8 coisas que você precisa saber antes de iniciar um comércio eletrônico

8 coisas que você precisa saber antes de iniciar um comércio eletrônico

Um dos segmentos que mais cresce atualmente, o comércio eletrônico é sem dúvidas uma forma de negócio que pode ser bastante lucrativa. Porém, antes de abrir um e-commerce, é preciso estudar o mercado e entender seus principais desafios.

8 coisas que você precisa saber antes de iniciar um comércio eletrônico

O que você deve saber antes de iniciar um comércio eletrônico

Para auxiliar quem planeja abrir um comércio eletrônico, reunimos algumas dicas de especialistas no setor. Confira!

1. A competição é difícil

Infelizmente, não há como contornar isso. As lojas online tiveram um boom na última década e agora estima-se que existam mais de 20 milhões de sites de comércio eletrônico ativos na Internet, sendo que o número de compradores online deve chegar a 20 bilhões.

No entanto, não se deixe abater com as estatísticas. Use essas informações para estimular sua criatividade e espírito empreendedor, e pense como sua loja online pode brilhar nesse mercado cheio de possibilidades.

2. O marketing eficaz é vital

Criar um plano de marketing eficaz é essencial para colocar seu e-commerce diante das pessoas com maior probabilidade de fazer uma compra.

Pode parecer muito difícil no início, mas, como qualquer tarefa gigantesca, é mais fácil dividi-la em pedaços menores e fazê-la em etapas.

Por exemplo, comece identificando seu mercado-alvo – você está fazendo marketing para adolescentes ou para uma geração mais velha? É mais provável que seu produto seja comprado por homens ou mulheres? Conhecendo seu público, você pode adaptar sua estratégia de divulgação e vendas.

Se você é relativamente novo no marketing online, fazer um curso na área é uma excelente ideia para atingir resultados positivos mais rápido.

3. É preciso escolher a plataforma de comércio eletrônico certa

Para fazer sua loja de comércio eletrônico se destacar da multidão, é preciso escolher uma plataforma que o ajude a mostrar seus produtos da melhor forma e entregue uma boa experiência de compra online ao usuário. 

Existem mais do que alguns softwares disponíveis para ajudá-lo a fazer isso, como WooCommerce, Magento, NuvemShop e Vtex. Outra opção, é contratar ajuda e criar seu próprio site do zero.

4. SEO é a chave

Depois de ter uma ideia da estratégia de marketing e da mecânica básica da sua loja, você precisará pensar sobre o conteúdo – tanto escrito quanto visual.

Em primeiro lugar, em um mundo online, o conteúdo com palavras-chaves que transmitem sua mensagem é absolutamente vital.

Você precisará de um site bem elaborado, com descrições de produtos, e até mesmo um blog para melhorar o SEO do seu e-commerce e alcançar uma melhor posição nos resultados de busca.

O SEO determina a qualidade do seu site e sua classificação em mecanismos de pesquisa como o Google e, obviamente, o objetivo é estar o mais próximo possível do topo para atrair mais visitantes e clientes em potencial.

Para isso, você precisa identificar palavras-chave relevantes para o seu negócio e usá-las em todo o conteúdo escrito.

Manter o conteúdo regularmente atualizado, preciso e informativo também faz toda a diferença.

5. Capriche nas imagens

Os recursos visuais andam de mãos dadas com o conteúdo escrito do seu comércio eletrônico.

Obviamente, você precisará de imagens de seus produtos para que os clientes possam ver o que estão comprando, mas você também pode adicionar outros recursos.

Tutoriais em vídeo são uma ótima maneira de gerar novo conteúdo, mostrar seus produtos e o que eles podem fazer, envolver seu público e direcionar tráfego para sua loja online. Além disso, os infográficos são outro excelente recurso. Estudos sugerem que eles têm 30 vezes mais probabilidade de serem lidos do que uma peça puramente textual.

6. Networking ainda é importante

Como um empresário independente, você pode se sentir como uma ilha, mas é importante lembrar que existem milhões de pessoas perseguindo o mesmo objetivo que você, e eles não são apenas concorrentes, mas uma boa fonte de aprendizado.

Entrar em contato com outros proprietários de comércio eletrônico ajudará você a aprender o que torna um lançamento bem-sucedido, bem como a construir uma rede de pessoas que podem ajudá-lo. 

Você também pode aprender o que não fazer. Desde tomar decisões precipitadas, sem um planejamento adequado, a exagerar na quantidade de produtos oferecidos, há inúmeras armadilhas que você pode evitar aprendendo com os erros dos outros, em vez dos seus!

7. O sucesso leva tempo

É improvável que sua loja de comércio eletrônico se torne uma sensação da noite para o dia; em vez disso, será necessário muito trabalho, dedicação e, sem dúvida, alguns ajustes em seu site antes de você ter realmente algo redondo.

O mundo da internet também está em constante evolução e mudanças acontecem o tempo todo, então é preciso estar antenado nas tendências para tentar estar sempre um passo à frente da concorrência.

Tanto no que se refere ao funcionamento do site, quanto às estratégias de divulgação usadas e a operação logística do seu e-commerce, tudo precisa estar constantemente atualizado com as práticas mais eficientes do mercado, para oferecer a melhor experiência de compra para o seu público e garantir que eles voltem para mais.

8. Garanta a melhor operação logística

Não importa quão bom seja seu site de comércio eletrônico se a sua operação logística falhar, ou seja, se o processo de atendimento e entrega do pedido for mal feito.

Quanto mais seu negócio cresce, mais complexa fica toda a logística que envolve a preparação de um pedido para envio e o transporte até a casa do cliente. 

Nessa hora, é aconselhável fechar parceria com uma empresa 3PL, para que você possa continuar focando na sua estratégia de marketing e vendas, enquanto garante um serviço profissional de armazenagem, picking e packing e entrega de produtos.

Disponibilizar um serviço de frete eficiente e seguro é essencial para garantir a satisfação e fidelização do consumidor.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier trabalha com entrega expressa, possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é uma 3PL que atende todo território nacional.

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