Melhores tipos de embalagens sustentáveis para e-commerce

Melhores tipos de embalagens sustentáveis para e-commerce

O uso de embalagens sustentáveis no comércio eletrônico vem ganhando cada vez mais pontos com o consumidor, tornando o seu uso não apenas uma escolha ambientalmente correta, mas também uma decisão comercial sábia.

Neste artigo, vamos ver os tipos de embalagens sustentáveis disponíveis no mercado ​​e práticas recomendadas para reduzir o impacto ambiental do seu negócio.

Melhores tipos de embalagens sustentáveis para e-commerce

O que são embalagens sustentáveis?

São consideradas embalagens sustentáveis aquelas que ​​usam em sua fabricação materiais biodegradáveis, renováveis, reutilizáveis, compostáveis ​​ou reciclados pós-consumo. 

No entanto, a sustentabilidade no e-commerce vai além da escolha do pacote, abrangendo também todas as medidas que a empresa adota para reduzir ou eliminar o efeito adverso da embalagem e envio de produtos, incluindo iniciativas de fim de vida útil e redução da quantidade de plásticos descartáveis ​​utilizados.

De materiais a opções de envio, os consumidores esperam que as lojas de comércio eletrônico se comprometam com práticas que reduzam o impacto ambiental dos seus negócios.

É crucial fazer mais do que usar papel kraft ou amendoim compostável para preenchimento. Para ganhar a confiança do consumidor, você deve fazer uma avaliação do ciclo de vida da sua embalagem e procurar maneiras de reduzir sua pegada de carbono. 

Se você usa um centro de distribuição, trabalhe em parceria com seu operador 3PL para desenvolver um plano de embalagem sustentável. 

6 Tipos de embalagens sustentáveis

Materiais de embalagens sustentáveis são considerados quaisquer materiais que não contenham produtos químicos perigosos. Eles são geralmente orgânicos e adquiridos de forma responsável. 

Veja abaixo algumas das opções de embalagens sustentáveis mais comuns.

1. Papel

Em 2018, metade da produção global total de papel foi para a fabricação de embalagens.

O papel é biodegradável, reciclável e facilmente impresso. 

A embalagem de papel inclui caixas de papelão ondulado, preenchimento de papel kraft ou inserções de caixa de papelão moldado para manter itens frágeis seguros durante o transporte.

A fita de papel gomado para lacrar caixas tem uma cola solúvel em água que você ativa ao molhá-la. 

É a fita preferida de muitos 3PLs porque veda os tubos com segurança, mantendo os custos de embalagem baixos. 

2. Embalagem biodegradável de amendoim e amido de milho

O amido de milho é uma das embalagens sustentáveis preferidas para substituir o

plástico, devido às propriedades semelhantes dos dois materiais. 

Os fabricantes de embalagens podem usar amido de milho para produzir garrafas, espumas moldadas ou enchimentos recicláveis ​​ou biodegradáveis.

Por sua vez, os amendoins de isopor são difíceis de descartar. Já os amendoins biodegradáveis ​​são feitos de ingredientes vegetais não alimentícios, geralmente amido de milho, que se dissolvem em água ou vão para uma caixa de compostagem.

3. Plástico bolha ondulado

O plástico-bolha corrugado é menos perigoso do que seus equivalentes de plástico. 

Assim como o plástico bolha padrão, esse material de enchimento vem em rolos e possui bolsas de ar para fornecer amortecimento flexível para proteger os produtos durante o transporte

O plástico bolha ondulado tem a vantagem adicional de ser mais barato do que a versão de plástico.

4. Tecidos Orgânicos

Os tecidos orgânicos podem servir ao mesmo propósito que as sacolas plásticas. 

Produzidos a partir de materiais orgânicos como cânhamo, algodão, tapioca, etc, esses tecidos se degradam mais rapidamente do que o plástico normal e podem ser reutilizados várias vezes.

5. Embalagens compostáveis

Há mais opções compostáveis ​​disponíveis a cada ano, principalmente para embalagens de alimentos. 

As embalagens sustentáveis feitas de fontes orgânicas, como milho, bambu ou celulose, podem ir para os fluxos de resíduos de compostagem, devolvendo o material ao solo.

6. Polímeros biodegradáveis ​​e plásticos de base biológica e reciclados

Os polímeros biodegradáveis ​​são outra ótima alternativa ao plástico, frequentemente usado em embalagens de alimentos. 

Feitos de uma variedade de materiais naturais e sintéticos, esses polímeros se decompõem em CO2, água, compostos inorgânicos e biomassa.

Se você tiver que usar plástico como enchimento, as almofadas de ar fornecem excelente amortecimento com o mínimo de plástico não biodegradável. 

Você também pode usar embalagens plásticas recicladas, mas a reciclagem de plástico é extremamente limitada, portanto, evite esse material sempre que possível.

Escolha da tinta para embalagens sustentáveis

A maioria das embalagens acabadas inclui um logotipo, mensagem ou imagem impressa, fatores que fazem parte da identidade visual da marca e apresentação do produto final ao cliente.

 Se você imprimir seu logotipo em caixas usando tintas que são tóxicas e difíceis de remover, saiba que sua embalagem será difícil ou impossível de reutilizar, reciclar ou compostar.

A tinta é biorrenovável quando é feita de árvores, plantas, insetos ou materiais de origem animal.

Duas boas opções são:

  • Tintas à base de água: As tintas à base de água são uma escolha mais sustentável em comparação com tintas à base de solventes. Elas têm menos impacto ambiental, emitem menos compostos orgânicos voláteis (COVs) e são mais facilmente recicláveis.
  • Tintas vegetais: Algumas tintas são feitas a partir de pigmentos naturais, como extratos de plantas, legumes e minerais. Elas são menos tóxicas e mais biodegradáveis.

Para compor suas embalagens sustentáveis, procure por tintas que tenham certificações ambientais reconhecidas, como o rótulo Nordic Swan, o rótulo de meio ambiente da UE (Ecolabel) ou o rótulo FSC (Conselho de Manejo Florestal).

Os três níveis de embalagem no e-commerce

embalagens-sustentaveis-ecommerce-flash-courier

Todas as embalagens requerem três níveis de envolvimento, terceirizando ou não o atendimento de pedidos

Entender esses elementos ajudará você a fazer escolhas melhores para materiais de embalagens sustentáveis.

Embalagem Primária

A embalagem primária é a que entra em contato direto com o produto. Sua função é a contenção, proteção e preservação do item. 

A embalagem primária geralmente é atraente porque transmite a mensagem da sua marca aos consumidores. 

Embalagem Secundária

As caixas que contêm e protegem as embalagens primárias, mantendo sua integridade, são chamadas de embalagens secundárias. 

Isso pode incluir uma caixa, enchimento, reforço, separadores, papéis, etc. Em alguns casos, é possível enviar pedidos na embalagem secundária sem uma caixa adicional.

Embalagem Terciária

A embalagem terciária ajuda a evitar danos, facilitando o armazenamento e o transporte de mercadorias. 

Isso inclui grandes caixotes de madeira para distribuição por atacado, paletes, embalagens retráteis e caixas,sacos e envelopes usados para enviar pedidos online.

Do aumento das vendas à construção de uma sólida reputação de marca, o uso de embalagens sustentáveis é uma vitória para sua empresa, seus clientes e o planeta.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é uma 3PL com foco em entrega rápida e atendimento de pedidos online (picking e packing).

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e entenda porque somos a melhor solução para o seu e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *