Embalagens para E-commerce: como fazer a escolha certa

Embalagens para E-commerce: como fazer a escolha certa

A escolha certa de embalagens para e-commerce têm papel estratégico na redução de custos e na experiência do cliente.

Muito além de proteger a mercadoria para o transporte, a embalagem influi na logística e receita da sua loja virtual.

embalagens-para-e-commerce

5 Soluções de Embalagens para E-commerce

Com o aumento da base de consumidores online, há um crescimento sem precedentes no setor de comércio eletrônico.

Isso gera uma forte concorrência entre lojas virtuais, que utilizam vários meios para conquistar o consumidor, como fornecer entrega expressa, frete grátis, atualizações regulares sobre o status do pedido e detalhes de rastreamento, embalagens diferenciadas e muitos mais.

As embalagens para e-commerce estão ganhando um papel de maior destaque, uma vez que são fundamentais para diminuir custos de envio e proteger o produto.

Porém, a escolha da embalagem correta é uma dúvida comum entre muitos comerciantes.

Para saber quais são as suas opções, confira abaixo os principais tipos de embalagens para e-commerce disponíveis no mercado.

Caixas de papelão ondulado

embalagens-ecommerce-transporte

Embalagem amplamente utilizada no e-commerce, caixas de papelão são uma ótima solução, pois esse material é bastante resistente e altamente durável.

Disponíveis em diferentes tamanhos, formatos e espessuras, a caixa mantém o produto seguro e protegido durante o armazenamento e envio.

Antes de escolher embalagens para e-commerce, no entanto, é preciso analisar bem as mercadorias que serão transportadas.

É recomendado considerar as características dos produtos e quantidades a serem acondicionadas.

Sendo necessário, pode-se utilizar acessórios como divisões tipo colmeia, separadores, tabuleiros, calços de reforço, entre outros, dentro da caixa, para acomodar o pedido de forma mais segura.

Outra coisa que você deve levar em consideração, é que caixas de papelão geralmente são vendidas em quantidade maior.

Por isso, especialmente para e-commerces de menor porte, é preciso fazer um bom planejamento antes de realizar um pedido, para não acabar com um estoque de embalagens ineficazes.

Nossa recomendação é que você faça um orçamento em diversos fornecedores e peça orientações quanto ao tipo de caixa ideal para acomodar seus produtos.

Outra opção é contratar os serviços de uma transportadora com expertise em entrega e embalagens para e-commerce, como a Flash Courier.

Se o cliente preferir, a Flash conta com equipe e material para embalar mercadorias com segurança e eficiência para o transporte.

Sacos plásticos

Os sacos plástico para e-commerce são uma espécie de bolsa flexível que é amplamente utilizada para fins de transporte.

Essas bolsas variam de sacolas plásticas simples até modelos mais reforçados, que são usados para atender a uma necessidade específica, como provas de adulteração e bolhas para proteção extra.

Sacos com bolha de ar e bolsas laminadas com bolhas são usadas para enviar produtos quebráveis ​​a baixos custos de envio, como itens de joalheria, eletrônicos, peças de decoração, etc.  

Alguns modelos também apresentam lacres de provas de adulteração que dão uma indicação da primeira abertura.

Estas embalagens para e-commerce ajudam a economizar na postagem, fornecem alta resistência e são impermeáveis.

Fitas

Item fundamental para a grande maioria das embalagens para e-commerce, as fitas são materiais de embalagem universal usados ​​para vedar caixas e outros materiais.

Essas fitas baseadas em BOPP (sigla para “Polipropileno”, filme plástico de alta resistência), podem ser usadas de forma padrão e podem ser personalizadas através da impressão do logotipo da empresa e outros detalhes.

Dica: Imprimir sua marca na embalagem ajuda a criar uma identidade visual mais forte para a sua loja.

Comumente usada para selagem de caixas de papelão, essas fitas são úteis para vedar, empacotar, fazer pequenos reparos, entre outros.

Envelopes

Embalagens para E-commerce

Essas embalagens para e-commerce têm características avançadas que ajudam a proteger o produto contra a falsificação.

Envelopes de segurança são fabricados em tipos diferentes, como envelopes em base de papel, kraft e metálicos multicamadas.

Os envelopes de papel ou kraft são muito usados para enviar documentos. Eles são laminados internamente ou incorporam algum recurso especializado que tornam a embalagem segura, evitando rasgos e adulterações.

Já envelopes de bolhas multicamadas são geralmente feitos para embalar itens eletrônicos, cujo correto e seguro empacotamento exige várias etapas.

Sem esses envelopes, o certo seria embrulhar o produto eletrônico em diversas camadas de plástico bolha, amarrado com muita fita e armazenado, ao final, em uma bolsa inviolável.

Afinal, ninguém quer ver seu novo iPhone chegar danificado.

Dica: o plástico-bolha comum, com bolhas pequenas, é eficaz para os produtos mais sensíveis, pois há mais bolhas por m² e menor chance de todas estourarem. À medida que a fragilidade do item diminui, podem ser usados tamanhos maiores de bolhas.

Itens de preenchimento

É muito raro encontrar um produto ou item que caiba exatamente em um contêiner ou caixa de transporte, sem que sobre qualquer espaço livre no interior da caixa.

A maioria das embalagens para e-commerce é significativamente maior do que os itens que elas são projetadas para conter.

Nesse caso, materiais como isopor, almofadas de ar e fragmentos de papel são uma boa solução.

Esses itens são incrivelmente leves, preenchem os espaços vazios e dão amortecimento ao produto embalado.

Devido a sua leveza, esses materiais protegem as mercadorias durantes o transporte sem influenciar nos custos de envio.

Embalagens para E-commerce e Transporte de carga fracionada

transporte-carga-fracionada

A carga fracionada (pequeno volume) se refere a uma parcela da carga total que ocupa um veículo que transporta mercadorias.

Esse tipo de serviço é utilizado quando não há quantidade suficiente de uma carga ou ela não é grande o bastante para ocupar todo o veículo.

No transporte de carga fracionada, mercadorias de vários clientes são carregadas juntas, o que diminui os custos de viagem.

Isso gera redução de custos e maximização dos resultados, tornando todo o processo de entrega mais eficiente e rápido.

Essa é a solução ideal para e-commerces que trabalham com produtos pequenos ou não enviam grandes remessas.

Alocar seus produtos em embalagens eficazes, que ocupem o menor espaço possível (sem abrir mão da segurança), é ideal para reduzir custos com o frete, pois assim sua loja virtual pode usufruir do transporte de carga fracionada.

Ao escolher suas embalagens para e-commerce, certifique-se de estar atento a logística de envio, pois assim você garante uma entrega mais rápida e econômica aos seus clientes.

Com foco no transporte de cargas fracionadas, a Flash Courier atua há mais de vinte anos na área de logística, coleta e entrega de encomendas, atendendo todo território nacional.

Especializada em entrega expressa, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e entenda porque somos a melhor solução para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *