Importância da armazenagem na logística do comércio eletrônico

Importância da armazenagem na logística do comércio eletrônico

Espaço de armazenagem é um requisito para a maioria das empresas que fabricam, importam, exportam ou transportam mercadorias.

Os depósitos são uma peça central do quebra-cabeça da logística no e-commerce. Por isso, neste artigo, vamos analisar a importância do armazenagem na cadeia de suprimentos do varejo online e sua relação com a entrega rápida.

Importância da armazenagem na logística do comércio online 

Porque sua loja deve investir em espaço de armazenagem

Quase todas as pessoas têm acesso à Internet por meio de vários canais e dispositivos. Consumidores podem adquirir bens e serviços com o clique de um botão e o pedido pode ser enviado direto para o armazém para iniciar o processo de entrega. 

De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do comércio eletrônico brasileiro alcançou a marca de R$ 41,92 bilhões em agosto deste ano, um crescimento de 56,8% se comparado com os oito primeiros meses de 2019.

A tendência é que esses números só aumentem conforme a tecnologia avança e se torna a norma para compras.

Além de mudar os hábitos de compra do consumidor, os avanços tecnológicos tornaram possível um gerenciamento de pedidos organizado e eficaz, com planejamento em tempo real e monitoramento sem erros, o que leva a uma experiência aprimorada do cliente. 

Com as expectativas crescentes em relação ao e-commerce, principalmente quanto ao tempo de entrega, a localização tornou-se um fator primordial na tomada de decisão da escolha de depósitos de armazenagem.

Varejistas estão buscando locais mais próximos dos consumidores em áreas metropolitanas, de modo a facilitar e agilizar o envio de produtos, diminuindo o tempo de entrega.

De sua parte, várias empresas de warehouse e logística, como a Flash Courier, estão investindo em pesquisas de diferentes sistemas e formas de trabalho para aumentar sua competitividade e entregar um serviço cada vez mais ágil.

A logística no e-commerce é fundamental para o crescimento dos negócios e aumento das vendas. Exemplo disso é a Amazon, maior varejista online do mundo. A principal razão para essa conquista é seu sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos impecável.

O investimento em espaços de armazenagem centrais, bem como atendimento de pedidos organizado, impacta diretamente no tempo de entrega.

De acordo com a Global Consumer Insights Survey 2019 (PwC), 41% dos consumidores online afirmam que estariam dispostos a pagar a mais pela entrega no mesmo dia. Ou seja, menos tempo de entrega = mais lucro para a sua loja.

No entanto, este serviço exige que o armazém seja absolutamente perfeito quando se trata de controlar estoques, pedidos e despachos.

Vantagens de uma armazenagem eficiente no e-commerce

Um depósito de armazenagem bem organizado oferece melhor controle sobre seu estoque e garante que os clientes recebam seus produtos no prazo.

Veja algumas vantagens que essa etapa do processo logístico traz para o seu negócio.

Melhor gerenciamento de estoque

Os armazéns fornecem uma localização centralizada para suas mercadorias, tornando mais fácil rastrear e gerenciar seu estoque. 

Ao investir em um depósito, sua loja consegue armazenar, enviar e distribuir produtos com mais eficiência. 

Além disso, se algo estiver fora de estoque, você saberá imediatamente e terá a chance de oferecer alternativas aos clientes, em vez de deixá-los esperando por dias ou semanas.

Embalagem e processamento mais eficientes

A maioria dos depósitos fornece os equipamentos e suprimentos de que você precisa para armazenar, mover, embalar e processar os pedidos dos clientes. Porta-paletes, docas de carga e materiais de embalagem são apenas alguns exemplos. Dessa forma, você terá tudo em um só lugar, o que poupará tempo e dinheiro.

Um depósito permite que as empresas embalem e classifiquem suas mercadorias de acordo com os requisitos legais e as necessidades do cliente. O custo logístico é reduzido, enquanto a flexibilidade é maximizada. 

Esse tipo de instalação é um local de distribuição ideal, eliminando a necessidade da loja de organizar a coleta e contratar funcionários para gerenciar o atendimento de pedidos.

Atendimento superior ao cliente 

Mais de 63% dos clientes online esperam saber o tempo de entrega estimado ou garantido. Aproximadamente 88% pagariam mais por uma entrega mais rápida

Na verdade, a velocidade de entrega é uma das primeiras coisas que os compradores levam em consideração ao escolher uma transportadora.

Como proprietário de uma empresa, você deseja manter seu cliente satisfeito e engajado. Se você deixar de entregar seus pedidos no prazo, sua reputação será prejudicada.

Garantir a estabilidade de preços

A demanda por bens e serviços varia de mês a mês e de ano a ano, dependendo da renda dos clientes, políticas governamentais, condições climáticas e outros fatores. 

Um depósito permite que você armazene seus produtos para quando a demanda for alta. Isso ajuda a garantir a estabilização dos preços e reduz as perdas de receita.

Digamos que sua empresa fabrique e distribua itens de praia. Se você oferece guarda-sóis, pode armazená-los em seu depósito em vez de vendê-los por quase nada quando o verão terminar. Dessa forma, você manterá níveis de estoque consistentes e maximizará seus lucros.

Gerenciamento de risco aprimorado 

Dependendo de suas necessidades e tipo de negócio, você pode alugar um depósito equipado com geladeiras, freezers e controle de temperatura ideal.

Plantas, obras de arte, velas, alimentos e medicamentos são apenas alguns exemplos de produtos que requerem armazenamento refrigerado.

Um depósito que ofereça este serviço irá armazenar a sua mercadoria na temperatura certa, evitando a deterioração e alterações de cor e textura. Isso também ajuda a estender a vida útil do produto e garante a satisfação do cliente.

Garanta o melhor serviço de armazenagem para o seu e-commerce

gerenciamento-da-cadeia-de-suprimentos-ecommerce

O armazenamento permite entrega oportuna e distribuição otimizada, levando a uma maior produtividade da mão de obra e satisfação do cliente. 

Também ajuda a reduzir erros e danos no processo de atendimento de pedidos. Evitando que suas mercadorias sejam perdidas, danificadas ou roubadas durante o manuseio.

Além disso, os produtos armazenados em depósitos são normalmente segurados. Isso significa que você tem mais chances de receber uma indenização da sua seguradora em caso de danos.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier é uma transportadora com foco na entrega rápida, que conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta o melhor serviço de logística para o seu e-commerce.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *