimizar sua operação, economizar dinheiro e gerar clientes satisfeitos.

Separadores e empacotadores bem treinados realizam a preparação do pedido com eficiência e precisão, garantindo que eles sejam enviados em perfeitas condições e dentro do prazo. 

Operadores Logísticos, como a Flash Courier, cuidam de todo o processo de picking e packing, certificando-se de que todas as encomendas sejam manuseadas com cuidado, embaladas por uma equipe experiente e enviadas ao destinatário de modo rápido e seguro.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier trabalha com entrega expressa, possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

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