Como organizar a logística do seu e-commerce

Como organizar a logística do seu e-commerce

60% dos compradores online afirmam que baseiam sua decisão de compra na conveniência das opções de entrega e 54% dizem que já abandonaram o carrinho de compras porque o tempo de entrega era muito longo ou os custos de envio eram muito altos. Esses dados destacam a importância da estratégia de logística e envio de uma loja virtual. 

No entanto, especialmente as empresas que acabaram de iniciar seus negócios online, muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar a abordagem certa para lidar com esse desafio. Como posso oferecer um frete baixo e rápido? Devo terceirizar o processo ou fazê-lo internamente?

Este post o ajudará a responder a essas perguntas e a expandir seus negócios a longo prazo.

Como organizar a logística do seu e-commerce

Como organizar a logística no comércio eletrônico

O envio de encomendas tem um impacto considerável no seu e-commerce, pois afeta a fidelidade do cliente. Uma pesquisa revela que 96% dos compradores voltariam à mesma loja online depois de uma experiência de entrega positiva.

Mas quais opções os varejistas online têm em termos de armazenamento, embalagem e remessa para atender e superar as expectativas dos clientes?

Existem vários métodos de envio no e-commerce e qual usar depende de vários fatores. Vamos entender suas opções!

1. Envio pessoal

Quando você inicia uma loja online, provavelmente tem um volume de envio menor e um número limitado de produtos. Como consequência, a maioria das lojas online nesta fase ainda possui os recursos para lidar com sua logística internamente.

Começar organizando o processo de remessa de forma independente o ajudará a diminuir custos e lhe dará a oportunidade de experimentar diferentes tipos de embalagem e garantir que a qualidade do pacote atenda às suas expectativas. Isso é especialmente importante quando você está começando a criar sua marca.

Embora essa estratégia lhe custe tempo, ela também lhe ensinará muito sobre o esforço e os custos envolvidos. Em um estágio posterior, esses insights podem ser benéficos ao terceirizar as atividades de atendimento de pedidos.

2. Dropshipping 

Outra alternativa popular entre as lojas de comércio eletrônico que estão iniciando suas atividades é o Dropshipping.

Nesse caso, o fabricante dos produtos que você vende cuida do processo de envio. Ou seja, os clientes que encomendam itens em sua loja online os recebem diretamente do fabricante para que você não precise investir recursos relacionados a armazenagem, envio ou embalagem.

Como resultado, o fornecedor assume a produção, armazenamento e expedição, o que poupa tempo e espaço para seu e-commerce crescer. Isso é muito vantajoso como empresário, pois lhe dá a oportunidade de construir sua própria marca com recursos financeiros limitados e baixo risco.

Devido à sua conveniência, o Dropshipping é uma solução muito popular entre os vendedores online em todo o mundo. No entanto, também apresenta algumas desvantagens, como não controlar o modo como o produto é enviado para garantir a satisfação do seu cliente.

3. Operadores logísticos terceirizados (3PL)

As lojas online que enfrentam um volume de pedidos crescente geralmente são forçadas a mudar para uma solução mais escalável no longo prazo. 

Uma possibilidade é construir seu próprio warehouse com processos associados e uma equipe de logística. No entanto, é mais recomendável transferir toda essa tarefa para um prestador de serviços 3PL.

A primeira opção não custaria apenas muito dinheiro, mas também muito tempo e recursos de que você precisa principalmente para suas competências essenciais. Muitas empresas que escolhem essa estratégia percebem que estão muito ocupadas com o atendimento de pedidos e têm dificuldade em fazer seus negócios crescerem.

Outro sinal que indica uma forte necessidade de terceirização de fulfilment é quando o número de pedidos flutua ao longo do ano.

Operadores logísticos assumem todo o processo e facilitam o manuseio da mercadoria. Eles se encarregam de receber o pedido, fazer o picking e packing e entregá-lo ao cliente final.

Geralmente, você também tem a opção de disponibilizar diferentes opções de frete ao comprador, porque o parceiro de distribuição está em posição de oferecer mais flexibilidade em relação ao envio de encomendas.

Como encontrar o 3PL certo para a sua loja online

Uma vez que o atendimento de pedidos é uma parte crucial do sucesso da sua loja online, você precisa de uma solução de logística profissional que se adapte perfeitamente às suas necessidades.

Existem vários pontos a considerar para encontrar o parceiro certo:

Integração entre o canal de vendas e o provedor de logística

Se você vende através de um marketplace, você deve procurar parceiros que forneçam interfaces API para esses canais. Isso ajuda a automatizar o processo de atendimento de pedidos e, portanto, economiza muito tempo.

Quando os pedidos são colocados em sua loja online, eles podem ser transferidos automaticamente para o depósito do operador logístico, onde o processo de atendimento é iniciado. Assim, a equipe de separação recebe os detalhes do pedido e informações sobre onde os produtos estão localizados no depósito sem qualquer demora.

Além disso, as empresas de logística de comércio eletrônico que fornecem uma integração de API permitem que os dados sejam enviados de volta para sua loja online para que seu cliente fique por dentro.

Além disso, uma integração perfeita permitirá que você obtenha atualizações de estoque em tempo real para evitar erros que podem prejudicar seus negócios.

Localização geográfica

Um segundo fator importante é a localização geográfica do centro de distribuição, que deve estar próximo à demanda de seus produtos. Isso ajuda a minimizar os custos de envio e os tempos de entrega.

A entrega rápida ajuda a aumentar a satisfação do cliente e evitar problemas que podem ocorrer durante transportes muito longos. A localização geográfica também é particularmente relevante na indústria de vestuário, pois reduz o custo de logística reversa.

Embalagem

A embalagem é a primeira impressão do seu negócio aos olhos do cliente. Dependendo do produto, existem várias opções de embalagem que não são apenas para proteger seus produtos, mas também oferecem aos seus clientes uma “experiência de desembalagem” única.

Essa é uma ótima maneira de divulgar sua marca por meio de um visual marcante. Dá aos seus clientes uma primeira conexão positiva com a sua loja e ajuda você a se destacar da concorrência.

Além disso, um pacote diferenciado tem mais probabilidade de ser compartilhado nas redes sociais, o que se traduz em maior conhecimento da marca.

Custos de logística

A estrutura de custos da terceirização de logística depende fortemente do fornecedor, mas pode ser dividida nos seguintes aspectos:

  • Armazenamento: Os custos de armazenamento de mercadorias dependem do número de paletes/espaços de prateleira que estão sendo usados. Na maioria dos casos, os custos de armazenamento são calculados mensalmente.
  • Picking: Para este processo de seleção do produto no estoque, você geralmente tem que pagar um preço base por remessa.
  • Embalagem: Assim que todas as mercadorias forem selecionadas, a equipe logística embala tudo com cuidado para garantir uma entrega bem-sucedida e sem danos. O preço do processo de embalagem depende principalmente do tamanho e requisitos do envio, bem como do tipo dos itens enviados (por exemplo, se for de vidro, precisa ter mais enchimento). 
  • Remessa: O processo de embalagem geralmente termina com a impressão da etiqueta de remessa. Quanto maior o volume de remessa, mais desconto por atacado você terá.

Como pode ver, você definitivamente pode economizar muito tempo, dinheiro e nervos se tiver o provedor de serviços de atendimento certo para lidar com a logística de sua loja online. Isso permite que você se concentre nas competências essenciais do seu negócio.

A logística no e-commerce como vantagem competitiva

A logística no e-commerce como vantagem competitiva

Com o forte crescimento do e-commerce, a importância dos serviços de entrega também está aumentando. As expectativas dos compradores online estão cada vez mais altas. Hoje em dia, os prazos de entrega de 3 dias já são longos para muitos consumidores. 

Para garantir o funcionamento perfeito, eficiente e flexível das operações no e-commerce, varejistas precisam encontrar uma solução que os ajude a transformar sua logística em uma vantagem competitiva.

Existem várias maneiras de conseguir isso e você pode querer começar fazendo você mesmo ou usando o Dropshipping. No entanto, à medida que seus negócios crescem, será necessário mudar para uma solução mais escalonável.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier atua há mais de 20 anos na área de logística, entrega e coleta de encomendas, atendendo todo território nacional.

Focada no transporte de carga fracionada e entrega expressa, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos). 

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e entenda porque somos a melhor solução de entrega de pedidos para o seu negócio.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *