7 dicas para aprimorar sua estratégia de venda omnichannel

7 dicas para aprimorar sua estratégia de venda omnichannel

Cada vez mais empresas do setor de varejo online estão implementando uma estratégia de venda omnichannel.

Esta tendência foi impulsionada pela pandemia do COVID-19, que causou um aumento significativo das compras online e levou muitas lojas a diversificarem seus canais de venda. 

Neste post, vamos abordar 7 elementos básicos de uma estratégia de venda omnichannel que seu e-commerce deve levar em consideração. 

7 dicas para aprimorar sua estratégia de venda omnichannel

Maneiras de otimizar a estratégia de venda omnichannel do seu e-commerce

Os elementos listados a seguir baseiam-se nos três principais desafios tecnológicos enfrentados pela implementação de uma estratégia de venda omnichannel: conhecimento em tempo real sobre o estoque, identificação do cliente em todos os canais de vendas e comunicação de marketing personalizada.

M-Commerce

Há alguns anos, o número de usuários de internet móvel ultrapassou os usuários de desktops. 

Hoje, uma loja online não deve apenas ser feita em tecnologia web responsiva, mas também ser totalmente mobile-friendly e, de preferência, ter aplicativo próprio.  

Setor que apresenta avanços constantes em tecnologia mobile, o comércio eletrônico foi um dos primeiros a possibilitar a interação do usuário com marcas e facilitar o acesso a serviços e produtos por meio de dispositivos móveis – desde o uso de códigos NFC e QR até soluções mais avançadas, como Realidade Aumentada (AR) .

Entrega expressa

Se analisarmos o histórico de vendas do varejo online ao longo da última década, notamos que o tempo de entrega das mercadorias diminuiu significativamente. 

No passado, os consumidores estavam prontos para esperar mais de uma semana para que seus produtos chegassem. Hoje, a tendência de entrega no mesmo dia ou em até dois dias vem se tornando padrão em cada vez mais regiões.

Quando se trata de grandes lojas, com filiais espalhadas pelo país, a retirada do produto pode ser ainda mais rápida. Nesses casos, é comum as marcas oferecerem soluções diversificadas para agilizar a entrega, como retirada na loja (serviço incrementado pelo uso de dark stores), ship from store, uso de lockers e muito mais. 

Localizador de lojas

Um localizador de lojas é um dos recursos omnichannel mais básicos que podem ser implementados em um e-commerce, sendo de grande utilidade para o consumidor.

Por exemplo, é comum um cliente se deparar com um anúncio de sapatos que o interessa, mas antes de realizar a compra preferir experimentá-los. 

Nesses casos, o recurso de localizador de lojas permite o uso de um mecanismo de busca ou geolocalização para encontrar o ponto físico mais próximo do comprador, indicando onde ele pode experimentar o produto antes de fazer o pedido.

Essa é uma estratégia de venda omnichannel bastante simples que seu e-commerce pode adotar para oferecer uma melhor experiência do usuário.

Atualização de estoque em tempo real

As informações sobre a disponibilidade de mercadorias na loja são cruciais tanto para os compradores online quanto para aqueles que fazem pesquisas na internet, mas compram em lojas físicas.

O cliente deve poder visualizar informações sobre a disponibilidade do produto, independentemente do canal de vendas que estiver usando. 

Só assim a implementação de uma estratégia omnichannel é possível, caso contrário, é provável que haja falha no atendimento do pedido via algum canal, o que resulta em insatisfação e avaliação negativa do seu negócio.

Consistência de preços

Numa estratégia de venda omnichannel, não importa se o cliente faz uma compra em um dispositivo móvel, em um PDV ou numa rede social via desktop – ainda se trata de proporcionar uma experiência de compra tranquila e concisa. 

Isso se aplica especialmente à política de preços da empresa

Embora os proprietários de e-commerce tenham custos diferentes de aquisição de clientes por canal, os consumidores esperam encontrar os mesmos preços de mercadorias, independentemente do canal que estão usando para realizar a compra. 

Devolução fácil de mercadorias

Muitos consumidores esperam algum tipo de política de troca e devolução de produtos que lhes permita minimizar os riscos de uma transação online. 

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que o cliente tem até 7 dias de prazo para devolver mercadorias compradas online (a contar da data de recebimento) sem arcar com custo algum.

Hoje, a maioria das lojas virtuais têm sua própria política de devolução. Algumas empresas estendem voluntariamente esse prazo (para 15 dias, por exemplo), gerando ainda mais confiança e satisfação de seus clientes. 

No caso de uma empresa omnichannel, é importante que a devolução possa ser realizada sem problemas por todos os canais de venda, ou seja, o cliente compra a mercadoria online, recebe pelo correio, mas a devolução ou troca pode ser feita em loja física. 

Recomendações personalizadas

Este é um recurso que foi aperfeiçoado por muitas plataformas que desenvolvem algoritmos baseados em hábitos de visualização, para gerar uma lista de produtos ou serviços relacionados aos que os usuários mostraram interesse. 

Embora as recomendações personalizadas sejam um recurso pronto para uso em muitas plataformas de comércio eletrônico, para fins de uma estratégia de venda omnichannel esse mecanismo é mais sofisticado. Ele precisa coletar e processar dados sobre o comportamento do usuário do mundo online e offline. 

Sistemas que fazem a análise desses dados são de grande valia para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficaz e otimizada.

Cliente satisfeito = E-commerce de sucesso

estrategia-de-venda-omnichannel-flashcourier
O sucesso de uma loja virtual depende de toda a experiência de compra que ela entrega para seus clientes. Por isso, adotar uma estratégia omnichannel, que garanta e facilite a compra em diversos canais, é cada vez mais crucial para bons resultados em vendas.

Venda feita, é importante lembrar que a experiência do usuário com a sua marca não acaba por aí. Ainda é preciso fazer com que o pedido chegue a casa do cliente íntegro e dentro do prazo acordado.

Especializada em entrega rápida, a Flash Courier possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas soluções e garanta o melhor serviço de entrega ao seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *