Como fazer a previsão de demanda no comércio eletrônico

Como fazer a previsão de demanda no comércio eletrônico

Comércio eletrônico é sobre ter o que o cliente quer, na hora certa, e fazer com que o produto chegue até ele. Mas como você sabe o que os consumidores desejam? E, mais importante, o que eles podem exigir na próxima semana, mês ou ano? É aí que entra outra questão importante do negócio: a previsão de demanda.

Como fazer a previsão de demanda no comércio eletrônico

O que é previsão de demanda? 

A previsão de demanda de comércio eletrônico é o processo de prever a procura futura por produtos. Podem ser novos itens ou aqueles que você vende há anos. 

A melhor maneira de prever a demanda é usando seu histórico de vendas. Você pode identificar padrões e tendências analisando seu sistema de gerenciamento de pedidos, por exemplo. A partir dele, é possível estimar as vendas futuras e como elas podem flutuar. 

Somente por meio de análises de dados precisas uma empresa pode manter os níveis de estoque corretos. Alcançar isso é fundamental para ter um resultado financeiro saudável. 

Como a previsão de demanda pode ajudar seu e-commerce

Agora que você sabe o que é a previsão de demanda de comércio eletrônico e como funciona, vamos falar um pouco sobre como isso beneficia seu negócio.

Gerencie melhor seu estoque 

Se você conseguir entender as mudanças nas demandas dos clientes, conseguirá tomar melhores decisões de compra, reduzindo custos com armazenagem

Por exemplo, seu histórico de vendas pode indicar que certos produtos irão demorar um pouco para começar a vender em alto volume, ou seja, ainda não precisa estocar em grande quantidade. Saber disso com antecedência reduz o risco de ficar com estoque morto enquanto tem que pagar por mais espaço. 

Tenha o que seu cliente deseja

Os consumidores modernos têm mais opções do que nunca e são experientes e exigentes. Eles sabem o que querem, e muitas vezes querem agora. Se você não conseguir entregar, um de seus concorrentes o fará. A previsão de demanda de comércio eletrônico garante que essa situação não ocorra.

Conhecer as demandas do produto e como elas flutuam mantém a sua empresa à frente da curva. Você pode aumentar seu nível de estoque antes que o reabastecimento geral ocorra. 

Crie uma estratégia de preços que reflita a demanda 

Outras áreas de operações do seu e-commerce também se beneficiam de uma previsão de demanda eficaz. 

Veja as estratégias de preços como exemplo. Um dos fatores mais críticos na precificação dos itens vendidos é a demanda que existe por um cada um. Afinal, você pode cobrar mais por mercadorias com maior demanda. 

Variáveis ​​que afetam a demanda do cliente de comércio eletrônico 

É realmente tão crítico prever quaisquer mudanças na demanda do consumidor? Isso realmente faz tanta diferença? A resposta a essas perguntas é sim, por causa das muitas variáveis ​​que afetam essa procura. 

Localização 

Uma das melhores coisas sobre o comércio eletrônico é que uma marca pode atender clientes em todo o mundo. O local onde residem os consumidores, porém, afetará sua demanda por produtos. 

Pessoas de diferentes nações e culturas têm necessidades e expectativas variadas. Uma linha que é popular em um país pode não ser em outro.

Sazonalidade 

A sazonalidade é outro fator que faz uma grande diferença na demanda do produto. Eventos significativos – como a Black Friday – geram um aumento significativo nas vendas online de produtos que não enfrentam tanta procura em outras épocas do ano.

É indicado que as empresas de comércio eletrônico elaborem um calendário de varejo para acompanhar esses eventos, de modo a auxiliar na sua previsão de demanda.   

Concorrência 

O grau de competitividade do seu mercado também afetará a demanda do cliente. Se um novo rival entrar em campo, por exemplo, ele pode roubar parte de sua base de consumidores. Sua demanda de produto, portanto, cairá. 

Nem precisa ser algo tão grande quanto a abertura de uma nova empresa. Talvez um concorrente execute uma excelente campanha de marketing e conquiste parte do seu público, diminuindo sua demanda por determinado item. Isso afetaria sua tomada de decisão com relação ao gerenciamento de estoque, fluxo de caixa e muito mais. 

Etapas para realizar a previsão de demanda no comércio eletrônico

O que foi dito acima deve tê-lo convencido da importância da previsão de demanda. No entanto, como fazer isso? 

Veja a seguir algumas etapas simples para começar: 

1. Identifique objetivos 

Antes de começar a coletar e analisar dados, você deve saber o que deseja alcançar. Defina prazos para sua previsão e planeje as perguntas que deseja responder. Por exemplo:

  • Que volume de produtos específicos irei vender?
  • A demanda por certas linhas irá flutuar com o tempo?
  • Quais eventos ou fatores externos podem influenciar a demanda?
  • Se a demanda mudar significativamente, minha infraestrutura comercial conseguirá lidar com isso?

Depois de identificar seus objetivos, obtenha a adesão de todas as partes interessadas. Certifique-se de que sua equipe de vendas, profissionais de marketing e tomadores de decisão concordem que você cobriu todas as bases. Então, você pode começar a prever a demanda a sério. 

2. Colete e registre dados 

Já discutimos que mais dados levam a previsões mais precisas. Qualquer método de previsão de demanda que você use deve reunir o máximo de informações possível. 

Lembre-se, neste estágio, de que fatores internos e externos influenciam a demanda do produto. Assim, reúna seus dados de vendas e informações de fora da sua organização. 

O primeiro deve ser fácil de obter a partir de seu CRM ou plataforma de gerenciamento de pedidos. Para o último, você pode realizar sua própria pesquisa de mercado ou basear-se em relatórios e pesquisas existentes. 

 3. Analise os dados coletados

Com seus dados em mãos, é hora de tirar conclusões. Isso significa analisar seus resultados para encontrar padrões e tendências. É possível fazer isso manualmente, porém só é viável para empresas menores. 

Quando você tem muitos dados, sua melhor opção é confiar em uma plataforma de análise de dados conduzida por IA. Essas soluções podem utilizar o aprendizado de máquina para obter insights rapidamente. 

4. Faça ajustes 

Você coletou seus dados e encontrou padrões iluminadores. Então o que vem depois? Bem, essa seria a parte do processo que realmente traz benefícios para o seu e-commerce. É onde você faz ajustes nas operações de negócios de acordo com suas previsões. 

Digamos, por exemplo, que você preveja uma queda na demanda do cliente por um determinado item. Você pode então ajustar os pedidos de compra futuros para colocar menos desses produtos em estoque. Também pode descobrir que um produto tem um ciclo de vida altamente sazonal, então vale a pena estocá-lo apenas nas épocas relevantes do ano. 

Garanta o melhor atendimento ao cliente

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A previsão de demanda de comércio eletrônico trata de prever o futuro com base em dados concretos. Faça certo e você pode personalizar suas operações para atender perfeitamente às necessidades do cliente. É esse tipo de serviço que os consumidores modernos exigem. 

O próximo passo para um excelente atendimento de pedidos no comércio eletrônico é garantir que a entrega seja pontual e correta. Para isso, o ideal é sempre trabalhar em parceria com um operador logístico (3PL).

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